Passaram 30 anos desde o encontro entre o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il com o camarada Kaysone Phomvihane, presidente do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente do Laos, que fez sua quarta visita ao nosso país em abril de Juche 81 (1992).
O camarada Kaysone Phomvihane, no momento histórico e ditoso em que nosso povo celebrava o 80º natalício do grande Líder camarada Kim Il Sung, liderou uma delegação do Estado e do partido de grande escala e sua visita oficial de amizade ao nosso país estimulou a luta de nosso partido e povo para continuar e defender constantemente o socialismo ao nosso estilo, o centrado nas massas populares, e foi uma expressão da admiração e respeito ilimitados ao grande Líder.
O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il se encontraram em várias oportunidades com Kaysone Phomvihane, Presidente do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente do Laos, e estreitaram as relações de amizade dando-lhe grande hospitalidade.
Durante sua visita, Kaysone Phomvihane entregou presentes com sinceridade e conferiu as máximas honrarias do Laos ao grande Líder e ao grande General, ademais de compartilhar alegria com nosso povo participando nas festividades pelo 80º aniversário do grande Líder e pelo 60º aniversário do estabelecimento do Exército Popular da Coreia.
O histórico encontro entre o grande Líder e o grande General e o camarada Kaysone Phomvihane foi uma importante oportunidade para desenvolver e fortalecer em novo estágio mais elevado as tradicionais relações de amizade e cooperação entre a RPDC e o Laos.
A amizade RPDC-Laos tem longa história e tradição.
As relações entre os dois países e partidos foi iniciada no primeiro encontro em Pyongyang entre o grande Líder e o camarada Kaysone Phomvihane, há 57 anos.
O grande Líder se encontrou pela primeira vez com o camarada Kaysone Phomvihane em Pyongyang em Juche 54 (1965) e ofereceu nobres ensinamentos que o partido laosiano deveria tomar como guia para dirigir à vitória a luta de salvação nacional anti-EUA. Neste processo, o grande Líder formou relações especiais com o camarada Kaysone Phomvihane e criou uma nova história e tradição de amizade RPDC-Laos que se desenvolve sob a bandeira da independência antiimperialista e do socialismo.
Depois, o grande Líder apoiou e encorajou ativamente no material e moral a luta do povo laosiano levantado pela libertação nacional e a construção da nova sociedade sob a direção do camarada Kaysone Phomvihane, fazendo brilhar a história de relações entre os dois países como nobre história de amizade camaradesca. Ainda hoje, o povo laosiano diz que nunca esquecerá o grande Líder camarada Kim Il Sung que ofereceu apoio material e respaldo desinteressados no momento em que o país passava por dificuldades.
O grande Líder e o grande General, junto com os líderes de várias gerações do Laos, desenvolveram excelentemente ao longo das décadas e séculos as tradicionais relações de amizade bilaterais na luta comum pelo socialismo.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il dedicou grandes esforços para fortalecer ainda mais os laços de amizade entre RPDC e Laos seguindo a nobre intenção do grande Líder.
Em setembro de Juche 100 (2011), momento final de sua vida, o grande General teve junto ao estimado camarada Kim Jong Un um encontro significativo com o camarada Choummaly Sayasone, Secretário-Geral do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente do Laos, que visitava nosso país, dedicando seu tempo precioso, e fez grande contribuição ao desenvolvimento ainda maior das relações de amizade e cooperação entre os dois países e partidos.
O povo e os líderes do partido e do Estado do Laos contribuíram ativamente ao desenvolvimento das relações de cooperação entre os dois países apoiando e encorajando invariavelmente a causa justa de nosso partido e povo.
As relações de amizade e cooperação entre RPDC e Laos, que se desenvolvem e fortalecem ao longo dos séculos, alcança hoje uma nova etapa sob o profundo interesse dos máximos líderes dos dois partidos e países.
O estimado camarada Kim Jong Un se dedica de corpo e alma para desenvolver e sublimar à um estágio mais elevado as relações de amizade RPDC-Laos que constitui uma nobre riqueza legada pelo grande Líder e o grande Dirigente.
Apoiada pela invariável intenção dos máximos líderes dos dois partidos e Estados de defender firmemente as façanhas dos líderes das gerações passadas, a amizade RPDC-Laos se desenvolve e fortalece incessantemente sem perder suas cores apesar dos ventos e ondas severos da complexa política internacional e do transcurso do tempo.
Os povos dos dois países desenvolvem amplamente as relações bilaterais ao fortalecer o apoio e cooperação segundo os interesses mútuos e superando as dificuldades e obstáculos que enfrentam.
São realizados ativamente o intercâmbio, contatos e visitas de delegações de vários segmentos dos dois países, incluso a visita da delegação do Partido do Trabalho da Coreia ao Laos e a visita da delegação do Partido Popular Revolucionário do Laos ao nosso país.
O povo laosiano se alegra com o fato de que nosso povo eleva incessantemente o status internacional de nossa República e logra grandes êxitos na luta pela melhora das condições de vida do povo e a construção da potência socialista, sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un.
Nosso povo está confiante de que os fraternos povo e partido laosianos avançarão vitoriosamente a construção socialista ao alcançar sem falta as metas combativas estabelecidas pelo 11º Congresso do Partido e superarão todo tipo de dificuldades e obstáculos que enfrentam.
É a firme vontade de nosso partido e povo desenvolver e fortalecer constantemente e segundo as demandas da época as tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois povos, partidos e Estados que se baseiam na lealdade camaradesca.
As excelentes relações de amizade entre nosso país e o Laos serão fortalecidas e desenvolvidas como sempre na luta dos povos dos dois países pelo cumprimento da causa socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário