Quem criou a palavra “Orini” (criança) foi Pang Jong Hwan (1899-1931) que fez grande aporte a iniciar e desenvolver a literatura infantil moderna do país.
Eis aqui uma parte de seu artigo “Apreciem mais a criança que o adulto. Se este é a raiz, aquele é o broto.”
Porém seu belo sonho e ideal permaneceram durante muito tempo somente como exortação ao povo coreano privado do país pelo imperialismo japonês.
Seu sonho foi por fim materializado graças a que o Presidente Kim Il Sung logrou a libertação nacional em 15 de agosto de Juche 34 (1945).
Ele definiu primeiro o Dia das Crianças, embora houvessem muitos dias a serem celebrados na pátria liberada e tomou a medida de festejar durante uma semana a primeira festividade das crianças após a libertação do país.
Em 5 de maio de 1946, com motivo do Dia das Crianças, ele enviou a todas crianças do país a carta “Às queridas crianças da nova Coreia” em que disse: “As crianças são o tesouro de nosso país. O futuro da Coreia pertence a nossas crianças. Elas, novo tipo de crianças do novo Estado, que se encarregarão do futuro de nosso país, devem estudar com entusiasmo, gozar de recreação agradável e crescer fortes e robustos.”
Sua mensagem significativa foi a bendição afetuosa às crianças que se encarregariam do futuro da nova Coreia e a declaração histórica que anunciou o futuro brilhante do país do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário