sábado, 18 de maio de 2019

Representante permanente da RPDC envia carta ao Secretário Geral da ONU


O representante permanente da RPDC ante à ONU, Kim Song, remeteu no dia 17 uma carta ao Secretário Geral da ONU, Antonio Manuel de Oliveira Guterres, com motivo do incidente de expropriação do cargueiro comercial "Wise Honest" da RPDC.

"Recentemente os EUA arrastou para Samoa Americana um cargueiro comercial da RPDC aduzindo suas leis nacionais de sanção, o que mostra que este país bandidesco não leva em consideração nem mesmo o direito internacional", critica a carta e prossegue:

"A sanção unilateral tal como a 'lei de sanções' contra a RPDC baseada na legislação estadunidense, que os EUA utilizou como pretexto para a expropriação do barco, é qualificada, segundo a resolução da 62ª reunião da Assembleia Geral da ONU, como ato ilegal oposto à Carta da ONU e ao direito internacional. É um princípio universal do direito internacional que um Estado soberano não pode ser em nenhum caso o poder judicial de outro país.

Ao despojar esse barco sob a jurisdição da RPDC, os EUA cometeu um atentado contra a soberania em violação flagrante da Carta da ONU.

Dado que aumenta mais do que nunca a preocupação mundial com as consequência da pilhagem dos EUA sobre a situação da Península Coreana, o Secretário Geral da ONU deveria tomar as medidas urgentes para contribuir à estabilização da situação dessa zona e confirmar a imparcialidade de sua organização.

Observaremos a posterior conduta da ONU."

Nenhum comentário:

Postar um comentário