sexta-feira, 10 de março de 2023

As manobras militares do Japão que causam a preocupação da sociedade internacional


O Japão, que no final do ano passado oficializou a posse da capacidade de ataque preventivo revisando a estratégia de segurança, está se esforçando ativamente para sua realização neste ano.

No projeto do orçamento de 2023, que foi adoptado recentemente na Casa dos Representantes do Congresso do Japão, está incluído um enorme fundo de fortalecimento da capacidade de defesa que supera 3 bilhões de ienes junto com o orçamento de defesa de 6.8 bilhões de ienes, que é o máximo na história.

O fato de que o Japão tenha estabelecido o orçamento de defensa de quase 10 bilhões de ienes significa que este país já entrou na etapa de execução para elevar os gastos de defesa a mais de 2% do PIB.

O mais grave é que o Japão está tentando destinar grande parte do orçamento de defesa para o desenvolvimento de todo tipo de armamentos para realizar ataques preventivos à base de lançamento de mísseis do inimigo, etc. sob o pretexto da posse da “capacidade de contra-ataque”.

Um exemplo típico disso é que o Japão está tentando comprar 400 mísseis de cruzeiro “Tomahawk” dos EUA e colocá-los em posições de combate a partir de 2026.

O míssil de cruzeiro “Tomahawk” é um míssil guiado de longo alcance e alta precisão que tem variados alcances de tiro e é uma arma de extermínio massivo que ganhou má fama nos campos de guerra de agressão para a realização da estratégia de hegemonia global dos EUA, tais como a Guerra do Golfo e a do Iraque.

A sinistra intenção militar que o Japão persegue está em equipar com estes mísseis “Tomahawk” os variados navios que têm o sistema “Aegis” e, desta maneira, pôr em seu alcance de tiro, não só nosso país, mas também China e Rússia.

Desta forma, o atual governo do Japão retirou completamente a máscara de “Estado pacífico” que colocavam os governos anteriores desde o término da Segunda Guerra Mundial e eliminou até a “defesa exclusiva” que eram um freio, ainda que fosse formal.

Que o Japão, que ocasionou cruéis calamidades inexpressáveis com palavras aos povos asiáticos, incluindo o nosso, maquine para possuir as armas de ataque preventivo aumentando incessantemente os gastos de defesa é justamente uma perigosa manobra militar que destrói a paz e estabilidade da região.

Atualmente os partidos de oposição e os habitantes do Japão se opõem energicamente ao aumento dos gastos militares do governo dizendo que o incremento do orçamento de defesa não pode assegurar a paz e a segurança do Estado e que exigem manter o princípio pacífico da constituição. Isso não é casual.

Se o Japão segue até o fim o caminho pela repetição da história de agressão, é claro como a água qual será seu destino.

É extremamente normal que a sociedade internacional mantenha a vigilância sobre os preocupantes movimentos do Japão para converter-se em potência militar e levante a justa voz para detê-lo.

Kim Sol Hwa, investigadora do Instituto de Estudo sobre o Japão do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário