sábado, 18 de agosto de 2018

O patriótico linguista Kim Pyong Je



Kim Pyong Je foi um patriótico linguista que fez esforços valiosos para preservar a língua nacional e dedicou toda sua vida ao desenvolvimento da língua coreana.

Nascido em 1905, em Gyeongsang Norte, Kim nutriu ódio aos imperialistas japoneses desde cedo ao ver pisotearem a pátria, subjugando o povo e sua cultura e costumes milenares. Com firme espírito de defender a honra do povo coreano, estudou com afinco e juntou-se à Associação Coreana, junto a outros intelectuais, incluindo linguistas, e se engajou em uma luta para que o povo jamais aderisse à língua estrangeira no lugar de sua própria em seu território.

Prestou apoio ativo à luta armada antijaponesa, auxiliando inclusive no trabalho de chamar as amplas seções das massas populares à se unir na frente unida nacional antijaponesa.

Mas pôde fazer plenamente seu trabalho de linguista quando a pátria foi liberta, quando sob o abraço do Líder Kim Il Sung e do Partido do Trabalho da Coreia ele aprofundou-se no processo de pesquisa científica linguística para o desenvolvimento da lingua coreana. Com todas as condições necessárias, ele abrilhantou o caminho do desenvolvimento linguístico e fez importantes realizações.

Foi eleito no terceiro mandato da Assembleia Popular Suprema da RPDC como deputado e trabalhou no Instituto de Linguística da Universidade Kim Il Sung e posteriormente deu aulas no Instituto de Linguística do Instituto de Ciências Sociais, onde escreveu obras e guias importantes em sua área. Ele contribuiu para o fortalecimento da base prática da construção da dialetologia, analisando toda a estrutura da linguagem, incluindo a estrutura gramatical.

Seus principais livros foram "Esboço da Dialética Coreana" (alto, médio e baixo), "Bacharel em Língua Coreana" e "Geografia da Língua Coreana", onde aborda o desenvolvimento da língua coreana ao longo do tempo, fala sobre as regionalidades que influem na língua e sobre sua base científica.

Por seus trabalhos importantes, ganhou condecorações estatais e recebeu a mais alta avaliação e confiança dos grandes Líderes.

Por causa de sua natureza patriótica e esforços enérgicos em sua área para o bem do país e povo, Kim Pyong Je será sempre lembrado como um grande linguista patriótico que inspira as novas gerações de linguistas e outros intelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário