Há 40 anos, de 12 a 15 de março de 1983, Denis Sassou-Nguesso, Presidente da República do Congo visitou nosso país.
Ele já havia visitado nosso país na qualidade de chefe da delegação militar governamental do Congo em abril de 1972 e se encontrou com o grande Líder camarada Kim Il Sung e ficou fascinado pela grandeza do Líder. E depois que foi eleito como chefe de Estado em março de 1979, desejou ardentemente visitar nosso país para receber instruções valiosas do grande Líder sobre os problemas que se apresentavam no fortalecimento do Partido do Trabalho do Congo, o partido no poder, e na construção de um Estado rico e poderoso.
O grande Líder tomou em conta o desejo do Presidente congolês e o convidou pessoalmente, e prestou uma detalhada atenção e solicitude à organização da agenda de visita para que ele não sentisse nenhum incômodo na condição de que ele visitava nosso país em tempos frios.
O grande Líder foi pessoalmente ao aeroporto em 12 de março e recebeu calidamente o Presidente e sua comitiva, e os tratou amigavelmente oferecendo o banquete de boas-vindas e uma janta.
O grande Líder, que se encontrou em várias ocasiões com o Presidente mesmo em meio a que estava tão ocupado pela direção da revolução e da construção, apoiou ativamente sua decisão de construir um país independente e próspero com a bandeira socialista no alto e deu valiosas instruções com respeito à construção do Partido e do Estado e ao fortalecimento e desenvolvimento do Movimento dos Países Não Alinhados e tomou a medida bondosa de enviar uma delegação de hábeis especialistas ao Congo para ajudar a criação da ginástica massiva.
O Presidente, comovido infinitamente por isso, entregou ao grande Líder seus sinceros presentes elogiando-o altamente como “Dirigente destacado dos povos do mundo”.
O Presidente, que passou os dias da estadia com grande entusiasmo e emoções visitando vários lugares como a casa natal do Líder em Mangyongdae, o Instituto Superior de Economia Nacional e a Fábrica Combinada de Máquinas Pesadas de Taean (como se chamada na época), antes de partir, expressou seu agradecimento pela profundas atenção e solicitude do grande Líder e expôs sua decisão de contribuir ativamente ao fortalecimento da cooperação e unidade entre os povos da RPDC e do Congo.
De verdade, as atividades exteriores realizadas pelo grande Líder camarada Kim Il Sung com o Presidente Denis Sassou-Nguesso constituíram um importante acontecimento de grande significado histórico no desenvolvimento das fraternais relações de amizade estabelecidas entre a RPDC e o Congo à fase mais alta, ao fortalecimento da unidade entre os países não alinhados e à realização da causa comum antimperialista.
As relações de amizade RPDC-Congo, que têm uma longa história e tradição, continuam invariavelmente hoje em dia também sob a atenção profunda do estimado camarada Kim Jong Un que segue o nobre propósito do grande Líder.
No futuro também, apoiaremos e respaldaremos de modo ativo a luta do povo congolês para defender a soberania e lograr o desenvolvimento econômico do país e faremos todos os esforços para ampliar e desenvolver ainda mais as tradicionais relações de amizade e cooperação os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário