segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A nobre vida dedicada ao avanço vitorioso da revolução cubana



Hoje é o aniversário de nascimento do Líder da Revolução Cubana, Fidel Alejandro Castro Ruz.

Nasceu em 13 de agosto de 1926, em Birán, província Oriente, Cuba, onde cursou o ensino médio em Santiago de Córdoba, e em 1945 frequentou a Universidade de Havana onde formou-se como advogado.

Fidel Castro Ruz foi um excelente líder do povo cubano que foi pioneiro na revolução de Cuba e a levou à vitória.

Ele participou da luta contra a ditadura em casa e no exterior de 1947 a 1952.

Em julho de 1953, juntamente com 165 jovens, homens e mulheres, contra a ditadura, realizaram uma batalha contra o Quartel Moncada, um dos postos militares da ditadura de Batista na cidade de Santiago de Cuba.

Ele falhou no primeiro levante armado e a maioria de seus companheiros de armas foram mortos. Foi preso e condenado a 15 anos de prisão.

Ele foi corajoso o suficiente para, na condição de advogado, fazer sua própria defesa e dizer a célebre frase "A História me Absolverá". Ele acabou saindo em exílio dois anos mais tarde, indo para o México onde formou o  grupo revolucionário "Movimento 26 de Julho" junto com Raul Castro Ruz e Che Guevara.

Retornou à Cuba com o objetivo de libertar o país da ditadura de Fulgencio Batista junto com seus camaradas Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro no iate Granma onde iniciou a guerrilha com base em Sierra Maestra.

Liderada por Fidel, a revolução cubana ferveu entre o povo cubano que pegou em armas para lutar contra a ditadura do governo lacaio dos EUA e finalmente em 1 janeiro de 1959 derrubou a ditadura de Batista e alcançou a vitória.

Fidel Castro foi o primeiro líder no Hemisfério Ocidental a estabelecer um sistema socialista onde o povo é o verdadeiro mestre, e lutou resolutamente para a felicidade e prosperidade do povo cubano.

Ele foi um proeminente ativista político em Cuba que abraçou a transformação do século.

Após o estabelecimento do sistema socialista, Cuba passou por décadas de sanções e pressões por parte de forças hostis, mas Fidel soube guiar sabiamente os cubanos a manterem constantemente a bandeira socialista elevada e levou o país a conquistar constante progresso social.

Sob sua liderança, o governo e o povo cubano defenderam com firmeza a soberania, a dignidade e a revolução do país e alcançaram muitas conquistas em muitas áreas da vida social.

Por exemplo, Cuba tornou-se o primeiro país da América Latina a não ter analfabetismo.

Cuba é o lar de muitas instituições educacionais, incluindo a Universidade de Havana, e muitos estudantes estão recebendo educação superior gratuita e de qualidade.

Com as políticas corretas do Partido e do governo cubanos, instituições médicas estão estabelecidas em várias partes do país e contribuem ativamente para o tratamento dos residentes. Uma rede de saúde bem organizada foi estabelecida em todas as áreas de Cuba e a indústria farmacêutica foi desenvolvida para produzir a maioria dos medicamentos por conta própria.

Além da medicina, Cuba também se destaca em ciência, literatura, artes e esportes.

Hoje, o governo e povo cubano estão lutando arduamente para construir uma nação próspera aderindo aos ideais do camarada Fidel Castro e mantendo elevada a bandeira socialista.

Fidel Castro empenhou-se em fortalecer e desenvolver relações de amizade com o nosso país por um período de mais de meio século, compartilhando princípio e atitudes revolucionárias e firmemente comprometido com nossa luta por reunificação da pátria e pelo poder da justiça comum da humanidade. Foi amigo e companheiro do povo coreano e enviou sempre seu apoio e encorajamento.

Em março de 1986, Fidel Castro veio para a Coreia e foi calorosamente recebido pelo grande Líder camarada Kim Il Sung e pelo grande Dirigente camarada Kim Jong Il.

Fidel Castro, um amigo amigo do nosso povo e um companheiro revolucionário de longa data, recebeu vários diplomas da RPDC, incluindo o título de Herói da República Popular Democrática da Coreia.

Hoje, na ocasião em que o camarada Fidel Castro completaria 92 anos, o povo cubano e coreano relembram sua nobre carreira revolucionária.

As realizações do camarada Fidel Castro Ruz, que contribuíram para o avanço vitorioso do socialismo e para o desenvolvimento de relações amistosas entre a Coreia e Cuba, serão preservadas nas mentes dos dois povos e da humanidade progressista.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário