Em entrevista concedida à ACNC em 15 de julho a respeito do tema de reconhecimento da independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk por parte da Republica Popular Democrática da Coreia, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da RPDC deu a seguinte resposta:
Como já foi informado, a RPDC tomou a decisão de reconhecer a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e expressou a vontade de desenvolver as relações estatais com esses países segundo o ideal de independência, paz e amizade.
Desenvolver os vínculos de amizade entre os Estados com base no respeito ao princípio de direitos de igualdade e autodeterminação dos povos constitui o direito próprio e legítimo de um Estado soberano, estipulado no objetivo e nos princípios da Carta da ONU.
Anteriormente, a Ucrânia cometeu muitos atos carentes de imparcialidade e justiça nas relações interestatais tomando parte ativa na injusta e ilegal política hostil dos EUA contra a RPDC. Portanto, não tem direito nem qualidade para questionar o justo exercício da soberania pela RPDC.
No futuro também, a RPDC fortalecerá e desenvolverá os laços de amizade e cooperação com todos os países do mundo que respeitem sua soberania e a tratem amistosamente, no princípio da igualdade de soberania, não intervenção nos assuntos internos e respeito mútuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário