24 de junho deste ano marca o 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Democrática Popular do Laos.
Os enlaces de amizade bilaterais foram iniciados há 57 anos pelo primeiro encontro em Pyongyang do Presidente Kim Il Sung com Kaysone Phomvihane, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos.
Em 28 de outubro de Juche 54 (1965) o Presidente recebeu calorosamente no aeroporto o camarada Kaysone Phomvihane e sua comitiva que faziam sua primeira visita ao nosso país.
Durante sua permanência, o anfitrião coreano apoiou a luta do povo laosiano pela salvação nacional, estabeleceu uma relação especial com o visitante e criou a nova história e tradição de amizade entre ambos países que se desenvolveria sob a bandeira do socialismo.
Posteriormente se encontrou com ele em várias oportunidades e melhorou as relações bilaterais como a história preciosa da camaradagem apoiando ativamente no aspecto material e espiritual a luta do povo laosiano pela libertação nacional e a construção da nova sociedade.
O Presidente Kim Il Sung e o Dirigente Kim Jong Il deram calorosas boas-vindas a Kaysone, presidente do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e da República Democrática Popular do Laos que fez a quarta visita à RPDC em abril de Juche 81 (1992), com motivo do 80º aniversário de Kim Il Sung.
Sua visita oficial à frente da delegação do partido e do Estado de grande envergadura constituiu uma mostra de infinito respeito e veneração ao Presidente e serviu de estímulo à luta do partido e povo coreanos para defender e fazer avançar energicamente o socialismo ao nosso estilo, o centrado nas massas populares.
Durante sua permanência, o visitante laosiano outorgou ao líder coreano máximas condecorações de seu país, obsequiou presentes preciosos aos nossos grandes Líderes e participou nos atos comemorativos pelo 80º aniversário do Presidente e do 60º aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia.
Em acato ao legado do Presidente, o Dirigente Kim Jong Il se esforçou muito para consolidar ainda mais os laços bilaterais.
Em setembro de Juche 100 (2011), último ano de sua vida, teve o encontro significativo com Choummaly Sayasone, máximo dirigente do partido e do Estado do Laos que visitou nosso país, ocasião em que deu grande aporte a desenvolver ainda mais as relações de amizade e cooperação entre ambos países.
Quando o Dirigente Kim Jong Il faleceu inesperada e lamentavelmente, os quadros do partido e do Estado do Laos, incluindo o presidente do parlamento nacional, realizaram uma visita de condolência à embaixada da RPDC em seu país e expressaram profundo pesar recordando o grande Dirigente que se abnegou para o desenvolvimento das relações entre ambos países.
Este vínculo, que vem sendo consolidado e desenvolvido incessantemente século após século, entrou em uma nova etapa sob a atenção profunda dos Líderes de ambos países.
O Secretário-Geral Kim Jong Un faz intensos esforços para desenvolver em etapa mais alta as relações de amizade entre RPDC e Laos, herança preciosa dos grandes Líderes antecessores.
Graças à vontade invariável dos líderes de ambos países de preservar firmemente os méritos dos líderes antecessores, a amizade entre RPDC e Laos se fortalece e desenvolve incessantemente sem descolorir-se mesmo com o passar do tempo e em meio ao turbilhão da situação internacional complicada.
Os povos dos dois países vigorizam as relações bilaterais intensificando o apoio mútuo e a cooperação de acordo com os interesses comuns, superando as provas e dificuldades que se apresentam.
Nos últimos anos se intensificaram as viagens, contatos e intercâmbios das delegações do partido e do Estado de ambos países e foram organizados os grupos de amizade de deputados à Assembleia Popular Suprema da RPDC e à Assembleia Nacional do Laos, respectivamente, ativando assim o intercâmbio de opiniões e a cooperação entre os dois órgãos legislativos.
Desenvolver as tradicionais relações de amizade bilaterais baseadas na camaradagem segundo a demanda da nova época é a vontade invariável de nosso partido e povo.
O povo coreano confia tem a confiança em que o partido e povo do Laos farão avançar vitoriosamente a construção socialista ao cumprir sem falta a meta de luta apresentada no XI Congresso de seu partido superando todo tipo de desafios e dificuldades.
No futuro também, a excelente amizade bilateral entre ambos países se desenvolverá invariavelmente na luta dos povos de ambos países pelo cumprimento da causa socialista.
Kim Sung Chan, presidente do grupo de amizade RPDC-Laos de deputados à Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário