sábado, 23 de julho de 2022

A cooperação entre os países africanos que se intensifica a cada dia


Ultimamente, são realizadas ativamente a cooperação bilateral e multilateral entre os países africanos para lograr o desenvolvimento econômico do continente africano.

Durante a visita do Presidente de Ruanda à Zâmbia em abril passado, foi firmado um acordo sobre vários setores de cooperação como investimento, comércio, agricultura, etc., e em maio, durante a visita do Presidente da Tanzânia à Uganda, foram firmados acordos sobre vários assuntos como a cooperação no desenvolvimento de vacinas, a eliminação de barreiras aduaneiras, etc.

Na reunião do Comitê Conjunto de Cooperação Egito-África do Sul realizada em Cairo, capital do Egito, de 23 a 25 de maio, foram acordadas a organização de um conselho de empresas conjuntas e a ampliação da cooperação nos setores de energia, indústria metalúrgica, química petroleira, indústria farmacêutica, tecnologia informativa e agricultura.

Na reunião de Primeiros-Ministros de Argélia e Egito efetuada em junho, foram firmados os acordos e planos de cooperação sobre a colaboração entre os organismos de monitoramento financeiro e investimento, os setores de mão de obra, educação superior, indústria, empresas medianas e pequenas.

Por outro lado, o diretor do Comitê Econômico da África da ONU assinalou como segue.

Com a criação da zona de desenvolvimento agrícola conjunto acordada entre Zimbábue e Zâmbia em 25 de junho, foi oferecida uma oportunidade para o intercâmbio econômico entre os dois países, o crescimento de empresas agrícolas medianas e pequenas, o aumento dos investimentos diretos do exterior e a criação de empregos. Isso não só trás benefícios para ambos países, mas também serve de exemplo para a integração econômica regional.

Além disso, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial acordaram ampliar as relações de cooperação nos setores de educação, cultura, turismo, mineração, comércio, criação de animais e finanças; Quênia e República Democrática do Congo firmaram um acordo sobre a cooperação agrícola e Guiné Equatorial e RD do Congo estão impulsionando ativamente a cooperação nos setores de petróleo e gás. Desta maneira, muitos países da região estão ampliando a cooperação econômica multilateral.

Todos os fatos demonstram que os países africanos se esforçam unidos ativamente por lograr a prosperidade e o desenvolvimento comum do continente.

Ninguém dará de presente o desenvolvimento econômico do continente africano, o que só poderá ser logrado quando os povos do continente se unam e cooperem.

Em 6 de julho passado, o Presidente de Uganda, em um fórum de empresários realizado em seu país, apontou que somente quando a África una-se e logre a integração, no futuro os africanos não viverão outra vez como escravos e poderão se desenvolver de forma independente.

Nós desejamos que os esforços dos países africanos para rechaçar a dominação e a subjugação e lograr um desenvolvimento econômico independente com as forças unidas logrem êxitos, e ampliaremos e desenvolveremos ativamente a cooperação com os países africanos sobre a base dos princípios de respeito e benefício mútuos.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário