domingo, 17 de abril de 2022

A natureza bandidesca dos EUA demostrada pelos 3.5 bilhões de dólares


A crise humanitária no Afeganistão está se agravando.

Segundo os dados estatísticos publicados pelo Programa Alimentar Mundial da ONU, atualmente 22.8 milhões de afegãos sofrem com grave crise de alimentos e, estre esses 3.2 milhões de crianças menores de 5 anos de idade padecem de inanição.

Em meio a isso, no congresso dos países doadores da ONU ao Afeganistão realizado sob o copatrocínio do Secretário-Geral da ONU, da Alemanha, Grã-Bretanha e Catar em 31 de março, os EUA anunciou que daria uma assistência adicional de 204 milhões de dólares a este país a título de humanitarismo.

À primeira vista, parece que os EUA está preocupado pela crise humanitária no Afeganistão, porém, a realidade é diferente.

É o entendimento comum da sociedade internacional que os EUA é o principal culpado por afundar o povo afegão em uma crise humanitária sem saída.

Apesar disso, em 11 de fevereiro, Biden firmou sem vergonha alguma na ordem executiva presidencial de destinar 3.5 bilhões dos 7 bilhões de dólares do Banco Central do Afeganistão que foram congelados em seu país aos familiares das vítimas do incidente de 11 de setembro sem sentir nenhuma responsabilidade ou obrigação moral pelo fato de que colocou o Afeganistão na miséria e crise por causa da ocupação deste país pelas forças armadas estadunidenses durante os passados 20 anos.

Os EUA, que preconiza a “liberdade” e a “democracia”, está dando-se o ar de benfeitor dizendo que dará uma assistência de 204 milhões de dólares ao Afeganistão mesmo depois de ter usurpado os fundos deste país que se encontra em grave crise humanitária sob o pretexto absurdo. Isso é um engano e uma afronta ao povo afegão e à sociedade internacional.

Os participantes da terceira reunião de chanceleres dos países vizinhos do Afeganistão auspiciado pela China entre 30 e 31 de março passado destacaram a gravidade da crise humanitária criada neste país e exigiram fortemente a devolução incondicional ao Afeganistão dos fundos de 3.5 bilhões.

Os EUA deve saber bem que nada poderá encobrir sua natureza como agressor, saqueador e destrutor a outros países e deverá devolver sem demora os fundos de 3.5 milhões que roubou do povo afegão.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário