domingo, 28 de maio de 2017

Bandeira da Independência, um farol da humanidade (1)



Criação da Ideia Juche


Em meados da década de 1920,  quando embarcou no caminho da luta para libertar seu país da ocupação militar (1905-1945) dos imperialistas japoneses, Kim Il Sung analisou as lições tiradas da luta antijaponesa.

Naquela época, os comunistas e nacionalistas que  estavam envolvidos no movimento de libertação nacional na Coreia não pensavam na necessidade de ir entre as massas para uni-las e levá-las a travar uma luta revolucionária. Divorciados das massas, eles só estavam absorvidos na luta facciosa pela hegemonia e conversas vazias sem uma ideologia orientadora correta.

Com uma profunda compreensão desses defeitos e limitações do movimento de libertação nacional anti-japonesa na Coreia, Kim Il Sung sentiu profundamente que uma revolução não deveria ser realizada por qualquer pessoa, mas por sua própria responsabilidade e que todos os problemas deveriam ser resolvidos de forma independente e criativa.

Explicou os princípios da ideia Juche na Reunião de Líderes da Liga dos Jovens Comunistas e da Liga da Juventude Antiimperialista realizada em Kalun no verão de 1930 e apresentou uma linha orientada para o Juche para a revolução coreana. Este foi um evento histórico que anunciou a criação da Ideia Juche. No seu relatório para o encontro "O Caminho da Revolução Coreana", ele ressaltou que era muito importante assumir o firme ponto de vista e a atitude de que os mestres da revolução coreana são o povo coreano e que a revolução coreana deveria ser realizada pelo próprio povo coreano de uma forma adaptada às condições reais do seu país. Ele também elucidou a verdade de que as linhas corretas e as políticas só podem ser formuladas quando tal ponto de vista e atitude é mantida firme na realização da revolução e que a causa sagrada da libertação nacional poderia ser realizada. Ele assim avançou a Ideia Juche, uma nova ideia revolucionária, com base na experiência prática e nas lições ganhas na luta revolucionária.

Em poucas palavras, a Ideia Juche significa que os mestres da revolução e da construção são as massas  populares e que são a força motriz da revolução e da construção.

Graças à criação da ideia Juche, a luta revolucionária do povo coreano para realizar a sua independência foi capaz de avançar pelo caminho mais correto sob esta ideologia orientadora.

Ao dirigir a luta para aplicar completamente a ideia Juche a todos os campos da revolução e da construção, Kim Il Sung trouxe a causa da libertação nacional, dois estágios da revolução social e os vários estágios da construção socialista para a conclusão bem-sucedida, Preciosas e ricas experiências.

O Dirigente Kim Jong Il sistematizou integralmente a ideia Juche e a enriqueceu e desenvolveu com profundos princípios e proposições. Ele formulou a ideologia revolucionária do presidente como Kimilsungismo.

O Marechal Kim Jong Un, que promove a causa revolucionária dos grandes líderes, formulou a Ideia Juche como Kimilsungismo-Kimjongilismo e proclamou-a como a ideologia orientadora permanente do Partido do Trabalho da Coreia.

Ri Hong Su,

Professor na Universidade Kim Il Sung

Nenhum comentário:

Postar um comentário