Existem aproximadamente 7000 idiomas diferentes no mundo. Entre eles, existem línguas que são amplamente utilizadas em todo o mundo como línguas oficiais, mas também existem línguas cujo uso é limitado a uma região ou tribo. Existem países que possuem um idioma nacional, mas também possuem idiomas separados usados em regiões ou grupos étnicos.
Papua Nova Guiné é o país com mais línguas do mundo. Cerca de 10% de todas as línguas do mundo estão concentradas neste país. É dito que a razão pela qual os moradores falam línguas diferentes é porque vivem em vales rodeados de montanhas e não se encontram com frequência.
O hindi é amplamente utilizado na Índia, mas a constituição do país regulamenta 21 idiomas como línguas oficiais. Estas línguas são faladas na maior parte do país. Mas ainda existem centenas de línguas não oficiais.
A Nigéria também tem uma língua oficial, mas os meios de comunicação públicos utilizam livremente os dialetos locais. A língua nacional geralmente é ensinada nas escolas. Existem inúmeras línguas neste país, das quais 514 são amplamente utilizadas pela população.
De acordo com o livro “Línguas da China”, escrito por estudiosos chineses, cerca de 130 línguas estão distribuídas no território chinês. Entre elas, algumas já estão à beira da extinção e algumas já perderam completamente a capacidade de socialização.
Vanuatu tem uma população de apenas 290.000 habitantes, mas possui 113 línguas. Estatisticamente falando, existem cerca de 2.560 usuários por idioma.
Na nação insular das Ilhas Salomão, são faladas 76 línguas diferentes. Entre elas, 71 são línguas étnicas. Na Tanzânia, mais de 90% da população fala suaíli.
Além do suaíli, outras 58 línguas são faladas neste país. O suaíli também é falado em algumas áreas, como os países da África Oriental, Quênia, Uganda e Ruanda.
Na Indonésia, diz-se que todos sabem indonésio o suficiente para comunicar. Mas, na vida prática, apenas 20% das pessoas falam indonésio, o restante usa o dialeto local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário