Durante a Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950-27 de julho de 1953) foram criadas muitas canções que estimularam energicamente os civis e militares.
Entre elas há a “Canção da defesa da pátria”, peça musical de marcha, difundida antes que outras no período da guerra.
Reflete o espírito combativo, a firme fé na vitória e o fervente patriotismo dos soldados do Exército Popular que se lançaram na sagrada luta de defesa da pátria.
Demonstra o orgulho dos soldados do EPC que lutaram em defesa do amado país e seu firme espírito patriótico e vontade de não ceder aos inimigos nem uma polegada do território da pátria.
Derramamos o sangue ardente pela pátria,
brilham as estrelas gloriosas em nossas cabeças.
…
Os soldados, cantando esta canção, marchando à frente com ânimo redobrado.
A canção “À batalha decisiva” infundiu coragem aos combatentes na passada guerra.
Os chama a ir ao combate de vida ou morte tendo em mente seu juramento de fidelidade dedicado ao grande Líder Kim Il Sung, para vingar seus camaradas de armas que caíram heroicamente na renhida luta para defender a pátria.
Esta canção imponente e enérgica incitou os militares a manifestar o heroísmo coletivo sem igual nos combates contra os agressores.
Nos campos de batalha ressoaram também “Passo da montanha Mungyong”, “Canção dos artilheiros da costa” e outros cantos que inspiram o implacável ódio aos inimigos e a determinação de aniquilá-los. Instigados por estas canções, os soldados não vacilaram em dar sua vida e juventude pela amada pátria.
“Minha canção na trincheira” e “A querida casa em minha terra-natal”, que representam o nobre espírito patriótico dos militares e civis da retaguarda, convocaram estes a realizar grandes méritos.
Nesse período foram criadas as canções que descrevem a heroica luta dos habitantes da retaguarda que apoiaram ativamente os militares e a unidade entre exército e povo e são transmitidas até hoje como obras célebres.
Podem ser citadas como exemplo “Vamos lá, boi malhado!”, “Junto ao manancial”, “Meu amado se tornou herói” e “Ninguém sabe”
Estas canções expressam vividamente a firmeza e o belo mundo espiritual dos habitantes da retaguarda que se mobilizaram para ajudar a frente com fé na vitória na guerra e otimismo, sua vida sem pessimismo que manteve mesmo em meio às chamas da guerra. Foram muito difundidas entre militares e civis.
Ressoando nos campos de batalha e lugares de trabalho, infundiram confiança na vitória aos militares e civis e impuseram terror e desespero aos inimigos.
Assim contribuíram em grande medida a antecipar a vitória na guerra.
Transcorreram dezenas de anos desde o cessar-fogo.
Hoje também as canções criadas no tempo de guerra são cantadas como marcha de vitória, exortando a população a realizar novas proezas.
Pak Kum Song
Nenhum comentário:
Postar um comentário