domingo, 12 de agosto de 2018

Aplicação da Ideia Juche na realidade brasileira


Antes de mais nada, gostaria de explicar que este texto parte de uma análise de uma pessoa específica que possui um amplo conhecimento sobre a Ideia Juche, mas que de forma alguma é uma posição unânime sobre todos jucheanos acerca de uma aplicação da Ideia Juche na realidade brasileira.

Como brasileiro, sempre que difundo a Ideia Juche para que mais pessoas tenham acesso, constantemente sou perguntado sobre a possibilidade desta ideologia ser aplicada em nossa realidade, enquanto outros fazem afirmações parcas de a Ideia Juche é uma simples aplicação do marxismo-leninismo na sociedade coreana, o que trata-se de um erro grave.

Primeiramente precisamos entender o caráter internacionalista da Ideia Juche e para isso precisamos compreender o que a diferencia do marxismo-leninismo. Em algumas obras dos grandes líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il eles trataram a questão, bem como produzi um texto sobre a questão chamado "A Ideia Juche e o Marxismo-Leninismo - Nenhuma contradição, nenhum desvio", onde trato sobre as diferenças entre ambos e mostro como o Juche não nega o marxismo-leninismo mas sim o complementa com uma nova e original visão de mundo.

Em resumo, a Ideia Juche diferencia-se por ter desenvolvido o novo princípio filosófico centrado no homem, apontando seu papel e função, e definindo as três características inerentes a estes -  independência, o espirito criador e a consciência - , que fazem do homem o ser social superior a qualquer outra das milhares espécies existentes. A partir disso, desenvolve-se que o homem tem uma vida social e política simultaneamente com a física e que seu espírito criador é o que faz transformar o mundo e seu destino a seu gosto, e transformar o velho no novo.

O Juche trabalha ainda com as leis da evolução da história e da evolução social, definindo as massas populares como o Sujeito da História e define o homem como um ser fundamentalmente independente, que quando negado à esta, naturalmente luta por ela. Mas para por em pleno jogo as qualidades que o homem possui como ser social, é necessário que se estimule isso por meio de atividades de um Partido ou Estado. É assim que a República Popular Democrática da Coreia aplicou pela primeira vez na história a Ideia Juche, a expandindo para todos setores, incluindo a vida das massas, o setor político, militar e econômico.

Ao retirar o Juche das asas do marxismo-leninismo e tratá-la como uma ideologia avançada que atende aos requisitos do ser humano, é possível sim aplicá-la em outros países, mas há várias questões a serem observadas acerca disso.

Primeiro, temos que entender que qualquer aplicação do Juche a outros países ou formulações de políticas inspiradas na ideia do grande Líder camarada Kim Il Sung não serão uma exata cópia da Coreia ou moldará o estilo de vida daquela sociedade para o estilo dos coreanos.

É preciso entender que a Ideia Juche que carrega a herança do marxismo leninismo foi desenvolvida de acordo com as demandas da revolução coreana, e por isso, tem um caráter tão próprio, tão único. Todavia, seus conceitos e sua nova cosmovisão em si trazem algo para a humanidade, não somente para o povo coreano. Todos povos progressistas do mundo almejam liberdade, defendem sua autodeterminação e demandam a construção de um novo mundo pacífico, o que é uma verdade contida no Juche.

Ao adotar o Juche como inspiração para o desenvolvimento de uma nova ideologia ou desenvolver as atividades de um Partido ou governo, um país pode desenvolver uma economia independente, fortalecer sua força de autossuficiência na economia e na defesa, mas principalmente consolidar uma ligação íntima entre a classe governante e as massas populares.

É impensável adotar políticas do Juche em um regime reacionário ou liberal, mas até mesmo alguns países capitalistas poderiam se inspirar em conceitos elucidados pelo Juche, embora só o socialismo poderá emancipar a classe trabalhadora.

Tendo em mente tudo isso, podemos partir para uma análise da sociedade brasileira e aplicação do Juche em terras tupiniquins.

Separo então algumas questões essenciais:

Política

Nossa política precisaria ser radicalmente reformulada. O que é uma demanda dos tempos.

O Brasil é um país onde a classe dominante exerce enorme poder sobre a política e também sobre a justiça, concentrando em suas mãos os privilégios e deixando à margem as massas trabalhadoras sujeitas à todo tipo de injustiça.

É preciso cortar privilégios e "imunidades" que fazem de políticos semi-deuses e elevar o papel das massas trabalhadoras dentro do campo político. É necessário o estabelecimento de uma verdadeira democracia, onde prevaleça as demandas populares sempre e invariavelmente, e que seja abolido todo tipo de política que vá contra seus interesses.

O Brasil vive atualmente uma grave crise política onde ideias retrógradas surgem como solução imediata e ações contra o povo trabalhador são feitas sem qualquer possibilidade de escolha daqueles que movem esse país, o povo trabalhador. O liberalismo está cada vez mais aprofundando suas raízes em nosso solo e estabelecendo condições cada vez mais desumanas, tornando o homem um mero ser selvagem, privado de seus direitos genuínos, e estimulando a ganância.

Os intelectuais que surgem em cenário nacional são meros interesseiros, que buscam seus objetivos sem a vontade de se juntar às massas populares, mas sim as iludir com seus ideais que afirmam ser o que trará prosperidade para a nação. Mesmo entre os "esquerdistas", vemos uma política de enganar o povo com projetos de auxílio aos mais necessitados enquanto por outro lado trabalham alinhados com a política liberal e praticam descaradamente a corrupção, o que infunde dos mesmos que eles "ajudaram" outras dificuldades.

É preciso dizer também que a instrução política do brasileiro é muito fraca. Há pessoas paranóicas que acreditam que o Brasil foi um país socialista durante um período em que um partido pequeno-burguês esteve no poder, estimulados pelo retrógrado pensamento anti-comunista espalhado durante os anos de ditadura militar. Muitos brasileiros infelizmente tem conclusões pré-definidas mesmo sem saber conceitos básicos do marxismo, mas repetem asneiras dignas de um povo ignorante.

Mas o que mais preocupa é que o Brasil é um país dividido entre "facções" estimuladas pela classe política que usa as massas como meros fantoches. Eles enchem a mente das pessoas com suas ideologias podres "de direita" e "de esquerda", estimulando o povo se dividir e se voltar um contra o outro. Isso é preciso acabar e a solução mais imediata seria um governo que conseguisse reunir o povo em um objetivo único e alcançasse progressos significativos para levantar a alta-estima de nosso povo. Mas ainda é pouco. Com o sistema político atual, é impossível esperar um cenário verdadeiramente progressista.

É uma demanda dos tempos uma luta intensa dos progressistas para uma reforma política. Uma revolução, ao meu ver, seria algo impensável devido ao problemas de ramificações que atingiram um nível assustador nos dias atuais. É preciso, para elevar as características inerentes do homem, estimulá-las, e para isso seria necessário que a Ideia Juche fosse mais amplamente divulgada entre as massas trabalhadoras, de forma com que os preconceitos caíssem por terra e as pessoas começassem a ver o quão podre é o nosso sistema, criando um ódio ainda maior pelo governo.

O povo brasileiro precisa eliminar o famoso espírito de vira-lata e se orgulhar do que é produzido aqui e do que nós possuímos. Estimular nosso autofortalecimento e rejeitar a exploração e servilismo para com as forças estrangeiras. Além disso, seria de extrema importância para o brasileiro entender que o patriotismo não faz qualquer sentido em uma sociedade onde a classe privilegiada tem nojo dos seus compatriotas "menos favorecidos".

É preciso também colocar os interesses coletivos acima dos individuais. Mesmo entre os esquerdistas e outros que se intitulam como "comunistas", vemos um distanciamento muito grande das massas e a utilização da ideologia para autopromoção. Com isso, a ideologia da classe trabalhadora vai sendo desfacelada ao tornar-se fetiche de pequeno-burguês. É preciso levar as ideias progressistas para os trabalhadores, aqueles que movem esse país com suor e os conscientizar, é este o caminho para qualquer revolução.

Realizando uma reforma em nosso sistema político, por meio de uma luta intensa do povo e de trabalho de conscientização, o povo brasileiro deve lutar para que os políticos não sejam defensores de seus próprios interesses mas sim servos das demandas das massas populares, além de garantir uma participação ampla de todos os setores da sociedade na política de forma que se realize de fato a democracia.

Economia

O Brasil tem total potencial para ser uma das potências econômicas, mas devido à políticas equivocadas de governos consecutivos não conseguiu tornar realidade seu potencial, chegando ao cúmulo de regredir e perder parte de sua força.

É um crime contra a nação o servilismo. É preciso aplicar o método de economia onde se defende os recursos preciosos da nação e se pratica o comércio sob o princípio de benefício mútuo, pensando sempre na nação e jamais em interesses individuais, o que imediatamente recai para o tópico anterior, justamente porque política e economia são intimamente ligadas.

Deve-se fortalecer a industrialização do país como uma questão primordial e melhorar a questão do transporte, que é um problema crônico do país. É preciso a construção de ferroviais, o que fará alavancar nossa economia. Explorar e fazer bom uso de nosso petróleo também é fundamental. É necessário fazer nosso petróleo se tornar mais valioso como era no passado. Também, é preciso urgentemente combater o desvio de verbas em obras públicas que poderiam contribuir para a vida do povo.

O Brasil tem recursos e capacidades para melhorar a vida de sua população mas devido são só à falta de interesse de muitos políticos, mas também a ganancia em roubar o que beneficiaria o povo, vive sendo um país motivo de vergonha para muitos. É preciso o estabelecimento de uma supervisão abrangente contra os desvios de verba e uma cobrança por melhorias constantes por parte da classe trabalhadora. Mas para isso é preciso que a classe trabalhadora estabeleça suas raízes na política e exerça seu poder nela, a ponto de que os políticos a temam e a sirvam.

Supervisão também é necessária na qualidade de alimentos e diversos produtos feitos sem os cuidados necessários, seja por puro descaso ou para obter maior lucro barateando os custos. É preciso punições mais severas e amplas para todos aqueles tenham descaso para com as massas.

Defesa

Primeiramente, nas forças de defesa é preciso mudar profundamente sua ideologia reacionária. É preciso estabelecer nas forças armadas e todos os militares uma noção do que realmente é o nacionalismo e a ideia de que estão lá para defender a classe trabalhadora.

As forças armadas, sucateadas pelos últimos governos precisam de maior investimento para servir de firme garantia de nossa soberania nacional, mas também, somente serão úteis ao povo quando perceberem que são parte dos mesmos e devem defender os mesmos.

No capitalismo, o exército e todas forças militares defendem o Estado burguês, mesmo que sua composição seja de pessoas humildes ou de origens humildes. São treinados a oprimir os próprios irmãos sob as ordens do Estado. É preciso acabar com essa ligação e estabelecer forças populares.

Muito se fala em liberação de armas em setores de extrema direita, sob um conceito individualista de "defesa da propriedade privada" ao mesmo tempo em que falam do fortalecimento das forças armadas burguesas que reprimirão da mesma forma de sempre. É preciso que aqueles que estejam com armas, defendem os interesses da classe trabalhadora. E não necessariamente realizando uma revolução socialista, mas com uma democratização da sociedade, onde as forças de agressão do Estado se recusem a proceder contra seus próprios irmãos.

A classe trabalhadora também engloba os militares, todavia, é preciso eliminar a ideologia reacionária de suas mentes.

Somente com uma reviravolta promovida pelas massas populares, como muita luta, é que esse objetivo poderia ser alcançado.

Por: 레난 쿠냐

Nenhum comentário:

Postar um comentário