Cuba é um país insular com cerca de 1.600 pequenas ilhas dentro e ao redor do Mar do Caribe, com uma área de 114.524 km² e população de 11.2 milhões (2000).
O nome Cuba se originou do nome de uma tribo indígena que lutou bravamente quando os invasores espanhóis entraram naquele país. Cuba foi descoberta por Colombo em outubro de 1492 e foi colônia da Espanha desde o século XVI.
Na primavera de 1895, José Martí obteve êxito no combate ao desembarcar no leste de Cuba liderando o exército revolucionário. Ele morreu neste combate.
Depois disso, o imperialismo estadunidense estabeleceu o regime ditatorial pró-EUA de Batista.
No final de 1956, um exército revolucionário liderado por Fidel Castro desembarcou do barco "Granma" na província de Oriente, fez soar os disparos da revolução nas montanhas de Sierra Maestra e finalmente entrou em Havana em 1 de janeiro de 1959 para estabelecer o primeiro Estado socialista no continente americano.
O órgão supremo do poder do Estado é a Assembleia Nacional do Poder Popular e o órgão permanente durante o período de recesso é o Conselho de Estado.
O Presidente do Conselho de Estado é o chefe de Estado e Governo e o partido no poder é o Partido Comunista. A população é composta por brancos, negros e mestiços e a língua oficial é o espanhol.
A flor nacional é a Hedychium coronarium. Cuba é um país de terra fértil, clima predominantemente quente e de recursos abundantes.
O clima é tropical oceânico, com temperaturas elevadas e período chuvoso entre maio e outubro.
Há mais de 1.000 cavernas em Cuba, sendo a Caverna de Santo Tomás de 15 km a mais longa da América Latina.
Cuba é o maior exportador de açúcar do mundo e também ocupa o primeiro lugar em produção per capita. As reservas de níquel também são grandes.
É também mundialmente famoso pelos charutos.
No parque central da capital Havana há a estátua "Fuente de la India". Os cubanos chamam esta estátua de símbolo de Havana.
Os cubanos gostam de praticar esportes e cantar.
Em 29 de agosto de Juche 49 (1960) estabeleceram relações diplomáticas a nível de embaixador com nosso país.
Revista Chollima, nº 8 de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário