Kyonggukdaejon é o código principal da dinastia feudal de Joson. Foi revisado várias vezes com Kyongjeryukjon, que havia sido compilado desde os primeiros anos da dinastia, como modelo e finalmente concluído em 1485.
Compilado por Choe Hang (1409–1474) e So Ko Jong (1420–1488), o código consiste em seis volumes.
O primeiro antecessor do código chamado Kyonggukdaejon foi Pyongsuldaejon que foi compilado em 1466. No início, os estudiosos completaram e divulgaram Hojon que tratava de sistemas agrários e tributários em 1460, e Hyongjon que lidava com sistema de servos e sistemas de punição em 1461, seguido por a conclusão de outros quatro códigos seccionais Rijon, Ryejon, Pyongjon e Kongjon. Mais tarde, Kichukdaejon, Kabodaejon e Ulsadaejon foram compilados em 1469, 1474 e 1485, respectivamente. O último código é Kyonggukdaejon que foi transmitido até agora.
Kyonggukdaejon tem um prefácio e os textos das leis na ordem de Rijon, Hojon, Ryejon, Pyongjon, Hyongjon e Kongjon
Rijon descreve os regulamentos sobre o sistema de governo central e local da dinastia feudal de Joson, Hojon, aqueles sobre levantamento e controle de terras e o sistema de arrecadação de impostos, Ryejon, aqueles sobre cortesia feudal, o sistema de exame clássico para o serviço do governo, relações exteriores e assim por diante, Pyongjon, aqueles sobre assuntos militares, Hyongjon, aqueles sobre “crimes” e sistema de punição relevante e Kongjon, aqueles sobre trabalho de engenharia estatal, artesanato e assim por diante.
O código é de grande valor e significado como material e registro histórico do desenvolvimento cultural no estudo de questões socioeconômicas no século XV e na história do desenvolvimento das leis da dinastia feudal de Joson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário