sábado, 25 de agosto de 2018

Apelo aos compatriotas na ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores


Discurso proferido em Comício em Pyongyang para Cumprimentar o Dia Internacional dos Trabalhadores.

1 de maio de Juche 35 (1946)

Caros compatriotas,

Primeiro de Maio é o feriado da classe trabalhadora em todo o mundo. O Dia Primeiro de Maio é o aniversário do dia em que eles lutaram em união para libertar-se da opressão, maus-tratos e fome.

Primeiro de Maio começou a ser comemorado internacionalmente a partir de 1890. Em 1º de maio de 1890, os trabalhadores de muitos países capitalistas organizaram uma luta de manifestação. Os capitalistas suprimiram tal luta duramente. Particularmente em Viena, Berlim, Paris e Roma, os exércitos e a polícia foram mobilizados para reprimir as manifestações dos trabalhadores e, em muitos países, muitos trabalhadores foram presos. Mas nenhum movimento da parte dos capitalistas poderia impedir as manifestações dos trabalhadores em Primeiro de Maio. Desde então, o Primeiro de Maio de cada ano foi comemorado grandiosamente, como um feriado para demonstrar as forças revolucionárias da classe trabalhadora em todo o mundo.

E a Coreia? O movimento trabalhista da Coreia, que rapidamente ganhou força depois do Levante Popular de 1 de março de 1919, demonstrou seu poder ao mundo através da greve geral dos estivadores de Pusan ​​em 1921. Em 1923, a classe trabalhadora de nosso país se levantou para celebrar o Dia Primeiro de Maio como um dia memorável. No entanto, em 1924, as reuniões de comemoração do Dia Primeiro de Maio foram interrompidas pela repressão da polícia imperialista japonesa e as manifestações proibidas.

Doravante, a classe trabalhadora da Coreia se esforçava para celebrar o Dia Primeiro de Maio todos os anos, mas, devido à política imperialista japonesa de repressão cruel e tirania bárbara, nenhuma manifestação em massa ou manifestações para marcar o Dia Primeiro de Maio foi realizada aqui na Coreia até agora.

Com a Coreia liberada do domínio colonial imperialista japonês em 15 de agosto de 1945, podemos celebrá-la livremente pela primeira vez.

Devemos saber que o significado das comemorações de Primeiro de Maio, antes e depois de 15 de agosto, é diferente. As celebrações de Primeiro de Maio antes de 15 de agosto tiveram seu significado estratégico em lutar não apenas pela libertação da classe trabalhadora, mas também por derrubar o imperialismo japonês e libertar toda a nação em firme união com os camponeses, intelectuais, pequenos burgueses, jovens, estudantes e até patrióticos capitalistas nacionais, sob a liderança da classe trabalhadora. Mas hoje, quando o imperialismo japonês foi derrotado, seu significado reside no fato de que todo o povo coreano, incluindo trabalhadores, camponeses, intelectuais, pequena burguesia e capitalistas patrióticos estão concentrando seus esforços na liquidação de todos os elementos pró-japoneses, traidores da nação e fascistas que obstruem a construção de um governo democrático provisório da Coreia, e avançam em direção ao estabelecimento de um genuíno governo provisório democrático.

Também devemos entender que o significado das comemorações de Primeiro de Maio na Coreia do Norte é diferente daquele da Coreia do Sul.

Na Coreia do Norte, o poder de nosso povo, o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte, já foi estabelecido com base na frente nacional unida democrática que envolve os partidos políticos democráticos e organizações sociais e sob sua liderança a tarefa secular de reforma agrária foi vitoriosamente cumprida. Para o povo do norte, o significado do Dia Primeiro de Maio reside no fato de lutarem para liquidar os remanescentes do imperialismo e do feudalismo japoneses e consolidar ainda mais a frente nacional unida democrática e, em unidade com a frente nacional democrática da Coreia do Sul, esforçar-se para varrer os elementos pró-japoneses e traidores para a nação, incluindo Syngman Rhee, e estabelecer um genuíno governo democrático provisório da Coreia, de acordo com a já anunciada Plataforma de 20 Pontos.

Como, então, devemos celebrar o Dia Primeiro de Maio após a libertação?

Primeiro, todo o povo deve travar uma luta vigorosa para estabelecer um governo democrático provisório da Coreia.

O futuro governo provisório democrático da Coreia deve excluir fascistas e traidores nacionais, incluindo Syngman Rhee, que perturbam a formação da frente unida democrática da nação coreana e se opõem à decisão da Conferência dos Ministros das Relações Exteriores de Moscou, distorcendo-a como 'Administração Fiduciária' nas mentes das pessoas através de uma propaganda vil contra a Comissão Conjunta URSS-EUA, na esperança de rompê-la; que conspiram para minar o campo democrático e assassinar quadros dirigentes; e quem insta reacionários para destruir estabelecimentos de produção e queimar fábricas. Todas o povo deve concentrar todos os esforços no estabelecimento de um governo provisório democrático baseado na Plataforma de 20 Pontos anunciada pelo Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte.

Segundo, nossa classe trabalhadora deve reconstruir rapidamente as instalações produtivas destruídas pelos imperialistas japoneses quando eles foram derrotados e fugiram.

A classe operária da Coreia desempenhou um papel de vanguarda na luta de libertação nacional desde o Levante Popular de Primeiro de março e também está desempenhando um papel como tal na construção de um novo país após a libertação. Durante a recente reforma agrária, também, os trabalhadores tomaram a iniciativa de ir ao campo e realizar triunfantemente sua causa histórica em estreita cooperação com os camponeses. A reforma agrária é do interesse não apenas dos camponeses, mas também da classe trabalhadora, e é o primeiro passo para a libertação completa de nossa classe trabalhadora.

Os trabalhadores devem se esforçar duas ou três vezes mais do que antes do dia 15 de agosto e superar todas as dificuldades, e todos devem se tornar trabalhadores-modelo na construção da nação para reconstruir as instalações produtivas destruídas e desenvolver nossa economia, que está paralisada.

Terceiro, os camponeses devem, no futuro também, como no passado, lutar juntos em firme aliança com a classe trabalhadora e lutar pelo aumento da produção agrícola.
Vocês devem estar cientes de que a recente reforma agrária foi realizada não apenas pelos esforços dos camponeses, mas pela cooperação enérgica da classe trabalhadora. A conclusão vitoriosa da reforma agrária é o orgulho não só dos camponeses coreanos, mas da nação coreana como um todo, e mantém a promessa de progresso rápido para o nosso país.

Mas não devemos nos contentar com o cumprimento da reforma agrária. Se quisermos aumentar o seu significado e acrescentar brilho à sua vitória, devemos fazer bem o trabalho agrícola. Os camponeses não devem deixar nem uma polegada de terra ociosa, mas semear boa semente na estação, aumentando assim a produção agrícola rapidamente. A partir de agora, os camponeses que saúdam o Dia Primeiro de Maio não devem permitir que até mesmo um peralta apareça no campo e não deve deixar nem uma polegada de terra sem cultivo. Isso, eu penso, é uma maneira de marcar esta data memorável de forma significativa.

Quarto, todas as pessoas devem ser mobilizadas para o trabalho de construção da nação.

Uma nova Coreia democrática não pode ser construída apenas pelos esforços dos trabalhadores e camponeses. Somente quando todas as pessoas se unirem e fizerem o melhor possível, uma Coreia nova e democrática será construída. Assim, os trabalhadores, camponeses, intelectuais, a pequena burguesia, os capitalistas nacionais patrióticos, todos sem exceção, devem se unir mais firmemente; aqueles com força devem dar força; aqueles com conhecimento devem dar conhecimento; aqueles com habilidades técnicas devem dar habilidades técnicas; e aqueles com dinheiro devem dar dinheiro para o trabalho de construir o Estado.

Quinto, saudando o Primeiro de Maio, devemos nos unir à classe trabalhadora de todo o mundo, construir um estado independente e soberano o mais rápido possível e nos esforçar para desempenhar o papel de um membro da frente internacional democrática pela paz e segurança mundiais.

Caros compatriotas,

A construção de uma nova Coreia democrática depende de um governo provisório democrático da Coreia ser estabelecido ou não. Devemos eliminar os efeitos maléficos de 36 anos de governo imperialista japonês, livrar-nos dos vestígios remanescentes do feudalismo e estabelecer um governo provisório baseado na genuína frente nacional unida democrática. Temos de rejeitar duramente a camarilha de Syngman Rhee, que quer criar uma ditadura burocrática e feudal em violação de um espírito democrático, cativada por seus interesses pessoais e desejo de poder, em vez da completa independência do país e dos interesses do povo coreano.

O Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte já publicou a Plataforma de 20 Pontos, que servirá de base para o estabelecimento de um governo provisório coreano. Por ocasião do Dia Primeiro de Maio, nós juramos diante de nossos compatriotas que avançaremos nessa direção até o final, e apelamos a todo povo para que se empenhe em realizar a Plataforma de 20 Pontos.

Viva o futuro governo democrático unificado da Coreia!

Viva a frente nacional unida democrática do povo coreano!
Viva o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte!
Viva a unidade das massas trabalhadoras democráticas em todo o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário