sábado, 23 de julho de 2022

Partido Comunista da África do Sul expressa apoio e solidariedade ao povo coreano


Foi realizado de 13 a 17 de julho o XV Congresso do Partido Comunista da África do Sul.

Na ocasião estiveram presentes embaixadores de países socialistas, inclusive RPDC, China e Cuba, acreditados na África do Sul, e as delegações partidistas de vários países.

O embaixador da RPDC entregou uma mensagem de felicitação ao Congresso, da parte do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Em seu informe e discurso, o secretário-geral do PCAS avaliou de significativa a participação dos embaixadores de países socialistas e ressaltou a importância de aprender com as experiências de construção destes países, em conformidade com o ideal e metas de seu partido.

Apontando que seu partido aprecia as relações de amizade com o PTC, expressou a posição de ampliá-las e desenvolve-las no futuro.

Elogiou a RPDC como Estado socialista e revolucionário que defendeu a soberania e dignidade nacionais da guerra de 3 anos provocada pelos imperialistas estadunidenses na década de 1950 e se encontra agora na vanguarda da luta antiimperialista e anti-EUA.

Recordou que durante sua visita à RPDC, ficou muito admirado pelo desenvolvimento surpreendente deste país asiático.

Exortou ferventemente aos membros da Direção de seu partido que aprendam com as experiências da RPDC na construção do partido e do Estado e as apliquem na realidade da África do Sul.

Por outra parte, o PCAS expressou na resolução de seu Congresso o apoio pleno e solidariedade à luta do partido e povo coreanos para defender a soberania do país e garantir a paz e a estabilidade da Península Coreana diante da ameaça militar e incremento de forças armadas dos EUA e seus satélites.

Igualmente, condenou categoricamente a campanha de sanção e esmagamento anti-RPDC dos EUA e dos países ocidentais e exigiu o cancelamento imediato das mais cruéis medidas de sanções.

ACNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário