quinta-feira, 21 de junho de 2018

Kim Il Sung sobre o significado internacional da Ideia Juche


Pergunta: Vossa Excelência Sr. Presidente, o que, na sua opinião, é o significado criativo da Ideia Juche, da revolução coreana e de suas atividades pessoais para a Coreia, em primeiro lugar, e para todos os países do mundo em geral, na aplicação do marxismo-leninismo às realidades de cada país, levando em consideração o internacionalismo revolucionário?

Resposta: Você me perguntou qual o significado da Ideia Juche, da revolução coreana e de nossas atividades para a Coreia e para o mundo. Eu acho que você vai ter a resposta quando eu explicar a Ideia Juche do nosso partido.

A palavra Juche, amplamente conhecida no mundo de hoje, é um termo que sustenta a ideia de que as massas populares são mestres da revolução e da construção e que também são sua força motriz. A revolução não pode ser exportada nem importada, nem pode ser feita por outras pessoas em seu lugar. O mestre da revolução em cada país é o próprio povo. Portanto, os povos de cada país devem resolver todos os problemas que surgem no curso da luta revolucionária e do trabalho de construção por seus próprios esforços, adotando uma atitude independente e criativa, a atitude de mestres em relação à revolução em seu país.

No curso da luta pela libertação nacional e independência, percebemos nitidamente que, para tornar a revolução coreana um sucesso, o povo coreano teria que adotar a atitude de mestres, usar sua própria iniciativa e formar seu próprio julgamento sobre todos os problemas que surgiram na revolução e resolvê-los por seus próprios esforços em conformidade com as condições específicas vigentes em seu país. Com base na experiência e lições aprendidas na luta revolucionária, apresentamos a Ideia Juche e persistentemente nos empenhamos em incorporá-la em todos os campos da revolução e da construção.

Pode-se dizer que a estrada coberta pela revolução coreana foi aquela em que a Ideia Juche foi incorporada em todas as esferas da vida social.

A ideia Juche é a única ideia orientadora do nosso Partido e a bússola que orienta todas as atividades do governo da nossa República. Todas as linhas e políticas do nosso Partido e do Governo da República baseiam-se na Ideia Juche e incorporam-na.

Guiados pela Ideia Juche e incorporando-a em todos os campos - político, econômico, militar e cultural - nosso povo conquistou uma grande vitória na revolução e na construção. Todos os sucessos alcançados por nosso pessoal nessas esferas demonstram de maneira impressionante a exatidão e a vitalidade da Ideia Juche.

A ideia Juche do nosso partido está totalmente de acordo com os princípios fundamentais do Marxismo-Leninismo e está totalmente de acordo com o internacionalismo proletário. A Ideia Juche é um conceito revolucionário que faz levar a cabo a revolução de um país por conta própria e a realizar a revolução mundial com sucesso, realizando a revolução no seu país de forma eficiente. A vitória final da revolução mundial é possível quando a revolução em todos os países é bem-sucedida. Se estabelecermos o Juche e liderarmos corretamente a revolução coreana, construindo com sucesso o socialismo e o comunismo na Coreia, cumpriremos nosso dever nacional e, ao mesmo tempo, daremos uma contribuição imediata à revolução mundial.

Hoje a Ideia Juche não está apenas triunfando completamente na Coreia; também está ganhando apoio e simpatia entre os povos de todo o mundo. Isso, pensamos, é porque a Ideia Juche está de acordo com as aspirações e desejos dos povos em todos os lugares, embora tenhamos sido os primeiros a promovê-la para atender às necessidades da revolução na Coreia.

Hoje os povos progressistas do mundo querem viver no espírito do Juche e muitos países seguirão a estrada da independência. Ninguém quer viver em subordinação a outros ou tolerar a dignidade de sua nação sendo pisoteada. Portanto, é natural que pessoas do mundo inteiro insistam em Chajusong.

Na arena internacional, os povos do terceiro mundo, em particular, estão agora levantando a bandeira da independência, e até mesmo os países do segundo mundo querem seguir o caminho da independência. É uma tendência mundial irresistível hoje que os povos tomem o caminho da independência. A era atual pode ser chamada de era da independência quando os povos que foram oprimidos e humilhados sob o domínio e o jugo de grandes países no passado emergem como senhores do mundo e moldam seus destinos de forma independente e criativa.

Acreditamos que, com o passar do tempo, a Ideia Juche receberá cada vez maior apoio e aclamação dos povos em todos os lugares, pois expressa corretamente a necessidade e a tendência dos tempos modernos. Nenhuma força pode atenuar o desejo dos povos do mundo por Chajusong.

(Kim Il Sung, Obras, vol. 29, Editora de Línguas Estrangeiras, Pyongyang, 1987, pp. 237-239) - (Kim Il Sung, Works, vol. 29, Editora de Línguas Estrangeiras, Pyongyang, 1987, pp. 237-239)

Nenhum comentário:

Postar um comentário