Em um dia de dezembro de Juche 34 (1945), poucos meses depois da libertação do país, o Presidente Kim Il Sung chamou ao seu escritório um funcionário do setor sanitário.
-Chamei você porque soube que nos últimos dias apareceram muitos pacientes que padecem com cólicas em Pyongyang. Por que isso ocorre quando faz frio?- perguntou.
-A qualidade ruim da água da cidade provoca várias enfermidades como a cólica- respondeu o funcionário.
-Desde a antiguidade, Pyongyang era um lugar famoso por seus pitorescos montes e rios e paisagem espetacular. Contudo, seu ambiente natural foi destruído desmesuradamente devido à cruel dominação colonial do imperialismo japonês - disse o Presidente.
-Hoje, uma vez liberado o país, tomar estritas medidas profiláticas é uma das tarefas primordiais para liquidar os resíduos da dominação colonial do imperialismo japonês e estabelecer um regime sanitário democrático em favor do povo.
-É preciso pôr empenho no trabalho profilático para prevenir a epidemia- disse e destacou a necessidade de implantar o sistema profilático de caráter popular e criar órgãos profiláticos, assim como um centro investigativo para prevenir epidemias.
Assim foi estabelecido o primeiro instituto especializado em profilaxia contra epidemias mesmo naqueles dias difíceis logo após a libertação.
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário