Discurso do camarada Ho Dam, vice-Primeiro-Ministro e ministro das Relações Exteriores, em banqueteAntes de tudo, volto a dar as mais calorosas boas-vindas ao respeitado ministro das Relações Exteriores, Chit Hlaing, e aos membros da delegação governamental de amizade da República Socialista da União da Birmânia que visitam nosso país trazendo consigo os profundos sentimentos de amizade do povo birmanês pelo povo coreano.
A visita de amizade que realizam em nosso país constitui uma demonstração da profunda confiança para com nosso povo e mostra claramente que as relações amistosas entre a RPDC e a Birmânia estão se desenvolvendo cada vez melhor a cada dia.
O desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre nossos dois países, ambos situados na região asiática e unidos por estreita afinidade, corresponde não apenas aos interesses dos povos de nossos países, como também contribui para fortalecer a amizade e a unidade entre os povos da Ásia.
As tradicionais relações de cooperação entre a RPDC e a Birmânia estão hoje se fortalecendo e desenvolvendo integralmente, baseadas nos estreitos laços de amizade forjados entre o grande Líder de nosso povo, o camarada Kim Il Sung, e o respeitado dirigente do povo birmanês, o presidente Ne Win.
Acolhemos isso com grande satisfação e acreditamos que, no futuro, as relações entre nossos dois países continuarão florescendo e se desenvolvendo de forma ativa.
O povo coreano considera como um orgulho ter, na Ásia, um amigo tão próximo como o povo da Birmânia e acompanha com profundo interesse a luta de vosso povo pela realização de sua causa.
Estamos bem cientes de que o diligente e talentoso povo birmanês, sob a liderança do Partido do Programa Socialista da Birmânia, está consolidando a independência nacional e construindo vigorosamente a economia e a cultura nacionais.
As novas mudanças que hoje ocorrem na terra birmanesa demonstram a justeza e a vitalidade da política independente implementada pelo governo da Birmânia e mostram que, se o povo, que entrou no caminho da criação da própria vida, mantiver firmemente a independência e mobilizar suas próprias forças, poderá superar qualquer dificuldade e alcançar o crescimento e o desenvolvimento do país.
Nós felicitamos calorosamente o povo birmanês pelas conquistas que está obtendo na construção da nova sociedade e desejamos sinceramente maiores vitórias em suas lutas futuras.
Nosso povo continuará apoiando ativamente a justa causa do governo e do povo da Birmânia, que seguem juntos pelo caminho da independência.
Atualmente, o povo coreano, erguendo bem alto as tarefas de fortalecimento nacional esclarecidas no discurso de orientação política do grande Líder camarada Kim Il Sung na reunião conjunta do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, luta energicamente, sob a direção gloriosa do Comitê Central do Partido, para realizar a jucheanização de toda a sociedade e adiantar a reunificação independente e pacífica da pátria.
O povo coreano, com o apoio e a solidariedade ativa dos povos amantes da paz do mundo, incluindo o povo da Birmânia, conquistará sem falta a histórica causa da reunificação da pátria.
Aproveito esta oportunidade para expressar minha profunda gratidão ao governo e ao povo de vosso país pelo apoio à justa causa de nosso povo pela reunificação independente e pacífica da pátria.
A atual situação internacional é extremamente complexa e tensa devido às manobras de guerra agressiva dos imperialistas.
O governo da República Popular Democrática da Coreia e o povo coreano farão todo o possível para apoiar a justa causa do povo libanês, do povo palestino, do povo sírio e de todo o povo árabe em luta.
Nosso povo, sob o princípio da independência, da amizade e da paz, lutará firmemente unido com o povo da Birmânia, assim como com os povos dos novos países emergentes e as massas progressistas do mundo que defendem a independência, para realizar a independização de todo o mundo.
Por fim, expresso o desejo de que os amigos da Birmânia, durante sua estadia em nosso país, desfrutem de dias agradáveis e confortáveis como em sua própria pátria.
Pela amizade e unidade entre o povo coreano e o povo birmanês,
Pela longevidade e boa saúde do respeitado dirigente do povo da Birmânia, Sua Excelência presidente Ne Win, e de Sua Excelência presidente San Yu,
Pela longevidade e boa saúde do grande Líder de nosso povo, o camarada Kim Il Sung,
Pela longevidade e boa saúde do estimado Dirigente camarada Kim Jong Il,
Pela saúde de Sua Excelência o ministro das Relações Exteriores Chit Hlaing,
E pela saúde de todos os camaradas e amigos aqui presentes, proponho este brinde.
Publicado no diário Rodong Sinmun em 11 de julho de 1982
Nenhum comentário:
Postar um comentário