A vencedora do Prêmio de Honra de Kim Il Sung e de Cientista Benemérita, Yu Suk Gum, foi uma destacada professora e pesquisadora que dedicou tudo para o bem do país e povo com nobre sentimento patriota.
O grande camarada Dirigente Kim Jong Il nos ensinou:
"Aqueles que dedicam suas vidas à ciência devem se tornar patriotas apaixonados antes de se tornarem cientistas."
Foi esse conceito que Yu levou por toda sua vida, fazendo constantes esforços para desenvolver a ciência da pátria após a libertação do domínio colonial japonês e estabelecimento do governo do povo.
Nascida em 1921, sob o domínio colonial do Japão, filha de professores comuns, ela demonstrava uma habilidade incomum para medicina e tinha o desejo de curar todos os pobres enfermos na Coreia onde o povo estava privado de sua liberdade e não tinha o legítimo direito a receber tratamento médico adequado. Ela ficava enfurecida a cada vez que via enfermos sendo rejeitados ao tentarem buscar ajuda em estabelecimentos médicos dos japoneses e por muitas vezes tentou os ajudar como podia.
Ela teve que se sujeitar a estudar em escolas estrangeiras e em outras na Coreia que eram de propriedades de religiosos estadunidenses. Isso porém nunca afetou seu sentimento patriota e ainda a ajudou a aprofundar seus conhecimentos para futuramente colocar em prática em favor de sua pátria.
Esteve intimamente ligada aos revolucionários coreanos na China e na Coreia e prestou apoio ao movimento anti-japonês.
Quando a Coreia foi liberta das garras do imperialismo japonês, ela pôde trabalhar como cientista na Universidade Kim Il Sung e destacou-se por seus trabalhos para produzir remédios preventivos e outros para doenças que afligiam o povo coreano naquela época. Sobretudo, nos anos da década de 1960 ela alcançou grandes resultados em seu trabalho para prevenção de sarampo, produzindo remédios e vacinas eficientes que ajudaram a livrar o povo da enfermidade.
Ela também era muito conhecida por ter sido uma das primeiras mulheres a se dedicar ao estudo científico, coisa que era incomum ou quase nulo nos tempos feudais, e estimulou as mulheres a entrarem no campo de pesquisa científica que hoje está cheio de mulheres.
Sob o abraço do grande Líder Kim Il Sung, ela foi altamente reconhecida em todo o país e participou de várias reuniões e conferências importantes e foi convidada a participar do 6º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia em outubro de 1980.
Educou seus filhos com patriotismo e os levou a seguir no campo de pesquisa científica para contribuírem com o desenvolvimento do país e ainda escreveu livros de grande importância como "Manual de prevenção" e "Medicamentos Preventivos" que são valiosos até os dias atuais.
Sempre que ela era elogiada ela dizia "Não... tenho mais trabalho a fazer", mostrando sempre uma humildade incrível.
Por sua lealdade e patriotismo tão ardente, ela marcou seu nome na história do país e é um exemplo para todos cientistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário