Em 26 de março de 2010 a embarcação sul coreana "ROKS Cheonan (PCC-772)" naufragou perto da Ilha de Baengnyeong matando 46 marinheiros. A causa do naufrágio após 7 anos permanece mal explicada mas a culpa foi logo atribuída à República Popular Democrática da Coreia que pelas investigações teria lançado um torpedo. Tal suposição foi bastante criticável até mesmo dentro da Coreia do Sul e a investigação foi feita por peritos da Coreia do Sul, EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Suécia. A República Popular Democrática da Coreia negou ter lançado torpedo e se ofereceu a ajudar nas investigações mas como não era interessante para a propaganda anti-RPDC, a Coreia do Sul recusou qualquer participação norte coreana na investigação do caso.
Na ocasião a China declarou a investigação como "nem um pouco confiável" enquanto a ONU repudiou o ataque sem citar nome de quem teria feito o ataque.
Em abril daquele ano o Co-Presidente da Equipe de Investigação, Yoon Duk Yong disse "Em exame inicial os investigadores não encontraram vestígios mostrando que o casco tenha sido atingido diretamente por um torpedo. Em vez disso, encontramos vestígios que uma explosão poderosa pode ter ocorrido em baixo d'água. A explosão poderia ter causado uma grande onde de choque e fez quebrar em dois."
Mais tarde, foi divulgado uma parte do suposto torpedo que teria derrubado a embarcação.
Contudo, as imagens são no mínimo uma acusação ridícula. Primeiramente mostrou-se pela Reuters via Coreia do Sul uma imagem com caracteres chineses e uma outra com caracteres coreanos em vermelho. Fora que nem sequer está marcado de fato, como se fosse escrito por qualquer um.
Uma outra imagem divulgada na Coreia do Sul é muito contraditória. Ela mostra um modelo de torpedo norte coreano e nela é possível ver diferenças claras principalmente na peça 3 que não se assemelha em nada.
Outro ponto é que quem costuma utilizar caracteres chineses em seus produtos manufaturados são os sul coreanos. Na RPDC não se utiliza estes caracteres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário