Pouco depois da Fundação da República Popular da Coreia (no sul) em 1945, os Estados Unidos invadiu o sul da península coreana e a ocupou e elevou um clima de tensão de guerra durante os anos seguintes.
Buscando legitimar sua colônia onde a voz do povo era duramente reprimida pela ditadura, em 15 de agosto de 1948, quando o povo coreano relembrava o dia da libertação da pátria do imperialismo japonês que completava 3 anos, foi formalmente proclamada a "República da Coreia" ao sul da península com o ditador Syngman Rhee na liderança do país. No norte a proclamação da "República da Coreia" repercutiu como uma afronta muito grande por parte dos EUA, após tantas tentativas de negociação para a reunificação tentadas pelo norte. Como resposta a este ato, em 9 de setembro de 1948, o Presidente Kim Il Sung proclamou a República Popular Democrática da Coreia.
Imagem: Kim Il Sung e Kim Jong Suk no dia da fundação da RPDC.
Imagem: Kim Il Sung discursando
Entendendo que a situação era complicada demais e que seria preciso tomar medidas mais enérgicas contra as forças estadunidenses para libertar seu povo no sul, no norte uma nova nação foi muito bem organizada em todos os setores e a democracia foi acrescentada ao nome o que foi como uma facada para o regime ditatorial imposto pelos EUA no sul. Sob a liderança de Kim Il Sung a RPDC se organizou e se fortaleceu rapidamente como uma forte nação que buscou a todo custo a reunificação e com as constantes ameças dos EUA, não temeu em avançar rumo a Seul e lutar 3 anos de guerra onde conseguiram uma brilhante vitória sobre o imperialismo estadunidense embora não tenham conseguido libertar o sul.
Naquele 9 de setembro de 1948 o povo mostrou seu orgulho à legítima pátria coreana em manifestações nas ruas em todo o país. Este povo que tanto sofreu nas mãos dos japoneses se recusava a ser colônia dos EUA e almejava a reunificação o quanto antes e sofreu com uma guerra sangrenta promovida pelos imperialistas estadunidenses de 1950 a 1953, mas que após toda a destruição, se levantou e junto a Kim Il Sung, eterno líder do povo coreano, e reconstruíram a amada pátria soberana e com o carinho benevolente do líder e do Partido dos Trabalhadores da Coreia pôde ver suas vidas melhorarem cada vez mais, aumentando o orgulho de ter nascido na brilhante pátria socialista que não pode ser comparada a qualquer uma outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário