sexta-feira, 15 de março de 2024

Tendência imparável


Ultimamente, o BRICS avança com vigor destacando ainda mais sua existência em meio ao turbilhão da complexa situação internacional.

Recentemente, um jornal online da Espanha publicou um artigo no qual assinalou que o BRICS emergiu como um bloco econômico que pode redefinir a ordem econômica mundial tomando a frente do G7 na economia mundial.

No presente, os países-membros do BRICS estão fortalecendo as relações de cooperação baseadas na igualdade e benefício mútuo através dos esforços conjuntos.

Em 30 de janeiro foi efetuada em Moscou, Rússia, a primeira sessão dos coordenadores dos países-membros do BRICS de 2024 e o vice-ministro das Relações Exteriores da China apontou na reunião que, junto com os países-membros, há que manter o espírito do BRICS de abertura, inclusão, cooperação e coprosperidade, aprofundar e desenvolver a cooperação prática em vários setores e, desta maneira, impulsionar de maneira contínua a construção do sistema do BRICS e promover o alto desenvolvimento qualitativo da cooperação do BRICS.

Em 23 de janeiro, o Presidente da Rússia participou por videoconferência na cerimônia de começo das obras de cimentação do quarto reator nuclear da central nuclear Dabaa do Egito, e expressou que é grande a perspectiva de expansão da cooperação graças à entrada do Egito no BRICS. E convidou o Presidente do Egito aos atos relacionados com o BRICS previstos para outubro deste ano.

Em 2 de fevereiro, foi efetuada em Moscou uma reunião de consulta política entre Etiópia e Rússia e foram discutidos os assuntos para fortalecer a cooperação entre os dois países em vários setores como comércio, expansão de investimentos e turismo e acordaram esforçar-se juntos pelo desenvolvimento e prosperidade comum no marco do BRICS.

Além disso, o Presidente do Brasil visitou o novo país-membro do BRICS, o Egito, e discutiu os assuntos para fortalecer as relações de cooperação com este país, e a Rússia expressou que apoia ativamente a Etiópia que se tornou membro do BRICS por haver solicitado a entrada ao Banco de Desenvolvimento do BRICS. E o ministro de planejamento do Egito, depois de sua entrevista com o presidente do Banco de Desenvolvimento do BRICS, realizada durante o Fórum monetário da Ásia, efetuado em Hong Kong, expressou que impulsionará ativamente a cooperação com este banco.

BRICS tem uma grande potencialidade capaz de arruinar o sistema econômico unipolar, liderado pelos EUA e fomentar a multipolarização do mundo.

Como é consabido, Egito e Etiópia, situados na rota comercial de importância mundial, e Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos, que são os principais exportadores de petróleo, se tornaram membros plenos do BRICS, motivo pelo qual esta organização já ocupa 45% da população e 36% do PIB do mundo.

Recentemente, o Presidente da Venezuela apontou que o velho mundo colonial, cheio de guerra, intervenção e extermínio de raças, é substituído na época atual pelo novo mundo liderado pelo BRICS.

Os veículos de imprensa do mundo avaliam que o BRICS se apresentou desde muito tempo como uma das principais forças que representa os interesses dos países em via de desenvolvimento e amplia o prestígio e a influência internacional, e expõem a opinião de que quanto mais se eleve seu prestígio, mais mudará a estrutura do mundo e será acelerado o processo da multipolarização, e é irreversível o enfraquecimento do papel do Ocidente nos assuntos internacionais.

Não só o BRICS, mas também outras organizações regionais e continentais como a Organização de Cooperação de Shanghai, a ASEAN, a União Africana e a CELAC intensificam a cooperação entre seus países-membros em conformidade com suas características e crescem como forças consideráveis.

Esta tendência aspirante  à multipolarização do mundo já é uma tendência imparável da época e o fim do velho sistema econômico internacional unipolarizado, dominado pelos EUA e pelo Ocidente, é uma inevitabilidade da história.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário