segunda-feira, 27 de junho de 2022

As históricas relações amistosas que se desenvolveram com a independência de Moçambique


25 de junho deste ano marcou o 47º aniversário da independência de Moçambique e da fundação da República, e ao mesmo tempo, o 47º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República de Moçambique.

Há uma razão profunda que fez coincidir o dia da independência de Moçambique e o dia do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O grande camarada Kim Il Sung, que tinha o dever moral internacionalista infinitamente nobre, prestou profunda atenção à luta do Partido Frente de Libertação de Moçambique e do povo moçambicano que empreendiam uma árdua luta contra os colonialistas desde a década de 1960 e enviou apoio e solidariedade desinteressados no material e espiritual.

O grande Líder camarada Kim Il Sung recebeu cordialmente as delegações do Partido Frente de Libertação de Moçambique lideradas por Samora Moisés Machel que visitaram nosso país em setembro de 1971 e março de 1975 e deu valiosas instruções para que o povo moçambicano pudesse lograr a vitória decisiva na luta de libertação nacional e enviou muitos materiais de assistência a eles.

Em 25 de junho de 1975, o grande Líder camarada Kim Il Sung tomou medidas para que nosso país estabelecesse as relações diplomáticas a nível de embaixadores com a República de Moçambique imediatamente após o país africano lograr a independência.

O primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, infinitamente fascinado pela destacada capacidade política, nobres traços e dever moral internacionalista do grande camarada Kim Il Sung, expressou seu sentimento sincero em um comício histórico para proclamar a independência como segue.

“Graças ao grande herói camarada Kim Il Sung, que nos aclarou o caminho a seguir, o povo de Moçambique pôde romper as correntes da escravidão e acolher a libertação e e devemos expressar agradecimento devidamente ao camarada Kim Il Sung com a alma dos mártires que lutaram para que alcançássemos este dia, derramando o sangue e sacrificando a vida.”

Durante quase meio século depois do estabelecimento das relações diplomáticas, as relações entre os dois países se desenvolveram favoravelmente sem cessar em vários setores como política, economia e cultura.

Moçambique, que se esforça para lograr a estabilidade social e o desenvolvimento econômico e promover a paz e segurança do mundo, foi eleito recentemente como país membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o mandato de 2023-2024.

Esta é uma devida avaliação sobre os esforços do governo e povo de Moçambique que mantiveram sempre a posição independente e a imparcialidade para a defesa dos direitos e interesses dos países em via de desenvolvimento.

Nós enviamos invariável apoio e solidariedade à luta do governo e povo de Moçambique e nos esforçaremos ativamente para desenvolver continuamente as tradicionais e históricas relações de amizade e cooperação RPDC-Moçambique

Pak Yong Hyok, secretário-geral da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário