sexta-feira, 25 de maio de 2018

Declaração do MINREX sobre o cancelamento de Trump da Cúpula RPDC-EUA



Sob a autorização, Kim Kye Gwan, Vice Ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, fez pública hoje a seguinte declaração:

"Sob a atenção especial do mundo esteve programada a histórica reunião de Cúpula RPDC-EUA cujos preparativos se impulsionaram para a fase final.

Ganhou simpatia e apoio unânime dentro e fora do país nossos esforços sinceros e ativos destinados a eliminar as relações de hostilidade e desconfiança que perduram durante várias décadas e preparar a melhoria das relações RPDC-EUA.

Sem embargo, Trump, presidente dos Estados Unidos de América, publicou subitamente no dia 24 a posição oficial de cancelar a Cúpula RPDC-EUA que havia sido um feito consumado.

O presidente Trump usou como pretexto a Declaração da Vice Ministra das Relações Exteriores da RPDC, Choe Son Hui, que em suas palavras, contém 'grande ira e hostilidade aberta' e disse que é importuno realizar por agora o valioso encontro programado previamente.

Qualifico a decisão como inconveniente ao desejo da humanidade aspirante à paz e a segurança na Península Coreana e no resto do mundo.

A 'grande ira e hostilidade aberta' de que falou o presidente Trump não passa de uma reação causada pelos excessivos atos verbais da parte estadunidense que vem impondo a unilateral renúncia nuclear nas vésperas da Cúpula RPDC-EUA.

Esta situação desagradável mostra claramente o quão rigoroso é o estado atual das arraigadas relações hostis RPDC-EUA e o quão imprescindível é a Cúpula para melhorá-las.

Enquanto à histórica Cúpula RPDC-EUA, nós apreciamos a decisão do presidente Trump que tomou a decisão jamais tomada por outros mandatários estadunidenses no tempo passado e se esforçou para este grande evento, a Cúpula.

Por tanto, a publicação repentina e unilateral do cancelamento do encontro é uma surpresa e lástima para nós.

Por acaso faltava-lhe vontade ou confiança sobre a Cúpula? É difícil verificar suas razões. Porém, viemos fazendo esforços sinceros com a expectativa de que o histórico encontro e conversação de Cúpula RPDC-EUA serviriam de significativo ponto de partida para a paz e segurança regionais e mundiais e para a melhoria das relações entre ambos países sendo o primeiro passo da solução do problema mediante o diálogo.

Também, esperávamos discretamente que o 'modo de Trump' fosse projeto clarividente que pudesse aliviar as preocupações de ambas partes, corresponder também às condições de nossa demanda e exercer ação substancial para a solução do problema.

Também, nosso Presidente da Comissão de Assuntos Estatais disse que o encontro com o presidente Trump poderia dar um bom início e viemos fazendo esforços para sua preparação.

Porém, a parte estadunidense anunciou unilateralmente o cancelamento da Cúpula, o que nos faz duvidar uma vez mais se de verdade são corretos nossos esforços feitos até agora e o caminho que optamos novamente.

Sem embargo, são invariáveis nossa meta e vontade de fazer todo o possível para a paz e estabilidade da Península Coreana e da humanidade. A partir de uma posição magnânima e aberta, estamos dispostos a oferecer o tempo e a oportunidade para a parte estadunidense.

Há um provérbio que diz: Passo a passo se vai longe.

Se solucionam uma atrás das outras as pendências, por etapas, as relações não serão pioradas, e sim desenvolverão-se mais positivamente que agora. Os EUA deverá meditar profundamente sobre isso.

Voltamos e clarificar para a parte estadunidense que temos a vontade de solucionar os problemas nos sentando frente a frente com um representante dos EUA em qualquer momento e com diferentes maneiras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário