O Japão propaga que é o único país do mundo vítima de bombas atômicas e que a "desnuclearização" constitui sua política nacional básica.
No entanto, a política que proclama e as ações que tem tomado são fundamentalmente opostas entre si.
Olhando para o passado, um dos países que deram início, antes de qualquer outro no mundo, à nuclearização foi justamente o Japão.
Após sua derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão inseriu em sua Constituição a disposição de que não possuiria forças militares terrestres, navais e aéreas nem direito de beligerância, e, em dezembro de 1967, o então primeiro-ministro japonês Sato apresentou os "Três Princípios Não Nucleares": "não fabricar, não possuir e não introduzir armas nucleares".
Entretanto, isso não passava de um manto de seda destinado a encobrir sua persistente ambição nuclear.
Considerando que não havia conseguido realizar sua ambição da "Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental" devido ao fracasso no desenvolvimento de armas nucleares, os revanchistas começaram a se dedicar à nuclearização a partir da década de 1950.
Em 1956, quando foi criado, na Agência de Ciência e Tecnologia, um departamento encarregado de controlar e dirigir de maneira unificada o setor nuclear, juntamente com a criação de suas organizações subordinadas, o Japão começou secretamente a promover um novo plano nuclear.
Acima de tudo, era necessário estabelecer uma base jurídica para a nuclearização.
Em maio de 1957, o então primeiro-ministro japonês declarou que as pessoas diziam que até mesmo mencionar armas nucleares constituía uma violação da Constituição, mas que "essa interpretação não é correta". As declarações feitas por sucessivos governantes sobre a legitimidade da posse de armas nucleares tinham como objetivo lançar as bases favoráveis à criação da estrutura jurídica para a nuclearização.
Em 1978, as autoridades japonesas divulgaram uma "resposta do governo" afirmando que "podem possuir armas nucleares" mesmo enquanto a "Constituição Pacifista" existisse, inseriram a necessidade da posse de armas nucleares em documentos oficiais e também manipularam a Lei Básica de Energia Atômica de modo que ela pudesse ser utilizada para o desenvolvimento de armas nucleares.
O plano de nuclearização dos reacionários japoneses entrou na etapa prática a partir da execução do Primeiro Plano de Desenvolvimento da Capacidade de Defesa. Na escola de oficiais das "Forças de Autodefesa" terrestres, foram realizados treinamentos ultrassecretos para o emprego de armas nucleares, enquanto na escola de química foram formados efetivos necessários para operações nucleares.
Em diversos grupos e instalações de pesquisa, incluindo o Instituto de Pesquisa de Fusão Nuclear, o Instituto de Pesquisa de Engenharia do Ciclo do Combustível Nuclear e o Instituto de Pesquisa de Ciências Nucleares, foram realizados intensamente estudos destinados a utilizar a energia nuclear no setor militar.
O "Livro Branco da Defesa", publicado em 1970, estabeleceu como objetivo "desenvolver e possuir armas nucleares por conta própria", além de assegurar porta-aviões nucleares, submarinos nucleares e outros meios.
O desenvolvimento japonês de tecnologia nuclear e de meios de lançamento chegou atualmente a um nível que lhe permite realizar a nuclearização.
Em particular, o estoque japonês de materiais nucleares de grau militar está entre os maiores do mundo.
Paralelamente à construção de reatores nucleares no período pós-guerra, foram instaladas instalações de produção de plutônio, estabelecendo uma base capaz de produzir materiais nucleares de grau militar. Ao mesmo tempo, intensificaram-se os esforços para obter grandes quantidades de plutônio de outros países.
A respeito disso, meios de comunicação ocidentais, incluindo o jornal estadunidense "Christian Science Monitor", criticaram a quantidade de plutônio adquirida pelo Japão, afirmando que ela "excede em muito" as necessidades de uso pacífico, enquanto até mesmo físicos japoneses denunciaram que "não faz sentido do ponto de vista lógico considerá-lo uma questão energética".
Na década de 1990, um especialista japonês em questões nucleares previu que, no início do século XXI, seu país possuiria mais plutônio do que os Estados Unidos e a Rússia.
Não é de modo algum condizente que o Japão, que construiu todas as bases materiais e técnicas necessárias para possuir milhares de armas nucleares a qualquer momento e aguarda ansiosamente uma oportunidade, fique falando de "desnuclearização".
Atualmente, as autoridades japonesas falam abertamente que os "Três Princípios Não Nucleares" devem ser revistos e, ao mesmo tempo, revelam de maneira explícita sua ambição de nuclearização, dedicando-se, entre outras coisas, ao desenvolvimento de submarinos movidos a energia nuclear.
Na realidade, o Japão não é um Estado não nuclear, mas um país que, desde o século passado, vem prosseguindo incessantemente por um longo período seu caminho rumo à nuclearização, tendo enterrado uma bomba-relógio nuclear na região da Ásia-Pacífico.
Un Jong Chol

Nenhum comentário:
Postar um comentário