Em março de cada ano, recordamos o dia significativo que foi gravado profundamente na história da amizade RPDC-Cuba.
Este é o dia em que o camarada Fidel Castro Ruz, líder histórico da revolução cubana, realizou uma visita ao nosso país liderando a delegação do Partido e governo da República de Cuba.
Há 37 anos, de 8 a 11 de março de 1986, o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il receberam calidamente o camarada Fidel Castro Ruz, Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente do Conselho de Estado e de Ministros da República de Cuba naquela época, e sua comitiva que visitaram nosso país, e asseguraram um ponto de viragem histórico nas relações de amizade RPDC-Cuba empreendendo enérgicas atividades revolucionárias exteriores.
O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il foram pessoalmente ao aeroporto e receberam calidamente o camarada Fidel Castro Ruz, delegado da amizade do povo cubano e, por outro lado, milhares de pessoas formaram um mar de flores de boas-vindas ao longo das avenidas entre o aeroporto e o local de alojamento.
Nas longas conversações privadas e nas plenárias, o grande Líder camarada Kim Il Sung trocou com o camarada Fidel Castro Ruz opiniões sobre os êxitos e experiências logrados na revolução e na construção de ambos países.
O grande Líder analisou e avaliou profundamente sobre os assuntos relacionados com a revolução mundial e chegou a um acordo de opiniões, e expressou apoio e respaldo plenos à luta do povo cubano para salvaguardar as conquistas da revolução e o sistema socialista.
Durante a visita, o grande Líder camarada Kim Il Sung outorgou o título de Herói da República Popular Democrática da Coreia ao camarada Fidel Castro por suas contribuições à luta antiimperialista e anti-EUA e ao desenvolvimento das relações de amizade entre os dois países.
O camarada Fidel Castro Ruz expressou a vontade de guardar eternamente o título de Herói da República Popular Democrática da Coreia outorgado pelo grande Líder camarada Kim Il Sung não só como um simples título de honra, mas também como um símbolo da firme posição de contribuir ao fortalecimento e desenvolvimento da amizade e solidariedade entre RPDC e Cuba.
Ele, no discurso proferido no banquete de boas-vindas à delegação do Partido e governo da República de Cuba, expressou seu sentimento dizendo que o encontro com o grande camarada Kim Il Sung foi um desejo sincero que tinha desde muito tempo, e que nos tempos difíceis sempre chegaram as cálidas atenções do povo coreano a Cuba.
Os acordos logrados nas conversações entre o grande Líder camarada Kim Il Sung e o camarada Fidel Castro Ruz e o Tratado sobre Amizade e Cooperação entre a República Popular Democrática da Coreia e a República de Cuba firmado durante a visita servem de marco histórico e potente garantia legal que possibilitam aos dois países colaborar e apoiar-se estreitamente e fortalecer a solidariedade na luta pela independência antiimperialista e pelo socialismo.
As relações de amizade RPDC-Cuba, preparadas pelo grande Líder camarada Kim Il Sung e pelo grande Dirigente camarada Kim Jong Il junto com o camarada Fidel Castro Ruz, líder histórico do povo cubano, com base nos princípios revolucionários, camaradescos e socialistas são sublimadas e desenvolvidas à nova fase mais elevada sob a atenção do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática de Corea, e o camarada Miguel Díaz-Canel Bermúdez, Presidente da República de Cuba.
Nós enviamos sempre total apoio e solidariedade ao fraterno povo cubano que logra um avanço vitorioso na luta pela independência antiimperialista e o socialismo frustrando a cada passo as maquinações antissocialistas das forças hostis que se tornam mais abertas e nos esforçaremos continuamente para fortalecer e desenvolver as estratégicas e camaradescas relações de amizade e cooperação entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário