Quando se acelera a marcha de todo o povo para vencer o flagelo nacional sem precedentes com a convicção, vontade e unidade, típicas da Coreia Juche, e coroar este ano histórico como marco de viragem para o desenvolvimento da revolução sob a guia do invencível Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, foi realizada de 8 a 10 de junho de Juche 111 (2022) no salão de reuniões da sede do CC do Partido a sessão ampliada da V Reunião Plenária do VIII Período desta organização partidista.
A sessão, convocada atraindo as expectativas e atenção de todos os militantes do partido e habitantes do país, fez balanço intermediário do estado de cumprimento das principais políticas do partido e do Estado para 2022 que possuem importância-chave para a implementação da resolução do VIII Congresso do Partido.
Determinou ademais o rumo de trabalho e a orientação de luta do segundo semestre do ano e buscou meios para os discutidos planos de ações orientados a impulsionar enérgica e exatamente as importantes questões estatais.
Esteve presente na ocasião o Secretário-Geral do PTC, Kim Jong Un.
Quando saiu à tribuna da sede da reunião, todos os reunidos receberam com aclamações estrondosas rendendo máxima homenagem ao grande líder do PTC e destacado dirigente da revolução jucheana.
Assistiram os membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC, os integrantes e os membros suplentes do BP e do CC do PTC.
Participaram na qualidade de observador os funcionários dos departamentos do CC do Partido e os quadros responsáveis dos ministérios, órgãos centrais, instituições diretivas de nível provincial, cidades e condados e das importantes fábricas e empresas.
Foi composta a presidência com os membros do BP do CC do Partido.
O BP encomendou ao estimado camarada Kim Jong Un que presidisse a sessão.
Antes de tudo, ele se referiu ao objetivo e importância da convocação da sessão.
Disse que no primeiro semestre deste ano, foram acumuladas experiências e lições importantes em todos os trabalhos do Estado mantendo com firmeza o rumo de luta para cumprir as tarefas indicadas na IV Reunião Plenária do VIII Período do CC do Partido e superando tenazmente muitas dificuldades e a crise.
"A severa situação, que se complicou com a chegada da grave crise sanitária, nos exige examinar corretamente a atual conjuntura difícil e tomar ativamente as medidas que prevejam até as provas eventuais do futuro", apontou.
"O objetivo e importância da presente Reunião Plenária residem em fomentar e ampliar os êxitos positivos logrados na luta do primeiro semestre para implementar as políticas do partido e do Estado para 2022, designadas pela reunião plenária anterior, e corrigir os defeitos", precisou.
"Igualmente, radicam em reforçar no tempo oportuno a garantia científica de cumprimento das tarefas enormes propostas este ano assim como despertar e mobilizar mais uma vez todo o partido e todo o povo", ressaltou.
Seguem abaixo os pontos da agenda apresentados na ocasião.
1. O problema da organização.
2. Sobre o balanço intermediário do estado de cumprimento das principais políticas do partido e do Estado para 2022 e as medidas correspondentes.
3. Sobre as tarefas para controlar a atual situação de profilaxia de emergência e construir a capacidade profilática do Estado
4. Sobre a emenda e complementação de alguns conteúdos dos Estatutos do Partido e seu glossário.
A sessão aprovou por unanimidade esses temas da agenda.
Como primeiro ponto, discutiu o problema de organização.
Destituiu e elegeu os membros e os membros suplentes do CC do PTC e de seu BP, os secretários do CC do Partido, os membros da Comissão Militar Central do Partido e o presidente e um membro da Comissão Revisora Central do Partido.
Igualmente, destituiu e nomeou os chefes de departamento do CC do Partido e alguns quadros das instituições do governo.
Os membros suplentes do CC do Partido, Pak Ji Min, Pak Su Il e Choe Son Hui foram eleitos como membros plenos e assumiram diretamente este cargo Jo Chun Ryong, Pak Hui Chol, Kim In Chol, Ri Chang Dae e Han Kwang Sang.
Foram eleitos como membros suplentes do CC do Partido, Jang Chang Min, Kim Sun Chol, Sin Chang Nam, Ma Hyok Chol, Pak Hyong Ryol, Kwak Jong Jun, Ri Tu Il, Kim Tu Il, Kwak Yong Ho, Ryo Chol Ung, An Yong Hwan e Jon Sung Guk.
Os membros suplentes do BP do CC do Partido, Jon Hyon Chol e Ri Thae Sop, ascenderam ao posto de membro pleno do BP, assim como Pak Thae Song que não passou pela suplência.
Foram eleitos como membros suplentes do BP Jo Chun Ryong, Pak Su Il, Ri Chang Dae, Choe Son Hui e Han Kwang Sang.
Kim Jae Ryong, Jon Hyon Chol e Pak Thae Song foram eleitos como secretários do CC do Partido.
Foram eleitos como novos membros da Comissão Militar Central do Partido, Ri Thae Sop, Jo Kyong Chol, Pak Su Il e Ri Chang Ho.
Foram nomeados como chefes de departamento do CC do Partido, Jo Yong Won, Jo Chun Ryong, Jon Hyon Chol, Ri Chung Gil, Ri Son Gwon e Han Kwang Sang.
Kim Jae Ryong e Kim In Chol foram eleitos como presidente e membro da Comissão Revisora Central do Partido, respectivamente.
Jon Sung Guk foi nomeado vice-Primeiro-Ministro e Choe Son Hui, Pak Hyong Ryol e Kwak Jong Jun como ministros das Relações Exteriores, da Indústria Alimentar e do Comércio, nesta ordem.
Ri Tu Il foi eleito presidente do Comitê Estatal de Ciência e Tecnologia e Kim Tu Il foi nomeado como chefe da Direção Política do Conselho de Ministros e secretário responsável de seu comitê partidista.
A sessão deliberou e aprovou o projeto de realocação de alguns comandantes das instituições das forças armadas, apresentado pela Comissão Militar Central do PTC.
Ri Thae Sop e Jong Kyong Thaek foram nomeados como chefes do Estado-Maior-General e da Direção Política Geral do Exército Popular da Coreia e Pak Su Il e Ri Chang Dae como ministros de Segurança Pública e de Segurança Estatal.
A sessão procedeu ao debate do segundo ponto "Sobre o balanço intermediário do estado de cumprimento das principais políticas do partido e do Estado para 2022 e as medidas correspondentes".
Kim Tok Hun, membro do Presidium do BP do CC do PTC, vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e Primeiro-Ministro da RPDC, informou à sessão o estado de trabalho do Estado no primeiro semestre para cumprir a política econômica disposta pela edição anterior da reunião plenária.
Citando dados, enumerou os êxitos e defeitos reportados nesse empenho.
Ato seguido, o chefe de departamento do CC do PTC, Ri Chol Man, informou à sessão a situação das tarefas agrícolas deste ano.
O CC do Partido escutou e analisou esses informes e deu a avaliação correspondente.
O estimado camarada Kim Jong Un proferiu o discurso de conclusão sobre o segundo ponto da agenda.
Sobretudo, falou do avanço alcançado no semestre passado nas atividades políticas do Estado e sua administração, desenvolvimento e capacidade de reação e controle da crise.
"Em vários eventos políticos no primeiro semestre do ano, demonstramos patentemente a todo o mundo o poderio irresistível do socialismo do Juche ao fomentar a mentalidade de dar primazia à nossa ideia, ao nosso regime e ao nosso Estado e consolidar ainda mais a unidade monolítica entre o partido, o Estado e o povo", recordou e prosseguiu:
"Diante da situação política internacional em mudança brusca e do ambiente de segurança da Península Coreana que se mantém na conjuntura de tensão, tomamos as medidas responsáveis e indispensáveis a respeito e, como seu resultado, foi logrado um avanço histórico em reforçar a garantia de segurança nacional e a base de confiança nela.
No domínio da economia, trabalharam intensamente para cumprir a resolução da Reunião Plenária do CC do Partido, que insta a revitalizar a produção em geral e preparar a garantia de cumprimento do Plano Quinquenal e, por conseguinte, cresceu a produção em muitos setores e continua a tendência de ascensão da economia em seu conjunto.
Enquanto ao cumprimento da política econômica do Estado, se pode avaliar como êxito importante a manutenção segura da estabilidade e da velocidade de desenvolvimento sob a eventual situação de profilaxia de emergência.
Embora tenha sido posta em prática em âmbito nacional a medida de isolamento após a ascensão ao máximo do grau profilático do Estado, o setor da economia soube como lidar diante dos distúrbios temporários e organizou e dirigiu escrupulosamente os trabalhos segundo a exigência da situação da emergência, de maneira que foi impulsionado tenazmente o cumprimento da política econômica.
Em um mês transcorrido desde a operação do sistema profilático de máxima emergência, esse ramo desenvolveu a capacidade de reação à crise, passou pelo importante período de experimentação e fortalecimento que serviu para melhorar a habilidade de projetar e dirigir de maneira escrupulosa e acumulou experiências e lições importantes.
Ao igual que no ano passado, o setor de construção deu bom impulso este ano à edificação de uma grande avenida moderna e várias bases produtivas, que proporcionarão à população melhores condições e ambiente de vida, enquanto se encontram próximos da inauguração dos importantes objetos de construção.
Foram obtidos êxitos magníficos também na obra de remodelar e modernizar as bases industriais de importância nacional e criar o exemplo de desenvolvimento da indústria local, segundo a resolução da IV Reunião Plenária do VIII Período do CC do Partido.
No ramo agrícola, se deu enfoque ao cultivo de trigo e cevada e foram impulsionados de maneira simultânea e tenaz o combate à seca e as atividades agrícolas primaverais, de modo que foram conhecidos o novo ponto de vista ideológico e o elevado ânimo de trabalhar com toda energia para implementar as políticas do partido."
O Secretário-Geral disse que se fez mais firme a confiança de todo o povo na liderança e políticas do partido e o avaliou como valioso êxito político incomparável com nenhuma riqueza material. E expôs a vontade do Comitê Central do Partido de impulsionar energicamente o desenvolvimento multilateral mais veloz conduzindo ao triunfo todos os assuntos estatais.
Foram apontados em seu discurso os desvios observados na execução das políticas partidistas e estatais no primeiro semestre e suas causas, e enumerados os meios e as medidas partidistas para corrigi-las.
O Secretário-Geral destacou a urgência de preparar novo ponto de viragem na guia e administração da economia com motivo da presente sessão plenária e elucidou as tarefas para implementar incondicionalmente a política econômica do partido e do Estado para o segundo semestre.
Ensinou em detalhes o rumo de trabalho das indústrias-chaves como a metalúrgica, a química, a elétrica e a carbonífera para o segundo semestre e as providências de execução.
Apresentou a agricultura e a produção de artigos de consumo como maior prioridade das tarefas econômicas deste ano.
Fez referência aos meios práticos para impulsionar com energia a implementação da política agrícola do partido, entre outros, concluir exitosamente o cultivo de trigo e cevada de primeira colheita para que surta efeito desde o primeiro ano a nova orientação do partido sobre a revolução agrícola; completar os preparativos prévios para proteger em todo o possível as plantações agrícolas dos desastres naturais; elevar o nível científico de fertilização e cuidado; aumentar a proporção de mecanização das atividades agrícolas; intensificar a guia científica sobre as gestões agrícolas e potenciar o apoio estatal a este ramo.
Se pôs ênfase nas medidas realistas para facilitar substancialmente as condições de vida da população ao empreender com dinamismo a campanha de produção e a luta por seu aumento na indústria leve apresentando como pauta as necessidades de vida dos habitantes.
"Compete ao ramo de construção a tarefa combativa de manifestar a todo o mundo o temperamento do socialismo ao estilo coreano mediante o cumprimento incondicional e consecutivo das obras importantes planejadas este ano", apontou o discurso.
Tratou do problema de fazer o Conselho de Ministros, as províncias, cidades e condados cumprir sem falta a tarefa do primeiro ano da construção de morais rurais que foi iniciada em grande dimensão no ano em curso, de maneira que os trabalhadores agrícolas comprovem com os próprios olhos a justeza e a vitalidade do programa do partido em matéria da construção rural socialista.
Igualmente, foram abordados o tema de prestar atenção estatal a aumentar rapidamente o poderio das ciências e tecnologias tomando-as como linha vital para o desenvolvimento da economia e o de inovar decisivamente a administração econômica, etc.
O Secretário-Geral pôs ênfase especial em adotar uma visão correta sobre a educação no momento atual.
"A educação não é um trabalho de efeitos visíveis por agora mas um trabalho perspectivo e os esforços atinados a respeito fundamentam o desenvolvimento posterior", disse e insistiu em intensificar a direção e ajuda estatais pela revolução educacional, inclusive a direção partidista e política sobre este setor e a guia técnica sobre os conteúdos didáticos.
Apresentou o rumo de trabalho dos ramos de literatura e arte e de imprensa e informação ressaltando sua importância em alentar a marcha de todo o povo deste ano que acompanha as provas inauditas, e fazer reinar o ímpeto revolucionário de materialização das políticas partidistas em todos os domínios da construção socialista.
Ademais, ele advogou por seguir canalizando muitas forças ao fortalecimento do potencial de defesa nacional.
"Hoje em dia, é muito grave o ambiente de segurança de nosso Estado e a situação do contorno corre o perigo de se tornar extrema", apontou e acrescentou que tal situação urge alcançar com mais adianto a meta de aumento da capacidade de defesa nacional.
Dizendo que o direito à autodefesa é precisamente a defesa da soberania nacional, reiterou o princípio de luta do partido de responder à intransigência com intransigência e lograr a vitória no enfrentamento frontal sem retroceder nem um passo na defesa da soberania nacional.
E apresentou as tarefas combativas que devem levar adiante a todo custo as forças armadas da RPDC e o setor de investigação da defesa nacional.
Aclarou os princípios e as orientações estratégicas e táticas a ser mantidas na luta contra os inimigos e no trabalho com estrangeiros.
Em seguida, foi analisada e balanceada com rigor a luta contra os fenômenos opostos e alheios ao socialismo, empreendida no primeiro semestre, e foram apresentados os problemas de princípios para seguir reforçando-a.
Foram indicados os rumos de trabalho para lograr êxitos inovadores ao elevar a responsabilidade, o papel e a capacidade organizativa das filiais a todos os níveis do partido e seus funcionários e fazer substancial a direção partidista sobre as questões econômicas.
O Secretário-Geral apontou que é preciso abrir nova conjuntura de desenvolvimento vigoroso do Estado e fazer todo o possível para cumprir perfeitamente todos os trabalhos deste ano ao ritmo de desenvolvimento planejado considerando o período de inauditas provas severas como uma oportunidade para se tornar mais forte e dando provas da firme vontade e de empenho tenaz.
Finalizando o discurso, chamou a mobilizar tudo para alcançar satisfatoriamente as metas deste ano significativo tendo em mente que o cumprimento do plano da economia nacional significa a fidelidade e o serviço abnegado ao partido e ao povo.
Todos os participantes expressaram com efusivos aplausos o pleno apoio ao discurso de conclusão que aclara a estratégia de luta para elevar ao máximo a direção e a combatividade do partido de acordo com a exigência da revolução em desenvolvimento, superar com seu poderio absoluto todos os obstáculos e dificuldades existentes e impulsionar energicamente o processo de desenvolvimento integral do socialismo.
A conclusão programática do Secretário-Geral serve de valioso programa de execução e poderosa bandeira combativa por haver apresentado a guia de luta mais acertada e os meios científicos para reverter a situação severa em uma boa oportunidade para o fortalecimento das forças próprias e internas e lograr um avanço notável em 2022, importante período para o cumprimento do Plano Quinquenal de desenvolvimento e mudança.
A sessão discutiu o terceiro ponto da agenda "Sobre as tarefas para controlar a atual situação de profilaxia de emergência e construir a capacidade profilática do Estado".
O Secretário-Geral apresentou um informe em que estão anotados os meios estratégicos e táticos para recuperar a estabilidade após eliminar definitivamente a crise pandêmica e acelerar a construção da capacidade profilática do Estado e a de sua reação à crise.
Se referiu ao propósito de abordar como um ponto independente da agenda da presente sessão o tema de profilaxia que já foi discutido em várias reuniões importantes do partido depois do surto de COVID-19 em âmbito mundial.
"Dado que a campanha profilática estatal superou o inesperado momento crítico e passou da etapa centrada no bloqueio à nova deste e à de eliminação em paralelo, a tarefa urgente que corresponde a nosso partido e Estado é corrigir o quanto antes os defeitos e vícios existentes no mesmo trabalho e adotar as medidas decisivas para o aumento da capacidade antiepidêmica do país", destacou.
Insistiu em examinar global e exatamente a campanha profilática estatal e elaborar e praticar a política mais aprofundada e desenvolvida desta matéria para garantir com firmeza a construção socialista e a segurança de administração estatal e oferecer à população um ambiente profilático confiável.
Após falar da necessidade e urgência de potenciar a base sanitária do país e acelerar a construção da capacidade profilática estatal, instruiu analisar e balancear profundamente com o ponto de vista crítico e aspirante ao desenvolvimento os vícios e erros cometidos em cada setor no período de profilaxia de máxima emergência e promover de maneira mais científica e revolucionária o projeto de reajustar e reforçar o sistema estatal de trabalho como o capaz de fazer frente à crise profilática.
Apresentou as importantes tarefas e meios que devem cumprir incondicionalmente o Conselho de Ministros, as direções de profilaxia de emergência, o setor de saúde pública, as instituições judiciais e procuradoria e as de segurança pública e estatal com vista a acabar com a crise epidêmica e recuperar a estabilidade profilática.
"A política profilática pode triunfar somente com a combinação da rigorosidade com o caráter científico e avançado", disse e instruiu renovar constantemente o sistema e os métodos correspondentes.
Apontou que a campanha profilática no país não se baseia nos aparatos institucionais ou nos meios técnicos e materiais mas na unanimidade voluntária dos habitantes e que se pode lograr grande vitória somente com o apoio nas massas populares e com a incorporação de todas elas.
Exigiu às organizações partidistas a todos os níveis que desenvolvam com dinamismo a campanha ideológica para mobilizar todo o povo à batalha profilática e a dirigirem com toda responsabilidade.
Ratificou que se adiantará a vitória da guerra antiepidêmica de hoje se todas as células partidistas buscam com iniciativa o que lhes compete fazer na atual crise epidêmica e conduzem seus integrantes a cumprir seu dever e responsabilidade coordenando os pensamentos e ações.
"Os funcionários devem conduzir os militantes partidistas e as amplas massas pondo-se sempre à frente da campanha profilática e tomar as medidas oportunas averiguando corretamente no terreno o estado operacional do sistema de profilaxia de emergência", indicou.
Enfatizou repetidamente que na atual batalha profilática, as organizações partidistas devem demostrar sua irreprimível capacidade organizativa e direção e fazer do processo de superação da crise atual o de fortalecimento de si mesmas.
Pôs ênfase em superar exitosamente a atual crise profilática e impulsionar energicamente ao mesmo tempo a construção da capacidade profilática do Estado.
"A capacidade profilática estatal, que nos propomos, é o ente integral do duradouro sistema e disciplina de trabalho, do pessoal técnico, da base material e das potencialidades, a qual permitirá controlar e eliminar com iniciativa e estabilidade qualquer crise sanitária que flagele o país", precisou.
O Secretário-Geral resumiu e analisou as valiosas experiências e lições adquiridas na preservação da segurança profilática por mais de 2 anos em virtude da política deste tema ao estilo coreano e na operação do sistema de máxima emergência. Indicou que todas as políticas e guias antiepidêmicas implementadas até a data e as medidas postas em prática pelo Partido e o governo, servem de grande recurso inicial para a construção da capacidade antiepidêmica do Estado.
E apresentou a meta imediata e a perspectiva para o reforço da base técnica e material da profilaxia do Estado e os meios detalhados para alcançá-las.
Avaliou que a atual guerra profilática constitui um motivo para obter as preciosas experiências e estratégia com que se poderá defender fidedignamente a segurança do Estado e do povo em qualquer crise sanitária do futuro. E instruiu provocar um milagre, nunca antes visto no mundo, na obra de recuperar a estabilidade profilática ao intensificar ainda mais os trabalhos partidistas, os econômicos e a assistência médica para que se ponham em pleno manifesto o poderio organizativo da sociedade coreana e a superioridade do regime de saúde pública socialista.
Exortou com veemência a defender firmemente a saúde e a tranquilidade do povo apreciado ao organizar e empreender de maneira minuciosa, hábil e substancial o trabalho profilático de emergência com convicção e coragem e dar bom impulso à construção da capacidade profilática do Estado e a de sua reação à crise.
Escutando o informe do Secretário-Geral, todos os reunidos redobraram a decisão de pôr em pleno jogo seu empenho, ousadia, capacidade e inteligência na primeira linha da frente profilática com profundo sentimento de responsabilidade e fidelidade à revolução e o espírito de serviço incondicional e abnegado ao povo.
Atendo-se à ideia e ao espírito do discurso de conclusão e do informe do Secretário-Geral, a sessão organizou reuniões de estudo e consulta por seções para delinear as medidas científicas orientadas a executar cabalmente as tarefas de luta para 2022 que a IV Reunião Plenária do VIII Período do CC do PTC indicou.
Os membros do BP do CC do Partido e de seu Presidium dirigiram essas reuniões divididas em 9 seções em que foram discutidas profundamente as tarefas indicadas no projeto de resolução e foram apresentados muitos projetos construtivos em um ambiente caracterizado pela posição séria e mobilizada e pelo elevado entusiasmo dos participantes.
Jo Yong Won, membro do Presidium do BP e secretário de Organização do CC do PTC, informou ante a sessão as opiniões recolhidas pelo grupo de elaboração do projeto de resolução.
A reunião deliberou finalmente as opiniões sintetizadas e aprovou por unanimidade a resolução do segundo ponto da agenda "Sobre o reajuste de algumas tarefas políticas principais do Partido e do Estado para 2022" e a outra do terceiro ponto "Para tomar as medidas decisivas com vista a aumentar consideravelmente a capacidade profilática do Estado".
A reunião passou ao debate do quarto ponto "Sobre a emenda e complementação de alguns conteúdos dos Estatutos do Partido e seu glossário".
Os membros do órgão de direção central do partido coincidiram em que os conteúdos submetidos à consideração têm suma importância para melhorar a combatividade e direção do partido e consolidar sua base ideo-organizativa.
Na ocasião foi aprovada a resolução correspondente pela votação a favor de todos os participantes.
O Secretário-Geral proferiu o discurso de encerramento.
Ele disse que os planos progressistas e inovadores estabelecidos nesta sessão ampliada refletem a confiança em si mesmos, o ânimo redobrado e a firme vontade dos integrantes do órgão de direção central do partido que se levantaram com valentia em correspondência às exigências do partido e da revolução sem vacilação alguma ante ao flagelo nacional sem precedentes. E estendeu uma saudação de estímulo combativo a eles e, por seu intermédio, às organizações e militantes de todo o partido.
"A tarefa importante que se apresenta diante de nós hoje em dia constitui a ordem suprema que o povo deu ao partido e ao governo", apontou e expôs a esperança e convicção de que todos os membros do órgão de direção central do partido alcançarão vitórias fulminantes nas frentes da construção socialista e da campanha antiepidêmica pondo-se à frente das filas em avanço, após tomar seriamente suas responsabilidades e deveres assumidos ante ao partido, à revolução, à pátria e ao povo.
A sessão ampliada da V Reunião Planária do VIII Período do CC do PTC, realizada em um clima marcado pela alta disposição revolucionária de todos os participantes, concluiu com êxito seu trabalho jurando permanecer sempre fiel à ideia revolucionária e causa do Presidente Kim Il Sung e do Dirigente Kim Jong Il.
A reunião será registrada com letras douradas nos anais da revolução do Juche como uma reunião de luta e avanço que demonstrou mais uma vez o atributo revolucionário e o inflexível ímpeto combativo do PTC que forja com brio a nova era da potência próspera e a de desenvolvimento integral do socialismo tomando como linha vital a ideia revolucionária e a direção única do CC do Partido e valendo-se da invencível força motriz consolidada em meio às provas.
Os textos íntegros do programático discurso de conclusão e informe do estimado camarada Kim Jong Un serão impressos na Editora do PTC e distribuídos às organizações de distintos níveis de todo o partido.
Fotos: https://bit.ly/39nENOi
Nenhum comentário:
Postar um comentário