segunda-feira, 25 de julho de 2022

Movimento de Companhia Exemplar


Na história da Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950-27 de julho de 1953) está registrado o Movimento de Companhia Exemplar empreendido nas unidades do Exército Popular da Coreia.

Em 29 de outubro de Juche 40 (1951), o grande Líder camarada Kim Il Sung expressou aos funcionários da Direção Política Geral do EPC que previa que a guerra se tornaria mais severa e prolongada e que para lograr a vitória na guerra duradoura era preciso consolidar por todos os meios a combatividade do exército. Ao considerar a companhia, principal unidade de combate do exército, como um elo importante para o fortalecimento de todo o exército, sugeriu concentrar toda a força em reforçá-la no qualitativo e elevar sua capacidade combativa. Destacou a necessidade de levar a cabo o Movimento Companhia Exemplar definiu concretamente a norma de sua qualificação.

Em razão disso, no exército foi ativada a campanha para obter o título de Companhia Exemplar. Foi promovido o empenho para formar de maneira experimental algumas companhias selecionadas em cada unidade combinada e generalizá-los. A primeira Bandeira de Companhia Exemplar foi outorgada à companhia nº 2 do batalhão nº1 do regimento de infantaria nº 30 da Divisão de Infantaria nº 12 de Andong.

Ao informar-se das proezas da referida companhia que aniquilou 560 inimigos em um combate estival do ano anterior, o grande Líder expressou que se todas as unidades lutassem como a companhia nº2. poderiam antecipar a vitória na Guerra de Libertação da Pátria.

Alguns dias depois, mais precisamente em 26 de março de 1952, ele emitiu a ordem do Comandante Supremo nº 0166 “Sobre a formação da companhia exemplar" e fez generalizar em todo o exército o movimento de Companhia Exemplar que demonstrou sua vitalidade na fase experimental.

Fez enviar os diretivos a todas as tropas das frente e da retaguarda, e em suas visitas às unidades e subunidades do exército orientou a mobilizar mais ativamente esse movimento.

Em sua visita a uma companhia de comunicação sugeriu que a organização de base da União da Juventude Democrática exortasse seus membros à referida campanha, e no centro de instrução para os sargentos maiores destacou o papel que esses jogavam no fortalecimento da companha e apresentou os meios e medidas para organizar bem a vida da companhia.

Sob sua direção foi dado um novo salto nesta matéria.

Como resultado, foram formadas 398 companhias exemplares e surgiram dezenas de milhares de militares exemplares durante um ano desde que se iniciou o movimento mencionado.

A proeza do grande Líder camarada Kim Il Sung, que deu início ao Movimento de Companhia Exemplar e aumentou a combatividade do Exército Popular para lograr o quanto antes a vitória na Guerra de Libertação da Pátria, será recordada sempre junto com o invencível Exército Popular.

Pak Kum Song

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário