domingo, 7 de abril de 2019

Nosso socialismo é o socialismo Juche



Conversa com o grupo visitante de ex-chefes de Estado e Governo e políticos de diferentes países, em 16 de abril de 1994.

Saúdo-vos calorosamente, membros do grupo visitante de ex-chefes de Estado e governo e políticos de vários países que visitam Pyongyang. É muito gentil da sua parte visitar o nosso país por ocasião do meu aniversário, vindo até aqui apesar de uma situação complicada.

Acredito que sua atual visita a Pyongyang seja uma grande contribuição para a reunificação de nosso país e a paz mundial.

Alguns de vocês já estão familiarizados comigo e com outros estou encontrando pela primeira vez; estranhos se tornarão familiares para mim e a amizade com velhos conhecidos poderá ser aprofundada por nessa oportunidade. Agradeço a você, Diretor Executivo do Conselho da Cúpula pela Paz Mundial, por gentilmente ter me apresentado membros do grupo visitante de Pyongyang. Fico feliz em conhecer muitas pessoas dessa vez. As pessoas se tornam amigáveis ​​se podem encontrar-se;

Recebi uma carta sua, na qual você pediu para visitar Pyongyang passando por Panmunjom; Saudei sua sugestão, considerando-a maravilhosa. Mas, devido à rejeição das autoridades sul-coreanas, você não poderia vir através da Panmunjom.

Se você tivesse vindo através da Panmunjom, teria sido benéfico para você em muitos aspectos. Uma boa auto-estrada foi construída entre Pyongyang e Kaesong, por isso, não demora muito para chegar a Pyongyang vindo de Panmunjom. Se você tivesse passado por Panmunjom, você poderia ter conhecido melhor sobre a agonia que nosso povo está sofrendo pela divisão nacional.

Nossa nação sofre com a divisão territorial há cerca de meio século. Desde a divisão no norte e no sul na década de 1940, nosso país ainda não foi reunificado. A bandeira da ONU que foi colocada em Panmunjom há mais de 40 anos ainda permanece lá. Se você tivesse passado pela Panmunjom, você poderia ter visto.

Por acaso encontrei um estadunidense em sua visita ao nosso país; ele disse que quando voltasse para casa, iria para a Coreia do Sul por Panmunjom. Então eu respondi: Eu concordo com você; se você for para a Coreia do Sul por Panmunjom, você será o primeiro estadunidense a passar desde o armistício; Passar por Panmunjom seria uma boa experiência para você, pois isso ajudaria você, um estadunidense, a entender a agonia que o povo coreano sofre com a divisão territorial.

Porque você não conseguiu passar por Panmunjom para chegar a Pyongyang, seria aconselhável para você visitá-la durante a sua estadia em nosso país.

Alguns de vocês estão visitando nosso país pela primeira vez; vocês poderão visitá-lo com frequência. Nosso país nunca fechou a porta. Não temos nenhum segredo que não podemos abrir para vocês. Se temos algum, é um segredo militar; É normal que diferentes países não abram seus segredos militares ao público. Mantemos os assuntos militares em segredo, mas não fazemos segredo de outras coisas. Vocês podem tirar fotos de qualquer coisa em nosso país, olhando em volta como quiser.

Atualmente, algumas pessoas fazem propaganda falsa sobre o nosso país, mas no nosso país não há desemprego, nem pobres, nem desabrigados. Aparentemente não há outro país no mundo que seja assim. Nunca estive nos Estados Unidos, mas também neste país desenvolvido há muitos desempregados, sem-teto e pobres, disseram-me.

Quando o evangelista americano Billy Graham estava em visita ao nosso país perguntei-lhe se há desempregados ou desabrigados nos Estados Unidos. Ele respondeu que existem. Disse também que eu poderia visitar os Estados Unidos no futuro. Vocês também disseram que se eu fosse a Nova York e participasse da Assembléia Geral da ONU, seria um grande evento histórico; Agradeço o elogio, mas não tenho intenção de fazê-lo. Se eu visitar os Estados Unidos, será pela amizade entre os povos da Coreia e dos Estados Unidos. Em vez de participar da sessão da ONU, eu gostaria de pescar antes de retornar.

A realidade do nosso país é como vocês viram. Nós não queremos encobrir nada. Não podemos dizer que a vida de nosso povo é rica, mas eles vivem igualmente sem preocupação; ninguém está particularmente bem ou mal. O imposto foi abolido há muito tempo em nosso país. Recentemente, nosso país estabeleceu as políticas principais da agricultura, indústria leve e comércio exterior; Se esta política entrar em vigor em vários anos, nosso povo terá uma vida melhor.

Em nosso país, se alguém achar dinheiro ou objetos por acaso, ele descobre o dono e o devolve, em vez de torná-lo seu. Algum tempo atrás, uma mulher comerciante de Hong Kong veio ao nosso país e ficou em um hotel; por seu descuido, ela perdeu sua bolsa em que havia dezenas de milhares de dólares. Ela pensou que nunca receberia o dinheiro de volta. Mas, uma camareira encontrou a bolsa e devolveu a ela. A comerciante ficou profundamente comovida e disse que um ato tão louvável só poderia ser visto na República Popular Democrática da Coreia.

Nosso país foi libertado em 1945 do domínio colonial japonês. Quando começamos a construir uma nova sociedade depois de voltarmos para casa em triunfo, um dos problemas complicados foi a escassez de intelectuais com conhecimento técnico. Antes da libertação, não havia universidade na Coreia do Norte, então havia poucos universitários. Aqueles que participaram da luta armada antijaponesa não foram tecnicamente capazes de elaborar um plano ou administrar uma fábrica. Chamamos pelos intelectuais em todo o país, com o resultado de que alguns médicos ou licenciados em direito estavam disponíveis, mas havia apenas 12 diplomados em engenharia. Em outras palavras, apenas uma em 700.000 pessoas era tecnologista ou engenheiro.

Eu sabia que, se fôssemos construir uma nova sociedade, a principal preocupação era formar intelectuais e, para isso, uma universidade tinha que ser montada. Naquela época, algumas pessoas perguntaram como se poderia estabelecer uma universidade quando os professores não estavam disponíveis. Eles argumentaram que fundar uma universidade era impossível. No entanto, decidi criar uma universidade, e encontrei intelectuais que haviam sido dispersos aqui e ali, e até mesmo recebemos intelectuais de Seul. Eu estabeleci a Universidade Kim Il Sung primeiro e, depois, montei muitas universidades e faculdades. Ao treinar intelectuais em nossos institutos de ensino superior, enviamos jovens para estudar no exterior, resolvendo assim o problema de intelectuais com sucesso. Hoje, temos 1,7 milhão de graduados em universidades, o que significa uma pós-graduação entre 11 pessoas. Em comparação com o exército, isso significa que um graduado universitário em um esquadrão. Agora temos muitos graduados.

O emblema do nosso Partido tem um pincel simbólico de intelectuais, juntamente com um martelo e uma foice que simbolizam os trabalhadores e camponeses. Somente nosso partido descreveu uma escova em seu emblema. Os partidos da antiga União Soviética e outros países não haviam incluído uma pincelada em seus emblemas. Quando estávamos fundando o Partido dos Trabalhadores da Coreia, fortalecendo e desenvolvendo o Partido Comunista em um partido de massas, adicionamos uma escova a um martelo e uma foice no emblema do partido. Desde que fortalecemos e desenvolvemos a tempo o nosso Partido num partido de massas que incluía intelectuais, trabalhadores e camponeses e estabelecemos uma política correta sobre intelectuais, poderíamos obter um sucesso brilhante na construção de uma nova sociedade após a libertação.

A União Soviética e os países da Europa Oriental que estavam construindo o socialismo entraram em colapso, mas nosso país está seguindo o caminho socialista em vez de desmoronar; isto porque o nosso partido levou a cabo a política e a linha orientada ao Juche. Ele estabelece todas as linhas e políticas para atender a demanda de independência de nosso povo e a realidade específica de nosso país e implementa-as completamente. Isso é imediatamente Juche e nosso próprio estilo.

Nosso partido não se aproximou do Marxismo-leninismo mecanicamente, mas o desenvolveu e aplicou de forma criativa e realizou a revolução e construção à nossa maneira com base na Ideia Juche. Hoje em dia, algumas pessoas dizem que a Coreia cairá porque a União Soviética e os países socialistas do Leste Europeu entraram em colapso, mas nosso país é inabalável. Nosso Partido é o partido de novo tipo, o partido revolucionário do Juche, sem precedentes no mundo e o socialismo de nosso país é um socialismo Juche. Para fazer amizade conosco, vocês precisam ter uma compreensão correta do socialismo do nosso estilo.

O ex-presidente costarriquenho, chefe do grupo visitante de Pyongyang, disse que ficou profundamente impressionado com o fato de que nem uma única polegada de terra ficou ociosa na CorEia. Nosso país tem muitas montanhas e uma pequena área de terra arável. Atualmente, a terra arável no nosso país é de apenas 1,3 milhões de hectares; destes, 0,6 milhão de hectares são campos de arroz e 0,7 milhão de hectares são campos não propícios. No ano passado, as plantações sofreram alguns danos causados ​​pelo clima frio na costa leste, mas não causam problemas no fornecimento de alimentos para as pessoas. Podemos ter uma colheita abundante este ano.

Este ano marca o 30º aniversário da publicação de minhas "Teses sobre a questão rural socialista em nosso país". Em fevereiro passado celebramos o 30º aniversário da publicação das teses.

Durante 30 anos desde a publicação das teses, uma grande mudança foi provocada no interior de nosso país.

Viver com arroz e sopa de carne em casas com telhado de telhas, vestindo roupas de seda é o desejo centenário do nosso povo. Nosso partido está trabalhando para realizar esse desejo do povo.

O que é mais importante para realizar esse desejo é garantir que as pessoas vivam de arroz. Em nosso país, o arroz tem sido chamado de arroz real ou arroz de Ri, porque apenas as famílias reais comiam arroz sob a dinastia Ri. No momento, estamos trabalhando duro para fornecer arroz suficiente para todas as pessoas. Para a necessidade de comida ser satisfeita em nosso país, devemos produzir mais de 10 milhões de toneladas de grãos.

O que é importante no aumento da produção agrícola é concluir a irrigação, a eletrificação, a mecanização da economia rural e fazer o uso adequado de produtos químicos. A irrigação é particularmente importante neste aspecto.

A planície de Yonbaek e a planície Jaeryong da província de Hwanghae Sul são as maiores do nosso país. O arroz produzido na planície de Jaeryong é tão bom que as famílias reais da dinastia Ri comiam este arroz. Estas planícies são férteis e têm um clima quente. No entanto, a água não poderia ser fornecida lá para a agricultura no passado, porque um grande rio não estava disponível por lá. Sem água, uma boa colheita seria inconcebível, não importa quão grande e fértil seja a terra. Depois de construir a Barragem do Mar do Oeste, um gigantesco projeto de irrigação foi realizado para atrair a água do rio Taedong para a província de Hwanghae Sul. Como resultado, a planície de Yonbaek e a planície de Jaeryong recebem agora água suficiente.

Temos direcionado esforços particularmente grandes para a irrigação desde que, imediatamente após a libertação, construímos reservatórios em muitos lugares e lançamos projetos para fornecer água para campos de arroz. Somente no rio Taedong, muitas barragens, incluindo a Barragem do Mar do Oeste, foram construídas, criando uma capacidade de água de bilhões de toneladas. A irrigação da economia rural já foi concluída em nosso país. A eletrificação da economia rural e a agricultura usando produtos químicos também foram postas em prática.

A mecanização da fazenda também foi realizada. Para a mecanização da economia rural, todos os campos devem ser realinhados de forma adequada para que as máquinas possam trabalhar lá. Mas, o realinhamento dos campos deve ser feito no período seguinte à colheita do outono para o período de semeadura no próximo ano, por isso não é um trabalho fácil. As máquinas utilizadas na mecanização da economia rural são a produção do nosso país. Agora que a mecanização das fazendas foi realizada principalmente em áreas planas, ela também pode ser concluída em áreas montanhosas em um futuro próximo.

Vocês disseram que, ao olhar em torno de Pyongyang e muitas áreas locais, reconheceram que muitas notícias de países ocidentais sobre nosso país eram falsas. É muito importante que a mídia de massa garanta a equidade em suas atividades. Atualmente, os jornais, os serviços de notícias e as transmissões dos países ocidentais dizem em público que mantêm a objetividade nas atividades da imprensa, mas, na verdade, trabalham com a manipulação. É por isso que eles dão muitos relatórios falsos, enganando e ridicularizando pessoas.

Recentemente, os meios de comunicação de massa dos países ocidentais estão constantemente fazendo relatórios falsos de nosso país, mantendo o ritmo com os imperialistas que estão instigando a Agência Internacional de Energia Atômica a nos pressionar de forma insensata a receber inspeções nucleares "especiais".

Os imperialistas nos pedem para mostrar armas nucleares, alegando que as produzimos, mas não temos armas nucleares. Nós não precisamos produzi-las. Nós não podemos produzi-las para usar contra os compatriotas, nem temos meios para sua utilização, mesmo se quisermos usá-la contra outros países. Por conta do nosso país ter um território pequeno, não temos sequer um lugar para realizar um teste nuclear. No entanto, a AIEA exige inspeções nucleares alegando que temos armas nucleares. Dissemos mais de uma vez que não temos intenção ou capacidade de produzir armas nucleares. Os jornais, os serviços de notícias e as transmissões dos países ocidentais estão clamando contra o nosso país, dando continuamente notícias falsas sobre o "problema nuclear" fictício, mas não os lemos ou ouvimos.

Atualmente, os meios de comunicação dos países ocidentais estão nos chamando de “maníacos de guerra”, citando o que nosso representante disse contra o representante sul coreano que nos culpava, no contato em nível operacional para a troca dos enviados especiais para a Cúpula Norte-Sul. Se transformarmos Seul em um “lago de fogo”, nossos compatriotas morrerão. Nós não queremos fazer isso.

Nós construímos muitas casas e agora estamos fazendo esforços para construir mais apartamentos de três ou quatro quartos e proporcionar às pessoas melhores condições de vida. Nós não queremos o que construímos sendo destruídos pela guerra. Pessoas belicosas são insanas.

Foi-me dito que a CNN International e um serviço de televisão japonês transmitiram a celebração do feriado de 15 de abril, realizado na noite passada. Somos gratos a eles por isso. Espero que vocês visitem nosso país com frequência e divulguem amplamente a realidade de nosso país e nossa posição.

Não há arma nuclear em nosso país e não haverá armas nucleares, no futuro também. Nós não queremos ser uma potência militar. Após a reunificação, nosso país não se tornará um satélite de nenhuma outra nação. Nosso país é vizinho de países poderosos como Rússia, China e Japão, mas é e sempre será um Estado independente, soberano e neutro que não é um satélite de nenhuma outra nação. Quando o ex-chanceler da Áustria fez uma visita ao nosso país, eu lhe disse: Depois da reunificação do país, faremos dele um país neutro como a Áustria; não será um satélite de nenhum país grande nem será controlado por eles. Nosso país se tornará um Estado independente, soberano e não-alinhado.

Vocês me perguntaram como eu posso levar uma vida longa em boa saúde. Viver de maneira otimista é a chave para minha boa saúde. E eu sou saudável porque o Camarada Kim Jong Il cuida bem de mim. Ele garantiu que os documentos fossem gravados em fita antes de serem enviados para mim, por medo de que minha visão ficasse ruim se eu lesse muito. Então eu ouço os documentos gravados, fico na sala, dou uma volta, ando de carro e pesco. Ouvir enquanto pesca não causa nenhum problema. Se eu perder uma passagem enquanto pego um peixe, eu reviso a fita e ouço novamente. Porque eu ouço os documentos gravados, eu sei de dentro para fora não só a situação interna, mas também a situação do mundo, protegendo a minha visão.

Se houver algum sinal de gripe, o camarada Kim Jong Il me aconselha a ir a um lugar seguro, com medo de pegar um resfriado. Se eu não sair imediatamente, ele insta os funcionários envolvidos a fazê-lo. De fato, tenho um bom filho. Graças à sua cuidadosa preocupação, gozo de boa saúde mesmo aos 82 anos. Gosto de caminhar e faço exercícios de diferentes tipos. Eu poderia trabalhar dez anos mais. Minha mão ainda não está trêmula ao escrever. Quando um médico chinês visitou nosso país algum dia atrás, ele me pediu para assinar meu nome. Ele tinha lhe dado meu autógrafo no passado, mas eu concordei com o pedido dele, embora eu tivesse algumas dúvidas por que ele estava pedindo minha assinatura novamente. Ele foi à embaixada chinesa em nosso país e disse ao embaixador que pessoas com mais de 80 anos têm caligrafia instável, mas o presidente Kim Il Sung não é trêmulo.

Hoje em dia também dou orientação pessoal a fábricas e comunidades rurais. Para liderar todos os assuntos do país, devo sair entre o povo de todos os estratos da sociedade, incluindo trabalhadores, camponeses, jovens e estudantes e conversar muito com eles. Só então, posso evitar cometer erros no meu trabalho. Se alguém decide apenas depois de ler os documentos no escritório, ele cai na subjetividade e exercita a burocracia. Podemos encontrar uma solução correta para qualquer problema quando formos para o meio das pessoas e levarmos em consideração suas opiniões, em vez de lidar apenas recorrendo aos papéis.

O colapso da União Soviética e dos países socialistas da Europa Oriental resultou do fato de que a burocracia era galopante e a adoração às potências se manteve. Os partidos e governos desses países não prestaram atenção à opinião do povo e exercitaram a burocracia, rompendo assim com as massas populares. Como resultado, eles perderam o apoio do povo e finalmente pereceram. O líder de um país deve aceitar a opinião do povo suas demandas e trabalhar confiando nele. Alguns de vocês foram presidentes, governadores gerais e primeiro-ministros no passado, então vocês conhecem bem essa verdade.

Os países socialistas da Europa Oriental tinham um forte senso de adoração em relação à União Soviética. Esses países seguiram a União Soviética cegamente. Até mesmo um ditado dizia que quando chovia em Moscou, o povo da Alemanha Oriental pegava guarda-chuvas, embora não chovesse em Berlim. Os países socialistas do Leste Europeu, por haver imitado a União Soviética cegamente, desmoronaram quando o último pereceu.

Embora seja eu mesmo que estou dizendo, não me comporto burocraticamente nem trabalho com nenhum desejo subjetivo. O camarada Kim Jong Il também segue meu exemplo, nunca sendo dominado pela burocracia ou pelo subjetivismo. Ele sempre vai entre as pessoas e as escuta para resolver todos os problemas de forma justa. Sua liderança bem-sucedida sobre a revolução e a construção está relacionada à sua extraordinária capacidade de liderança e personalidade nobre. O camarada Kim Jong Il é o excelente líder do povo, que possui conhecimentos literários e militares combinados com uma mente leal e filial. Então eu escrevi um poema de elogio para ele por ocasião do seu 50º aniversário.

Vocês me perguntaram se nós temos alguma intenção de abrir portas como outros países fazem. Nós já abrimos portas. Não é que apenas a declaração de uma política de portas abertas signifique abrir o país. No campo econômico, estimulamos joint ventures e colaboração com outros países, permitimos investimentos estrangeiros e criamos zonas econômicas e comerciais livres. Abrir as portas não é uma medida especial. Se os estrangeiros podem entrar livremente em nosso país para atividades econômicas, isso significa abrir as portas.

Eu considero nossa política de portas abertas como a melhor política. Nós abrimos as portas do nosso jeito. Eu odeio imitar outros países. Eu digo aos nossos funcionários de que se houver algo a aprender com outros países, eles podem aprender, mas não devem engoli-lo inteiro, mas devem mastigá-lo primeiro e, se for adequado ao seu gosto, eles podem engolir, mas se não, eles devem cuspir e, se engolirem o que não combina com seu gosto, podem sofrer indigestão.

Para obter sucesso na revolução e na construção, é preciso usar o cérebro de alguém para resolver todos os problemas, de acordo com os interesses do país e do povo. Se alguém segue este princípio, não haverá nada impossível.

Esta manhã recebi o questionário das delegações de jornalistas da CNN International e da NHK. Eu responderei suas perguntas por carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário