sábado, 3 de novembro de 2018
Século XXI - Um novo século, uma nova era
Conversa com altos funcionários do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia em 11 de março de Juche 90 (2001)
Devemos desenvolver todo o nosso trabalho de uma maneira nova e adequada ao século XXI. Para isso, é necessário ter uma compreensão correta do século XXI.
O século XX foi uma era da indústria baseada em máquinas; o século XXI será uma era da TI. Ao criar riqueza material, a era da indústria baseada em máquinas baseou-se principalmente no trabalho físico do homem, enquanto o século XXI dependerá cada vez mais do trabalho intelectual do homem.
Marx, com base em sua análise analítica da economia capitalista dos dias de manufatura e indústria baseada em máquinas, quando a riqueza material foi criada pelo trabalho físico penoso dos trabalhadores, avançou a teoria da mais-valia em sua obra-prima "O Capital". Mas como a riqueza material na era da TI é criada através do trabalho intelectual e não pelo trabalho físico penoso, não devemos interpretar mecanicamente a teoria da mais-valia avançada por Marx há muito tempo.
Para todos os efeitos, a teoria da mais-valia pré-condiciona a participação do trabalho humano na produção de riqueza material junto com os meios de produção. Não leva em consideração a situação de hoje, quando a riqueza material é produzida por equipamentos de TI sem a participação de muito trabalho humano. Obviamente, o equipamento de TI também é um produto do trabalho. No entanto, o equipamento de TI em si não é trabalho humano, mas um meio de produção.
De acordo com a teoria da mais-valia de Marx, a mais-valia criada no processo de produção capitalista não é o capital fixo apropriado para os meios de produção; é aquele criado e aumentado pelo capital líquido apropriado à força de trabalho. Portanto, afirma a teoria, a taxa de mais-valia é calculada em proporção ao capital líquido, não ao gasto total da produção, e isso expressa o nível de exploração da força de trabalho. A teoria continua que essa taxa de mais-valia faz sua aparência externa como a taxa de mais-valia em proporção ao gasto total de produção, e assim a exploração do trabalho assalariado pelo capital se torna disfarçada. Esta teoria não pode divulgar completamente o segredo da exploração na situação, sob a qual a produção é realizada através de equipamentos de TI. Marx considerava que, quanto mais o capitalismo se desenvolvesse, maiores seriam as fileiras dos trabalhadores industriais, escavadores de sua sepultura, e mais as condições objetivas da revolução amadureceriam pela ação da lei da mais-valia.
Ao distribuir a riqueza material criada pelo trabalho social, a figura dominante no século anterior foi quem possuía os meios de produção, mas no século XXI será quem possui pessoas mais inteligentes. Se alguém possui pessoas inteligentes, pode-se obter muito lucro rapidamente por meio de computadores.
Hoje tornou-se impossível resolver todos os problemas sócio-econômicos por meio das teorias econômicas existentes. É verdade que também nas sociedades capitalistas de hoje a maioria dos trabalhadores ainda está envolvida em trabalho físico penoso. Nos países capitalistas desenvolvidos, no entanto, cada vez mais linhas de produção estão sendo substituídas por linhas eficientes baseadas na TI, e consequentemente as fileiras dos trabalhadores envolvidos em trabalho inteligente estão aumentando mais rapidamente do que as da classe trabalhadora envolvidas em trabalho físico pesado. Isso atesta a exatidão da teoria do nosso Partido que definiu não apenas a classe trabalhadora, mas também intelectuais e outras seções amplas das massas como a força motriz da revolução e esclareceu que o papel da força motriz deve ser reforçado.
No passado, elucidamos as limitações do conceito do materialismo histórico de Marx, mas não nos referimos às limitações de sua teoria da mais-valia. Marx explicou a origem e o desenvolvimento do capitalismo e a natureza governada pela lei de sua queda com base em sua teoria da mais-valia. Mas no século em que a TI está entrando em um estágio elevado de desenvolvimento, sua teoria da mais-valia começou a revelar suas limitações. Estudá-la de uma maneira nova hoje possibilita explicar o segredo da exploração pelo capital e a inevitabilidade da queda da sociedade capitalista.
Não se pode dizer que a contradição e o conflito entre as classes serão eliminados com o desenvolvimento da TI. Por mais que se desenvolva, a natureza exploradora e predatória do capital não pode ser mudada, e as doenças incuráveis inerentes à sociedade capitalista, como a lacuna entre os ricos e os pobres, e o desemprego, não podem ser resolvidas. Os capitalistas são competitivos ao introduzir a TI com sua ganância por mais lucro, e os imperialistas tentam usar a TI como um meio de intensificar sua dominação e pilhagem em outros países. O desenvolvimento da TI nunca pode eliminar a contradição e o conflito entre classes na sociedade capitalista.
A demanda das massas pela independência surge do fato de que eles querem levar uma vida igual e feliz, livre de todo tipo de subjugação e restrição. Por mais que a TI se desenvolva, essa demanda das massas não pode ser satisfeita na sociedade capitalista e, consequentemente, a luta das massas pela independência continuará como sempre. Os benefícios da TI serão colocados em uso efetivo para o bem-estar das massas somente na sociedade socialista.
Não é verdade que se uma sociedade é progressista ou reacionária é determinada necessariamente por sua vida material e econômica. Na vida social do homem, sua vida política e ideológica e a vida cultural e moral também são importantes. No entanto, embora se desenvolva a TI, a "doutrina do dólar onipotente" que domina a sociedade capitalista nunca pode ser superada. Nessa sociedade, onde o dinheiro "fala" e até o homem é reduzido a escravo do dinheiro, é inevitável que a vida política e ideológica e a vida cultural e moral se tornem cada vez mais reacionárias e empobrecidas. Hoje isso deve ser visto como um fator importante que decide a inevitabilidade da queda do capitalismo. Devemos explicar as contradições na sociedade capitalista e a inevitabilidade de sua queda guiados pela Ideia Juche, não baseado no conceito do materialismo histórico e na teoria da mais-valia.
Nosso estilo de socialismo tem vantagens decisivas também no desenvolvimento da TI. Os trabalhadores da sociedade capitalista não estão tão interessados no desenvolvimento da TI, o que piora a divisão entre os dois pólos - os ricos e os pobres - e dificulta a solução do problema do desemprego.
O desenvolvimento da TI em nossa sociedade liberta as pessoas do trabalho árduo e pesado, proporcionando-lhes uma vida mais abundante e culta, de modo que as pessoas têm um grande interesse no desenvolvimento da TI. Em nosso país, onde uma economia planificada é praticada, é possível conseguir a força criativa das massas e o padrão de educação é alto. Estas são condições vantajosas para o rápido desenvolvimento da TI. Devemos dar total atenção a essas vantagens do nosso estilo de socialismo e elevar nossa TI ao padrão mundial o mais rápido possível.
Todos os nossos funcionários devem ter uma compreensão correta da importância da TI. No momento, alguns deles acham que os computadores são apenas para digitação. Mas a digitação não é o principal. A função do computador é fazer com que os programas funcionem no lugar do homem. Os funcionários devem ser bem versados em ciência da computação. Eles não devem limitar-se a recuperar informações armazenadas em computadores, mas saber como trabalhar com computadores. Não se pode dizer que alguém é habilidoso em usar o computador apenas porque sabe recuperar informações armazenadas e digitar letras. A informática em nosso país não está se desenvolvendo rapidamente hoje em parte porque os funcionários não são bem versados em ciência da computação.
Devemos melhorar a estrutura industrial conforme exigida pela era da TI.
Devemos desenvolver rapidamente a TI e colocar a economia nacional em uma base de TI. Devemos formular um plano correto para o desenvolvimento de TI e avançar com o desenvolvimento da TI como uma das preocupações mais importantes do Estado. Devemos aumentar o investimento no setor da TI e introduzir a TI em todos os setores da economia nacional.
Devemos dar precedência à pesquisa científica sobre o desenvolvimento da TI. Devemos aumentar o número de cientistas e técnicos no setor da TI e melhorar suas qualificações o mais rápido possível.
Devemos intensificar o treinamento de especialistas em TI. Devemos construir as bases para treinar os bem versados em computadores e garantir que todas as escolas conduzam amplamente a educação em informática. Só então nosso país entrará rapidamente nas fileiras dos países avançados.
Devemos organizar estudos técnicos de TI entre os trabalhadores, de modo a garantir que todas as pessoas sejam capazes de trabalhar com equipamentos de TI.
É importante aplicar os requisitos da teoria das sementes ao seu trabalho, conforme exigido pelo novo século.
Quando eu estava guiando o trabalho do setor de arte e literatura há muito tempo, eu desenvolvi a teoria das sementes. Essa teoria se tornou ainda mais importante hoje, na era da TI. No passado, algumas autoridades, pensando que a teoria da semente envolvia apenas atividades criativas no campo da arte e da literatura ou dos meios de comunicação de massa, não davam atenção especial ao problema da semente em outros setores. Eu apontei isso, e alguns dias atrás Rodong Sinmun publicou um artigo explicando em profundidade a teoria das sementes. Todos os setores devem lançar uma luta vigorosa para aplicar a teoria como adequada às suas respectivas situações. Não se pode realizar qualquer empreendimento com sucesso sem identificar a semente, seu núcleo e se esforçar para desenvolvê-la.
O setor agrícola também deve compreender a teoria das sementes e promover uma revolução na melhoria das sementes das culturas. Se isso tivesse sido feito logo após o avanço da teoria da semente pelo Partido, a agricultura do nosso país teria feito grandes progressos. O setor agrícola deve provocar uma mudança radical no melhoramento das sementes, conforme exigido pela teoria das sementes.
O setor de ciência e tecnologia deve identificar como sementes os problemas que demandam solução urgente nos respectivos domínios e as tarefas que podem produzir o maior lucro, e resolvê-los um a um. Depois de ver as máquinas guiadas por computador fabricadas pela Fábrica de Máquinas-Ferramenta de Kusong enquanto dava orientações imediatas para ela, dei-lhe a tarefa de estudar como fazer uso mais eficaz delas. Se a tarefa for executada, sua produtividade aumentará notavelmente. Eu assegurei que os especialistas fossem enviados para a fábrica para a pesquisa. Tenho certeza de que eles serão bem sucedidos. A semente a ser desenvolvida é a operação de máquinas-ferramentas por meio de computadores. Se aderirmos à teoria das sementes desta maneira e resolvermos os problemas um por um, poderemos colocar a economia do país em uma base moderna.
A ser selecionado como semente na gestão econômica e desenvolvido deve ser o de encontrar um método de gestão que possa produzir o maior lucro, sem violar os princípios socialistas.
A fim de colocar a economia nacional em uma base moderna de TI, devemos promover uma revolução correspondente na formação das fileiras de quadros.
Devemos ser ousados em nomear jovens como quadros. Se os gerentes de fábricas e outras empresas, que têm habilidades para organizar e comandar, forem nomeados como quadros, então eles seguirão em frente com seu trabalho vigorosamente. Embora os oficiais que foram treinados pelo Presidente Kim Il Sung tenham idade avançada, eu os prezo e garanto que eles continuem a trabalhar em seus postos. No entanto, como a maioria desses funcionários está em idade avançada, devemos treinar quadros de reserva para sucedê-los. Treinar quadros de reserva o mais cedo possível é uma tarefa séria que diz respeito ao destino do país. Devemos ser ousados em atribuir tarefas aos jovens.
Nosso Partido avançou há muito tempo o princípio de construir as fileiras de quadros com veteranos, os de meia-idade e jovens em proporções adequadas. Em conformidade com a mudança de gerações, devemos renovar as fileiras de quadros. As qualificações acadêmicas devem ser consideradas o critério principal na administração de pessoal. Agora devemos prestar atenção às qualificações acadêmicas na vida social geral; esta é uma demanda da nova era atual.
Os quadros podem se manifestar e desempenhar um papel adequado apenas quando tiverem conhecimento. Aqueles que têm pouco conhecimento por falta de qualificações acadêmicas não podem ter uma opinião bem desenvolvida. Devemos manter o princípio de ver as qualificações acadêmicas das pessoas como o principal critério na administração de pessoal. Ao dar orientação de campo para as fábricas e outras empresas, descobri que os líderes de equipe de trabalho que trabalham bem e são espertos são todos graduados em universidades. Aqueles que não se formaram em universidade acham difícil trabalhar como líderes de equipe de trabalho.
Devemos canalizar um grande esforço para melhorar as qualificações dos quadros. Atualmente, alguns dos quadros de meia-idade e jovens, para não mencionar os antigos, não estudam muito. Eles devem fazer isso. Se eles não estudarem com afinco, tornar-se-ão ultrapassados e espiritualmente senis. Eles devem ser diligentes em estudar.
Como o futuro do país e da nação depende de como os quadros são treinados em conformidade com as exigências do novo século, devemos prestar muita atenção à formação de quadros da ativa, bem como a novos quadros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário