terça-feira, 9 de abril de 2019

Levante Popular de Abril


O Levante Popular de Abril está gravado nos anais da luta de massa do povo sul coreano pela liberdade, independência, novas políticas e vida.

Em 15 de março de 1960, o regime fantoche sul-coreano realizou uma "eleição presidencial" ilegal e fraudulenta. Isso marcou o início da revolta.

No dia da votação, os estudantes e cidadãos na cidade de Masan, na província de Kyongsang Sul, manifestaram-se gritando slogans como "Vamos rejeitar a eleição fraudulenta" e "A atual eleição não tem valor. Não conte as cédulas. ”

Quando a luta se expandiu e ficou mais forte, o corpo de um jovem estudante, morto pela violenta polícia, foi encontrado no mar perto de Masan. Este incidente aumentou a ira e rancor do povo que vivia sob domínio colonial dos EUA e opressão fascista dos fantoches sul-coreanos.

Em 19 de abril, os rebeldes, incluindo os estudantes em Seul, se aglomeraram no “Salão Central”, um covil de reacionários, gritando slogans “Expulsemos a política corrupta!” e “Abaixo o regime de Syngman Rhee!” Eles incendiaram o notório "salão anti-comunista" e o "escritório do jornal de Seul". Eles também destruíram o escritório de controle econômico dos EUA e o escritório de cooperação econômica dos EUA, os órgãos predatórios coloniais dos imperialistas norte-americanos no sul da Coreia.

A revolta foi estendida rapidamente a todas as partes da Coreia do Sul, incluindo Pusan, Inchon, Kwangju, Suwon e Jinju.

Surpreendido pela luta em massa, o traidor Syngman Rhee proclamou uma "lei marcial de emergência" e mobilizou tropas e tanques fortemente armados para a brutal repressão aos manifestantes. Mas os revoltosos arrancaram um grande número de armas e munições dos inimigos e travaram batalhas de vida e morte contra eles.

Durante todo o período do Levante Popular de Abril, cerca de 1 358 000 pessoas realizaram 523 rondas de combate em todas as partes da Coreia do Sul. Em 26 de abril, Syngman Rhee saiu do poder e se exilou.

A revolta mostrou que, quando as pessoas que aspiram à independência, a democracia e a reunificação se unem como um só, são plenamente capazes de derrotar quaisquer forças ferozes da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário