segunda-feira, 5 de novembro de 2018
Sobre alguns problemas que surgem na implementação da política prioritária do Partido sobre o comércio exterior
Conversa com oficiais do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia em 1 de fevereiro de 1995.
É importante, ao implementar a estratégia econômica revolucionária do Partido, aplicar corretamente a política do comércio exterior, juntamente com as políticas prioritárias da agricultura e indústria leve.
Para implementar a política do comércio exterior do partido, é necessário ter uma visão correta e compreensão do comércio exterior.
O comércio exterior em um país socialista é de responsabilidade do Estado, e deve ser conduzido de maneira planejada sob a orientação unificada e controle do Estado. No entanto, poucos dos nossos funcionários têm uma compreensão correta do comércio exterior socialista. Algumas unidades estão sugerindo que compremos alguns bens usando dinheiro de seus ganhos em moeda estrangeira; esse é um traço indesejável originado de um mal entendido sobre o comércio exterior socialista.
É desnecessário dizer que é importante para alguns setores e unidades realizar uma campanha dinâmica para ganhar moeda estrangeira. Como é o caso de todos os empreendimentos na sociedade socialista, o trabalho de ganhar moeda estrangeira só pode ser bem sucedido quando a população em geral é mobilizada para isso. O Presidente Kim Il Sung, em várias ocasiões, referiu-se à necessidade de ganhar tanto dinheiro estrangeiro quanto possível ao alistar a sabedoria e a força das massas. Mobilizar as massas para ganhar moeda estrangeira pode levar à descoberta de mais fontes de moeda estrangeira e, assim, obter maiores ganhos em moeda forte. Que as amplas massas devem ser mobilizadas para ganhar moeda forte significa aumentar a produção e melhorar a qualidade dos bens de exportação, fazendo pleno uso da sabedoria e força das grandes massas. Isso não significa que as unidades individuais devam ter licença para exportar e importar mercadorias aleatoriamente. Mesmo que dezenas de milhares de pessoas sejam mobilizadas para ganhar moeda estrangeira, a exportação e a importação de bens devem ser conduzidas através de um único canal.
Exportar e importar individualmente é o método capitalista de comércio.
Permitir o método capitalista de comércio na sociedade socialista pode acarretar graves consequências e minar o socialismo. Se até mesmo algumas unidades puderem fazer negócios com capitalistas individualmente e ganhar e usar moeda estrangeira ao acaso, livre de controle estatal, nosso país pode ser arrastado para o processo de “reforma” e “porta aberta” que os imperialistas desejam ver, com a economia sendo liberalizada e capitalizada. Se as unidades venderem seus produtos individualmente, violando os princípios socialistas do comércio exterior, elas não conseguirão obter um preço adequado por seus produtos. Se nossas pessoas competem entre si para vender os mesmos bens, o preço dos bens feitos em nosso país cairá no mercado internacional. As unidades individuais que lidam com comércio exterior podem causar desordem e um aumento no número de pessoas que viajam para o exterior, e até mesmo a violação de leis.
Devemos aderir estritamente ao princípio de exportar e importar através de um único canal. Somente a Comissão de Comércio Exterior e as instituições e empresas licenciadas pelo Estado devem estar envolvidas em transações econômicas externas. Devemos aderir estritamente aos princípios socialistas e expandir e desenvolver nossas relações econômicas externas à nossa maneira.
Para implementar corretamente a política de comércio exterior do Partido, devemos examinar de perto as contas de comércio exterior. Dizem que um grande número de unidades está ganhando moeda forte. No entanto, entre elas, pode haver alguns que estão tendo perdas se todos os custos, por exemplo, mão-de-obra, eletricidade, gasolina, matérias-primas e outros materiais, o que deve ser calculado. O ganho em moeda estrangeira obtido pela utilização de várias fontes de exportação deve ser lucrativo com base em um cálculo sólido do negócio.
As matérias-primas não devem ser exportadas como tal, mas processadas na medida do possível. Os capitalistas estão comprando nossas matérias-primas a preços baixos e vendendo-as a preços muito mais altos depois de processá-las. As matérias-primas produzidas pelo nosso povo são permeadas pelo seu suor. É um crime grave vender quase a matéria-prima bruta produzida pelo suor da testa de nosso povo, ajudando os capitalistas a encher seus bolsos. Se continuarmos a vender matérias-primas não processadas, nosso país pode se transformar em uma base de fornecimento de matérias-primas para os capitalistas monopolistas.
A venda de matérias-primas não processadas por uma pequena quantidade de moeda estrangeira equivale a uma traição. Devemos aumentar constantemente a proporção de produtos processados em nossas exportações. Os metais não-ferrosos não devem ser vendidos crus, mas em formas processadas para ganharmos mais moeda estrangeira.
Para penetrar em mais mercados estrangeiros e obter preços justos para nossos produtos de exportação, precisamos elevar a qualidade dos produtos de forma decisiva. Em particular, o design e a cor das mercadorias devem ser melhorados e as embalagens tornadas atraentes, de acordo com os gostos estéticos modernos. Nossos produtos atualmente parecem desgastados e a embalagem é ruim, e por causa disso eles não estão conseguindo penetrar nos mercados ou comandar preços justos. A fim de melhorar o design e a cor dos produtos e suas embalagens, técnicas de design industrial e tecnologia de embalagem devem ser desenvolvidas.
Nunca devemos nos iludir pensando que podemos ganhar moeda estrangeira por qualquer coisa. Se aceitarmos automaticamente qualquer dinheiro doado por alguém, poderemos nos encontrar vendendo até mesmo nossos princípios e pátria. Ninguém no mundo é tão ganancioso quanto um capitalista. Os imperialistas e capitalistas não dão alguma coisa ao acaso. Se eles prometem nos dar alguma coisa, eles o fazem porque têm um motivo oculto. É da natureza maliciosa dos imperialistas e dos capitalistas causar uma doença primeiro, e depois administrar remédios. Nunca devemos ser enganados pela promessa de ajuda financeira. Devemos ser cautelosos ao administrar até mesmo o intercâmbio de delegações acadêmicas com países imperialistas.
A atenção deve ser dada à educação das pessoas que trabalham nos setores de comércio e joint venture. O homem, se atraído pela atração do dinheiro, certamente degenerará ideologicamente. Os oficiais do comércio exterior devem ser devidamente educados para que dediquem sua sabedoria e energia inteiramente ao país e ao povo, não para seu próprio benefício. Além disso, a geração crescente deve ser bem educada. Devemos educá-los adequadamente para que eles encontrem o valor da vida e da felicidade no serviço devotado, que é somente para o benefício do Partido e da revolução, do país e do povo, não para o conforto pessoal deles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário