Hoje é o dia que marca o 22º aniversário da adoção da Declaração Conjunta RPDC-Rússia.
Em 19 de julho de 2000, Sua Excelência Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, visitou pela primeira vez nosso país por convite do grande Dirigente camarada Kim Jong Il.
Nas conversações os líderes de ambos países trocaram opiniões francas sobre o desenvolvimento das relações bilaterais e dos assuntos internacionais de interesse mútuo e chegaram ao acordo de opiniões e adotaram a histórica Declaração Conjunta RPDC-Rússia.
A Declaração Conjunta RPDC-Rússia confirmou que desenvolver ainda mais a estreita colaboração mútua entre RPDC e Rússia concorda com os interesses fundamentais dos povos de ambos países e com a tendência de estabelecer uma nova ordem internacional imparcial e racional, e apoiou os esforços para resolver de maneira independente o assunto da reunificação da Coreia com as forças unidas dos coreanos de acordo com a Declaração Conjunta entre norte e sul da Coreia e apontou que em tal processo não se deveria tolerar a intervenção de forças estrangeiras.
A declaração também aclarou as seguintes posições de princípio.
A RPDC e Rússia apoiarão os esforços de ambas partes para rechaçar a intervenção estrangeira nos assuntos internos de Estados soberanos e defenderão a independência, soberania e integridade territorial. Caso seja criado um perigo de invasão contra ambos países ou uma ameaça sobre a paz e segurança, ambas partes realizarão contados para cooperação mútua.
A Declaração Conjunta que foi adotada no mais alto nível pela primeira vez entre RPDC e Rússia no novo século serve como um importante marco para aprofundar e desenvolver as tradicionais relações de amizade entre os dois países em uma etapa mais alta e embora tenha passado mais de duas décadas, hoje também sua significância e vitalidade não foram modificados.
Depois da adoção do documento histórico, o grande Dirigente camarada Kim Jong Il prestou profunda atenção ao fortalecimento e ao desenvolvimento das relações de amizade entre ambos países sobre a base da Declaração Conjunta RPDC-Rússia e realizou várias visitas à Rússia.
O grande Dirigente realizou uma visita oficial à Rússia em setembro de 2001 e se encontrou outra vez com o Presidente Putin e firmou a Declaração RPDC-Rússia de Moscou.
Com isso foi criada outra poderosa força motriz para lograr a prosperidade e a equitativa cooperação mútua entre os países e defender a paz e a segurança da região da Ásia-Pacífico e em todo o mundo.
Através de vários encontros significativos entre os dirigentes de ambos países e da ativação sem precedentes de visitas mútuas e cooperação em todos os setores, incluso política, economia e cultura, as relações RPDC-Rússia se desenvolveram continuamente de maneira construtiva e de mútuo benefício superando todo tipo de provocações mesmo em meio à complicada e difícil situação internacional.
Hoje em dia, as relações RPDC-Rússia estão sendo elevadas à nova altura estratégica segundo o acordo logrado no histórico encontro em Vladivostok entre o camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e Sua Excelência Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, em abril de 2019 e estão acolhendo a época próspera de seu desenvolvimento.
Sobretudo, RPDC e Rússia estão estreitando ainda mais a colaboração estratégica e tática no caminho para rechaçar por completo a coação, arbitrariedade e as manobras hegemônicas dos EUA e suas forças seguidoras, esmagar resolutamente a invasão e ameaça de segurança das forças estrangeiras, defender a segurança, soberania e os interesses de desenvolvimento do país e construir uma sociedade internacional pacífica e justa.
Nas arenas internacionais como a ONU, ambos países consideram como princípios invariáveis a unidade e a cooperação na luta para rechaçar todo tipo de preconceitos e padrão duplo e estabelecer uma ordem internacional imparcial e estão colaborando ativamente sobre a base do respeito e entendimento mútuos.
Nós enviamos firme apoio e solidariedade às justas medidas da direção da Rússia e seu povo para eliminar pela raiz a ameaça político-militar e chantagens das forças hostis e defender a dignidade, os interesses, a paz e a segurança do país.
Nosso povo, no futuro também, se esforçará ativamente junto ao amistoso povo russo de acordo com o espírito da Declaração Conjunta RPDC-Rússia para realizar a verdadeira justiça internacional e a duradoura paz e desenvolvimento mundo e da região e a amizade RPDC-Rússia será fortalecida e desenvolvida sem cessar conforme à aspiração e desejo comum dos povos de ambos países.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário