sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Discurso do Presidente da China, Xi Jinping, na reunião comemorativa pelo 70º aniversário da entrada dos Voluntários do Povo Chinês na Guerra de Libertação da Pátria


 Pequim, 23 de outubro de 2020.

Queridos camaradas e amigos,

Hoje nos encontramos reunidos aqui para celebrar o 70º aniversário da entrada do Corpo de Voluntários do Povo Chinês na guerra para resistir aos Estados Unidos e ajudar a Coreia. 

Setenta anos atrás, os proeminentes filhos e filhas do povo chinês formaram o Corpo de Voluntários do Povo Chinês, assumindo a confiança do povo chinês e a esperança da nação, levantando a bandeira de salvaguarda da paz e da luta contra a agressão. Eles marcharam firmemente atravessando o rio Yalu carregando o espírito de patriotismo e heroísmo e junto com o povo e exército coreanos lograram através de uma árdua e renhida batalha de 2 anos e 9 meses a grande vitória na guerra para resistir à agressão dos Estados Unidos e ajudar a Coreia.

A guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia defendeu contra a agressão e expansão dos imperialistas, salvaguardou a paz e a segurança da República Popular da China e protegeu a vida pacífica do povo chinês, estabilizando a situação na Península Coreana e garantindo a paz na Ásia e no resto do mundo.

A grande vitória na guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia e estará gravada para sempre na história da nação chinesa! Estará sempre gravada nos anais da paz, do desenvolvimento e progressos da humanidade!

Nos últimos 70 anos, sempre tivemos em mente os esforços da geração veterana de revolucionários para salvaguardar a justiça internacional e a paz mundial, que para salvaguardar a segurança da nova China fizeram serviços contínuos. Nós sempre tivemos em mente a correta decisão tomada no Comitê Central do Partido Comunista da China pelo Presidente Mao Zedong, de formar o Corpo de Voluntários do Povo Chinês para entrar na guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia. Neste momento, gostaria de expressar nosso mais profundos sentimentos à geração de revolucionários veteranos.

Nos últimos 70 anos, nunca esquecemos os mártires que demonstraram o elevado heroísmo e poderio do Corpo de Voluntários do Povo Chinês e todos que se dedicaram pela vitória nesta guerra. Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China, do Conselho de Estado e da Comissão Militar Central da República Popular da China gostaria de estender nossa sinceras saudações aos veteranos do Corpo de Voluntários do Povo Chinês, soldados feridos, aos camaradas e povos de todas nacionalidades que apoiaram-nos nesta guerra, particularmente os que serviram na linha de frente, e também aos membros das famílias dos mártires do Corpo de Voluntários do Povo Chinês.

Nas últimas sete décadas, nunca esquecemos os soldados que se sacrificaram heroicamente na guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia. 197.000 heroicos soldados lutaram pela pátria, pelo povo e pela paz. Seus feitos brilharão para sempre e seus nomes ficarão para a posteridade!

Nesta guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia, o partido, governo e povo coreanos cuidou e apoiou o Corpo de Voluntários do Povo Chinês. O povo chinês e o povo coreano e seus respectivos exércitos se uniram formando uma grande amizade durante a batalha sangrenta. Todas organizações, nações e personalidades amantes da paz sempre deram firme apoio à entrada do Corpo de Voluntários do Povo Chinês na Coreia. Em nome do partido, governo e exército da República Popular da China, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a eles.

Queridos camaradas e amigos,

A nação chinesa aspira à paz e o povo chinês ama a paz da mesma forma. O povo chinês sofreu com a invasão de forças estrangeiras e com o fogo de guerra nesta terra. Por isso o povo chinês compreende profundamente a crueldade da guerra e o quão valiosa é a paz. Com a fundação da República Popular da China ainda estava sendo construído do zero. O povo chinês ansiava por paz e tranquilidade. Porém, esta aspiração foi brutalmente confrontada pelos agressores imperialistas que impuseram uma guerra ao povo chinês.

Em 25 de junho de 1950 a Guerra Civil Coreana estourou. O governo dos EUA, com base em sua estratégia global e mentalidade de Guerra Fria, tomou a decisão de intervir na Guerra Civil Coreana e despachou a sétima frota para invadir o Estreito de Taiwan. No início de outubro de 1950, o exército estadunidense, apesar das contínuas advertências do governo chinês, cruzou o paralelo 38 e abriu fogo na fronteira entre a China e a Coreia. E os caças estadunidenses bombardearam a área fronteiriça nordeste da China várias vezes, causando perdas humanas e materiais; a segurança da China estava sendo gravemente ameaçada.

Neste momento crítico, à pedido do partido e governo coreanos,  o partido e governo chineses, com extraordinária coragem e vontade, tomou a decisão histórica de entrar na guerra de resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia. Em 19 de outubro de 1950, o Corpo de Voluntários do Povo Chinês, sob a liderança do comissário político e Comandante Peng Dehuai entrou no campo de batalha na Coreia. Este foi um ato baseado na justiça.

A guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia foi uma guerra moderna travada em condições de extrema disparidade entre as forças das duas partes em conflito. Naquela época a força nacional da China e dos EUA eram muito diferentes. Sob condições extremamente assimétricas e difíceis, os Voluntários do Povo Chinês junto ao exército e povo coreanos trabalharam em estreita cooperação. Logramos a primeira vitória na batalha de Liangshuidong (Onjong) e então batalhamos consecutivamente no rio Chongchon, no Lago Chosin e outras 5 batalhas. E desde então construímos uma fortaleza impenetrável para a defesa e realizamos muitas operações ofensivas esmagando as "operações de estrangulamento" dos imperialistas e resistindo à "guerra biológica". Logramos grandes êxitos na guerra. Povos de várias etnias elogiam o Corpo de Voluntários do Povo Chinês como pessoas queridas. Após árduas batalhas, os exércitos coreano e chinês finalmente derrotaram o exército inimigo e também quebraram a lenda de que os EUA é "invencível" e os forçaram a assinar um acordo de armistício em 27 de julho de 1953.

Durante a guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia, o Comitê Central do Partido Comunista da China coordenou compreensivamente e mobilizou as amplas massas à esta guerra e ofereceu guia correta para as batalhas. Nós honramos os princípios de lutar na guerra junto com a construção e estabilização da situação. O movimento anti-agressão dos EUA uniu o povo chinês para apoiar esta grande guerra relacionada com o destino do povo e da nação.

Em análise final, nós logramos grande vitória declarando a todo o mundo que os invasores europeus e ocidentais não podem mais ocupar um país com alguns canhões.

Queridos camaradas e amigos,

A grande vitória na guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia manifestou que o povo chinês emergia no leste. A guerra foi também um marco importante para o grande rejuvenescimento da nação chinesa e é também significante tanto para a China quanto para o mundo.

Através desta guerra, o povo chinês acabou com a história de invasores despachando tropas à China e criou o berço da nova China. Nós também pudemos desmembrar a conspiração dos imperialistas que nunca mais ousaram tentar invadir a nova China. A nova China finalmente ganhou firme ponto de apoio. Esta guerra resultou em uma pátria segura e pacífica, demonstrando plenamente que o povo chinês sempre derrotará a supressão brutal com espírito indomável.

Camaradas e amigos, 

O mundo pertence a todos os povos. As dificuldades e desafios que o mundo enfrenta exigem que todos países cooperem juntos para solucioná-los. O desenvolvimento pacífico e a cooperação são os únicos caminhos a seguir. No mundo atual, qualquer unilateralismo, protecionismo e egoísmo extremos são totalmente inconcebíveis. Nenhum método de chantagem, bloqueio ou pressão extrema funcionará. Atuar somente em benefício próprio, de forma hegemônica, não funcionará. Tudo isso não só não funciona como leva a um beco sem saída.

A China sempre manteve uma política autodefensiva e o exército chinês é sempre uma força poderosa para assegurar a paz mundial. A China nunca buscará hegemonia ou expansão  e se opõe firmemente à hegemonia e à política de poder.. Nós nunca permitiremos que a soberania, segurança e interesses nacionais sejam violados, e não permitiremos que nenhuma força invadam e dividam nosso sagrado território. Se algo assim ocorrer, o povo chinês aplicará um golpe resoluto.

Camaradas e amigos,

Olhando para trás os 70 anos desde a guerra para resistir à agressão dos EUA e ajudar a Coreia, nos engajamos em novas batalhas históricas com perspectivas brilhantes sobre o rejuvenescimento da nação chinesa, extremamente firmes e confiantes. Nos unamos no entorno do Comitê Central do Partido Comunista da China levando adiante o espírito da guerra de resistência à agressão dos EUA e ajuda à Coreia e marchar em frente em uma nova jornada de construção de um país socialista moderno realizando o sonho do grande rejuvenescimento da nação chinesa!

Versão resumida do discurso - Veja completo em: https://bit.ly/3ook0wz

Nenhum comentário:

Postar um comentário