domingo, 5 de maio de 2019

Programa de 10 pontos da Associação para a Restauração da Pátria


Publicado em Tongjiang, em 5 de maio de 1936.

1-Uma ampla frente unida antijaponesa deve ser formada através da mobilização geral da nação coreana para derrubar o domínio predatório do imperialismo japonês e estabelecer um genuíno governo popular na Coreia.

2-O Japão e seu fantoche "Mabchukuo" devem ser derrubados pelos coreanos residentes na Manchúria através de uma estreita aliança com demais coreanos e com os chineses, e uma genuína autonomia nacional deve ser estabelecida pelos coreanos residentes em território chinês.

3-O exército, polícia e gendarmeria e seus lacaios devem ser desarmados e um exército revolucionário que possa lutar pela independência da Coreia deve ser formado.

4-Todas as empresas, ferrovias, bancos, navios, fazendas e instalações de irrigação de posse do governo ou de individuais japoneses, ou dos elementos pró-japoneses, devem ser confiscados para obter fundos para o movimento de independência nacional e, particularmente, para assistência aos mais pobres.

5-Todos débitos e taxas e o sistema de monopólio imposto pelos imperialistas japoneses e seus lacaios sobre o povo devem ser abolidos, as condições de vida das massas melhoradas, e a indústria nacional, agricultura e comércio desenvolvidos.

6. Liberdade de expressão, imprensa, reunião e associação serão garantidas; a perseguição da política terrorista e o encorajamento dos pensamentos feudais pelos japoneses serão rejeitados e todos os presos políticos libertados.

7. Desigualdade entre a nobreza e os plebeus e outras desigualdades devem ser removidas, a igualdade humana, independentemente do sexo, nacionalidade e religião assegurada; o status social das mulheres deve ser elevado e sua personalidade respeitada.

8. O trabalho escravo e a educação escravista serão abolidos, o alistamento militar forçado e a educação militar dos jovens e das crianças rejeitadas, e será introduzida a educação contínua e gratuita em nossa língua falada e escrita.

9. A carga horária de oito horas por dia será introduzida, as condições de trabalho melhoradas, os salários aumentados, uma lei trabalhista adotada, uma lei sobre vários tipos de seguro para os trabalhadores decretada pelo Estado, e as massas trabalhadoras desempregadas receberão ajuda.

10. Uma aliança próxima deve ser formada com aquelas nações e Estados que se aproximam da nação coreana em pé de igualdade, e a amizade de camaradagem mantida com aqueles Estados e nações que expressam boa vontade e neutralidade em relação ao nosso movimento nacional de libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário