terça-feira, 27 de outubro de 2026

Pátria-mãe benevolente

Como diz o ditado, as pessoas, na velhice, guardam com carinho as lembranças do passado. Frequentemente recordo minhas experiências de vida em dois sistemas sociais.

Nasci no Japão. Por isso, sempre senti uma profunda saudade de minha pátria-mãe, tão distante, do outro lado do mar.

Quando eu era pequena, meu pai me sentava em seu colo e ficava até tarde da noite me contando sobre as belas montanhas e rios da pátria-mãe, sobre o grande auge de Chollima após a guerra da década de 1950, que reduziu o país a cinzas, e sobre os compatriotas honestos e diligentes da pátria.

Todas as histórias sobre minha pátria-mãe ficaram profundamente gravadas em meu coração.

Infelizmente, porém, eu tinha uma deficiência no Japão. Por isso, meu pai precisava realizar todo tipo de trabalho em canteiros de obras rodoviárias, na construção de reservatórios e em outros lugares para ganhar dinheiro para a recuperação de sua filha com deficiência física. Entretanto, tratar-me com o dinheiro arduamente conquistado não passava de um sonho impossível.

Para piorar a situação, minha mãe faleceu quando eu tinha 6 anos. Certa vez, saí sozinha à rua, apenas para ser alvo de zombarias das crianças japonesas. Por diversas vezes, fui vítima desses incidentes inesperados.

Um dia, saí de casa usando chima e jogori (saia e blusa tradicionais coreanas) e apoiando-me em uma bengala. De repente, um bando de valentões japoneses se aproximou, chamou-me de coreana aleijada e começou a me espancar. Numerosos residentes coreanos no Japão também foram submetidos a maus-tratos severos e humilhações devido à política de chauvinismo nacional do Japão.

Essa foi uma parte de minha infância miserável.

Em abril de 1962, quando eu tinha 13 anos, meu pai me levou nas costas para o abraço da pátria-mãe, por cuja qual eu ansiava até mesmo em meus sonhos.

O povo da pátria-mãe nos acolheu calorosamente, a nós que havíamos sido repatriados do Japão, como se fôssemos seus próprios familiares.

Depois de retornar à pátria, meu pai participou pela primeira vez na vida de uma eleição. O governo forneceu uma casa à minha família. Era a primeira casa própria com que havíamos sonhado. Recebi um novo uniforme escolar e material escolar e passei a estudar gratuitamente, como meus colegas sem deficiência.

Durante meus anos escolares, toda a escola, incluindo meus colegas de classe, cuidou de mim com muito carinho. Enquanto no Japão eu havia sido vergonhosamente negligenciada e ridicularizada por causa de minha deficiência, na pátria meus compatriotas me dedicavam atenção especial, compartilhavam minhas alegrias e tristezas e me ajudavam tanto material quanto emocionalmente.

No Japão, os médicos haviam diagnosticado que eu jamais conseguiria voltar a andar. Mas, de volta à pátria, muitos profissionais da saúde doaram sua própria pele e seu sangue, sem hesitar, para minha recuperação. Certo dia, meu pai faleceu em decorrência de uma doença incurável que o afligia desde que vivia no Japão. Após sua morte, uma enfermeira do hospital chamada Kim Kwi In, responsável por meu tratamento, abraçou-me com tristeza e disse que, a partir daquele momento, cuidaria de mim como minha mãe.

Foi então que compreendi, pela primeira vez, que existem no mundo pessoas tão bondosas e benevolentes como ela. Graças ao benevolente sistema socialista, repleto de nobres virtudes e afeto, finalmente consegui me recuperar e ficar de pé por meus próprios meios.

Posteriormente, consegui um emprego como enfermeira no então Hospital Popular da província de Hamgyong Sul. Passei a cuidar dos pacientes como se fossem meus próprios familiares e a realizar voluntariamente boas ações em prol do país.

Agora estou na casa dos 70 anos. Levo uma vida feliz, livre de preocupações, sob os cuidados benevolentes do país. Sempre que vizinhos e outras pessoas vêm me visitar para me felicitar por ocasião de meu aniversário e dos feriados nacionais, lágrimas brotam em meus olhos ao pensar que sou a mulher mais afortunada do mundo.

Tudo isso seria inimaginável se eu ainda estivesse no Japão.

De fato, minha pátria-mãe socialista é tão acolhedora quanto o abraço de uma mãe.

Hwang Jong Sun, residente na Unidade de Vizinhança nº 42, setor nº 1 de Soun, distrito de Tonghungsan, cidade de Hamhung, província de Hamgyong Sul

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário