15 de abril de 1973, há 49 anos, foi o dia significativo em que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República Islâmica do Irã.
Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, as relações entre RPDC e Irã se desenvolveram favoravelmente e entraram em uma nova etapa de desenvolvimento com o triunfo da revolução islâmica no Irã em 1979 e a fundação da República Islâmica do Irã.
O grande camarada Kim Il Sung realizou um encontro histórico com Sua Excelência Seyed Ali Khamenei, Presidente do Irã naquele momento que visitou nosso país em maio de 1989 e estimulou e alentou a luta do povo iraniano expressando apoio e solidariedade total ao triunfo da revolução islâmica.
Durante todo o período de sua vida, o grande camarada Kim Il Sung se encontrou pessoalmente com numerosas figuras de alto escalão do Irã e lhes deu valiosas instruções para o desenvolvimento das relações bilaterais, e ofereceu assistências materiais e espirituais ao governo e ao povo iranianos.
O governo da RPDC apoiou ativamente a luta do povo iraniano para salvaguardar a soberania e seu território na década de 1980 quando o povo iraniano enfrentava as provas mais severas devido às manobras das forças estrangeiras que tentavam aplastar a revolução islâmica em seu ninho, e quando houve centenas de mortos e feridos por um terremoto potente que ocorreu na região noroeste do Irã em 1990, enviou um grupo de médicos competentes em um avião especial imediatamente, e também muitos materiais de assistência como cimento, tecidos, medicamentos, etc.
Hoje em dia também, o governo de nossa República e nosso povo enviam um firme apoio e solidariedade à luta do governo e povo iranianos para salvaguardar firmemente as conquistas da revolução islâmica e lograr o desenvolvimento e a prosperidade do país.
No passado, o governo e povo iranianos também ofereceram assistências humanitárias como materiais agrícolas em várias ocasiões ao nosso país quando foi afetado por desastres naturais e estão apoiando ativamente a justa causa de nosso povo para lograr a reunificação do país de maneira independente e pacífica sem a intervenção das forças estrangeiras.
Assim, na história das relações amistosas entre os dois países está gravada uma excelente tradição de haver apoiado e cooperado mutuamente compartilhando as dificuldades mesmo em meio às complicadas situações internacionais.
É inflexível a posição do governo de nossa República de ampliar e desenvolver as relações amistosas com o Irã, que gozam de uma longa história e tradição, em todas as esferas como política, economia, cultura, etc., em acato à direção do estimado camarada Kim Jong Un que continua invariavelmente o nobre propósito do grande camarada Kim Il Sung.
No futuro também, as relações entre RPDC e Irã continuarão avançando conforme às demandas da nova época sob os ideais de independência, paz e amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário