terça-feira, 27 de agosto de 2019

Ri Yong Ho refuta o disparate anti-RPDC do secretário de Estado dos EUA


O ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Ri Yong Ho, fez pública no dia 23 a seguinte declaração:

"Na entrevista concedida no dia 21 a um jornal estadunidense, o secretário de Estado dos EUA, Pompeo, disse que se a Coreia do Norte não procede a desnuclearização, os EUA lhe fará confirmar que esta é a opção correta, mantendo as sanções mais pesadas da história.

Como diz um provérbio *'Freio de ouro não melhora o cavalo', não muda o atributo de Pompeo como ente venenoso da diplomacia estadunidense.

Ele havia se submetido a uma avalanche de críticas por haver mencionado a chamada 'mudança de rota' na roda de imprensa oferecida em 24 de abril passado com em meio de imprensa estadunidense.

É impossível que diga palavras razoáveis esse sujeito, repudiado por muitos países por utilizar em diferentes latitudes do mundo os métodos mais perversos da CIA como meio diplomático.

O que não pode passar despercebido é que tais disparates se repetem nestes dias que se prepara o  diálogo RPDC-EUA e quem os pronuncia é precisamente o chefe da parte estadunidense para as negociações bilaterais.

Posto que Pompeo disse impropérios sobre a RPDC faltando com a elemental obrigação moral de homem e com o decoro de chefe da diplomacia de um país, estou disposto a pagar-lhe com a mesma moeda.

Será por acaso ele mesmo esse Pompeo que foi recebido pelo Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC durante suas reiteradas visitas a Pyongyang que falava tanto do estabelecimento de novas relações bilaterais rogando pela desnuclearização?

Sua conduta cínica me deixa decepcionado e me faz duvidar das possibilidades de resolver o problema com um homem como ele.

Todo o mundo sabe que os EUA é autor e causador do problema nuclear da Península Coreana e entorpece sua solução.

O que os EUA fez depois de aprovada a Declaração Conjunta RPDC-EUA de 12 de Junho foi complicar o problema realizando incessantemente na Península Coreana e seu contorno os exercícios bélicos contra a RPDC e introduzindo as propriedades estratégicas.

Além disso, Pompeo segue falando entediantemente de sanção tergiversando os fatos, o que mostra sua indenidade de encrenqueiro que não tem modo sã de pensar nem juízo razoável e entenebrece as perspectivas de negociações RPDC-EUA.

Se designa-se Pompeo, complicam-se as coisas que marchavam bem e são quebrados os resultados. Este fato evidencia que ele está mais interessado em realizar sua futura "ambição política" que na atual política externa de seu país.

Nossas explicações são suficientes para a compreensão da parte estadunidense e lhes demos tempo fazendo uso da máxima paciência.

Se é verdade que os EUA sonha todavia com lograr tudo mediante sanção, não temos outro meio que não seja deixar-lhes seguir sonhando o quanto queiram ou sair desse delírio.

Estamos preparados tanto para o diálogo como para o enfrentamento.

Estaria equivocado os EUA se pensa em enfrentar nosso país com sanções sem largar sua postura conflitiva.

Nesse caso, a RPDC seguirá por mais tempo como 'maior' ameaça para os EUA e os ensinará devidamente o que lhes cabe fazer para a desnuclearização."

*Provérbio adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário