No primeiro período de sessões da XIV Legislatura da Assembleia Popular Suprema, o deputado Ki Kwang Ho, eleito Ministro de Finanças, apresentou o informe sobre a execução dos orçamentos estatais de Juche 107 (2018) e de Juche 108 (2019), examinados pela Comissão Orçamentária da APS.
Segundo o informe, foi executado exitosamente o orçamento estatal do ano passado.
O plano de rendimentos do orçamento estatal do ano passado chegou a 101.4 % com crescimento de 4.6 % em comparação com 2017.
O plano de rendimentos do orçamento local chegou a 100.5% e o de rendimentos do orçamento do ano passado, em 99.9%.
47.6 % do montante total de rendimentos foi destinado ao desenvolvimento da economia nacional, especificamente, a aumentar a capacidade produtiva de eletricidade, ampliar os êxitos alcançados em elevar o nível autóctone das indústrias metalúrgica e química, incrementar a produção de carvão e de cereais e melhorar a qualidade dos meios de transporte e dos produtos da indústria leve.
Os investimentos estatais que cresceram 104.9% frente ao 2017 facilitaram financeiramente a construção de projetos importantes do país tais como a remodelação do condado de Samjiyon, a construção da zona turística costeira Wonsan-Kalma, das Centrais Hidrelétricas Orangchon e de Tanchon e os viveiros de árvores modernos das províncias.
Os investimentos no setor de ciência e tecnologia aumentaram em 7.4 % em comparação com 2017, o que contribuiu para a obtenção de valiosos êxitos de investigação que impulsionam o desenvolvimento das ciências e tecnologia e a ativação da economia nacional.
36.4 % dos fundos foi investido no desenvolvimento da cultura socialista contribuindo para melhorar as condições e ambientes didáticos e desenvolver os ramos de saúde pública, esportes e literatura e arte.
15.8 % foi consumido para o incremento da capacidade de defesa nacional, especificamente, para melhorar a combatividade do exército revolucionário e modernizar a autóctone estrutura e processo de produção da indústria bélica.
O informante disse que neste ano, se presenta a tarefa importante de abastecer com responsabilidade os fundos necessários para abrir boas perspectivas de novo avanço na construção socialista, ao ampliar e potencializar a capacidade de desenvolvimento independente do país em resposta ao lema combativo do partido: "Abramos um novo caminho de avanço na construção socialista, hasteando a bandeira de apoio em nossas próprias forças!".
Segundo o relatório, as receitas e despesas orçamentárias do Estado para este ano foram moldadas de forma a apoiar financeiramente o povo coreano em sua luta por fortalecer ainda mais o poder da economia socialista independente, alcançar a civilização socialista e e aumentar com firmeza as capacidades de defesa nacional, ajustando e reforçando a economia nacional em geral e concentrando o investimento na formação de talentos e no desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Se prevê que a receita deste ano ascenderá a 103.7% em comparação com o ano passado.
Entre eles, o imposto sobre transações, item chave da receita orçamentária, deve aumentar em 4,1%, e os lucros das empresas estatais, 4,3%, para representar 85,7% da receita total do orçamento. Os benefícios das unidades cooperativas estão previstos para crescer 1,1 por cento, taxa de aluguel de imóveis 0,3 por cento, taxa de seguro social 0,2 por cento, renda de propriedade e flutuação de preços 0 por cento, renda de outras fontes 0,5 por cento e da zona de comércio econômico de 1,6 por cento, respectivamente .
A receita orçamentária central representará 73,9% das receitas orçamentárias do Estado. Aqui, a receita da economia estatal manterá uma proporção absoluta, e as províncias, cidades e condados devem cobrir as despesas com suas próprias receitas e contribuir com muitos fundos para o orçamento central.
A despesa orçamentária do Estado para este ano crescerá 5,3% em relação ao ano passado.
Os fundos para a construção econômica aumentaram 5,4% em relação ao ano passado, o que representa 47,8% do total das despesas orçamentárias.
O investimento no campo de ciência e tecnologia aumentará em 8,7% para estimular o treinamento de talentos e o desenvolvimento e gastos da ciência e tecnologia para a economia nacional, incluindo energia, carvão, metal, indústria química, transporte ferroviário, agricultura, pesca e indústria leve em 5.7 %.
Crescerão para 106.6% os gastos para acondicionar no máximo nível a sala "Grandes Líderes e seus companheiros de armas" do Museu da Revolução Coreana, remodelar excelentemente o condado de Samjiyon como modelo de região montanhosa civilizada e paraíso socialista, impulsionar ativamente a construção de objetivos importantes, entre outros, a zona turística costeira Wonsan-Kalma, a Fábrica de Fertilizante Fosfórico de Sunchon, a zona turística de fonte termal de Yangdok, a Fazenda de Estufa de Onpho, a Central Hidrelétrica Orangchon, a de Tanchon e a segunda etapa do canal da província de Hwanghae Sul, e cumprir a tarefa de segunda etapa da campanha de restauração florestal.
Em relação às despesas com políticas voltadas para o povo, aumentarão 5,5% para educação e 5,8% para saúde pública e as despesas com trabalhos sociais e culturais 4,1% para literatura e artes e 4,5% para esportes em comparação com o ano passado.
15,8% do total das despesas orçamentárias serão destinados à defesa nacional.
Um grande número de fundos de auxílio educacional serão enviados para crianças coreanas no Japão também neste ano, para continuar impulsionando o desenvolvimento da educação nacional democrática da Associação Geral de Residentes Coreanos no Japão.
O orador sublinhou que a implementação bem sucedida do orçamento estatal para este ano irá oferecer apoio financeiro importante para o trabalho para a prosperidade e desenvolvimento do país socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário