terça-feira, 26 de julho de 2022

Será eterno o espírito de Moncada que estimula e impulsiona o povo cubano à vitória socialista


O povo cubano comemora significativamente o 26 de julho, Dia Nacional da Rebeldia.

Na madrugada de 26 de julho de 1953, há 69 anos, 165 revolucionários do exército rebelde de Cuba comandado pelo camarada Fidel Castro assaltaram o Quartel Moncada contra o governo ditatorial de Batista, lacaio dos EUA.

Antes do assalto, o camarada Fidel Castro exortou aos assaltantes como segue.

Se ganhamos, a aspiração do povo será lograda. E mesmo que falhemos, nossas ações serão um exemplo na luta do povo cubano. Avancemos com a bandeira!

Este é o espírito de Moncada que está guardado no coração do povo cubano.

Os disparos do assalto ao Quartel Moncada constituíram a primeira tocha da luta armada em Cuba, a qual se converteu em chamas da resistência popular e engendrou o desembarque do “Granma” e a luta guerrilheira na Sierra Maestra. E em 1 de janeiro 1959, derrotou o governo ditatorial pró-EUA e criou o primeiro regime socialista no hemisfério ocidental da Terra.

Hoje em dia o espírito de Moncada é herdado como espírito revolucionário inflexível do povo cubano e estimula e impulsiona as massas de todos estratos como comunistas, trabalhadores e jovens a rechaçar audazmente todo tipo de provocações dos EUA e das forças hostis, fortalecer o campo revolucionário e lograr êxitos em todos os setores com a bandeira socialista embebida com o sangue dos mártires no alto.

Durante o longo período de mais de meio século depois do triunfo da revolução, o povo cubano fortaleceu a consciência revolucionária e se uniu firmemente em torno ao Partido esmagando os distúrbios contrarrevolucionários das forças hostis instigadas pelos EUA, e demonstraram sem reserva a abnegação na luta para salvaguardar o socialismo e as conquistas da revolução.

Nos êxitos excelentes logrados pelo povo cubano na trajetória histórica para construir o socialismo e defender o regime está fluindo ininterruptamente o espírito de Moncada criado pela primeira geração revolucionária.

Hoje em dia o povo cubano empreende uma luta vigorosa para salvaguardar firmemente seu campo político e fortalecer sua base econômica independente rechaçando resolutamente as intervenções dos EUA e das forças hostis com a firme confiança na vitória da causa socialista mesmo em meio às sanções e bloqueio atrozes dos EUA e à crise sanitária global.

Nós enviamos outra vez uma cálida saudação combativa ao povo cubano que comemora o 26 de julho, dia histórico do primeiro disparo da resistência anti-EUA no hemisfério ocidental da Terra e expressamos a firme vontade de lutar sempre juntos na mesma trincheira da luta conjunta anti-EUA.

Song Se Il, presidente da Associação Coreia-América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário