domingo, 15 de maio de 2022

Faleceu o camarada Yang Hyong Sop


O Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e o Presidium da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia publicaram em 14 de maio um obituário em relação com que o ex-vice-presidente do Presidium da APS, Yang Hyong Sop, laureado com as Ordens Kim Il Sung e Kim Jong Il, faleceu lamentavelmente às 22:40 de 13 de maio aos 96 anos por infarto cerebral.

Segundo o texto, Yang é o soldado revolucionário fiel ao Presidente Kim Il Sung e ao Dirigente Kim Jong Il e o revolucionário veterano que fez grande aporte ao fortalecimento do partido e do Estado até os últimos anos de sua vida sob a minuciosa atenção do estimado camarada Kim Jong Un.

Nasceu no período da dominação colonial do Japão sobre a Coreia e sofreu as desgraças de apátrida.

Depois da libertação da pátria, pôde gozar de uma vida nova nos braços do Presidente e se preparou como pilar da construção do Estado soberano, independente e democrático estudando na Universidade Kim Il Sung, centro supremo da formação de quadros nacionais.

Lutou valentemente no Exército Popular da Coreia durante o período da severa Guerra de Libertação da Pátria contra a invasão armada das forças aliadas imperialistas lideradas pelo imperialismo ianque. E no tempo pós-guerra ocupou vários cargos importantes do Partido e do Estado tais como instrutor e chefe de seção do Comitê Central do PTC, ministro da Educação Superior, secretário do CC do PTC e presidente da Academia de Ciências Sociais.

Durante o tempo em que trabalhava como funcionário responsável do CC do Partido, na instituição de formação de quadros partidistas e no máximo órgão do poder do Estado, Yang dedicou toda sua inteligência e paixão a armar os militantes partidistas e trabalhadores com a ideia revolucionária do partido e aglutiná-los em torno ao Presidente, realizar exitosamente a autóctone política educacional e consolidar ainda mais o regime político socialista do país.

Trabalhando durante longo período como vice-presidente do Presidium da APS, fez uma contribuição excepcional a consolidar por todos os meios a unidade monolítica do partido e das filas revolucionárias e fortalecer a base jurídica para o desenvolvimento contínuo do socialismo ao estilo coreano, o mais vantajoso do mundo, em acato fiel à ideia e direção do Dirigente. E fez aporte ativo a elevar o prestígio externo da RPDC com suas excelentes atividades diplomáticas.

No importante período histórico do cumprimento da causa revolucionária do Juche, ele deu o exemplo excelente como quadro veterano do partido e do Estado em dar firme continuidade à ideia e causas revolucionárias dos grandes líderes em apoio à guia do estimado camarada Kim Jong Un. Escreveu muitos livros referentes às nobres personalidades dos grandes homens sem igual e desta maneira estimulou os militantes partidistas e os trabalhadores à luta por uma nova vitória da construção socialista na época de dar primazia ao Estado.

Embora Yang tenha falecido, serão eternos seus esforços abnegados e méritos dedicados para o partido e a revolução e para a prosperidade do Estado e o bem-estar do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário