No histórico Quarto Congresso do Partido do Trabalho da Coreia realizado em Pyongyang em setembro de 1961, Kim Il Sung resumiu os resultados bem-sucedidos obtidos na revolução socialista e na construção socialista durante o período em análise e avançou no Primeiro Plano de Sete Anos, visando alcançar o pico mais alto de socialismo.
Ele abordou o relatório sobre o trabalho do Comitê Central do PTC e fez o discurso final.
Observando que um sistema socialista avançado foi estabelecido no país e que as tarefas de completar a transformação socialista nos setores da indústria e da agricultura e construir uma economia nacional independente foram levadas adiante, ele avançou o Primeiro Plano de Sete Anos para o socialismo para a construção geral socialista.
Ele disse que as tarefas fundamentais do plano eram realizar uma reconstrução tecnológica abrangente e a revolução cultural e fazer melhorias radicais nas condições de vida do povo, confiando no sistema socialista triunfante. Em seguida, ele especificou as tarefas a serem abordadas pelos setores da economia nacional na implementação do plano. Ele também esclareceu o caráter da revolução na Coreia do Sul e suas exigências básicas, enfatizou a necessidade de fundar um partido revolucionário independente de trabalhadores e agricultores e reafirmou a política independente de reunificação.
Ele resumiu os sucessos e experiências adquiridos na construção do PTC durante o período em análise e apresentou tarefas para fortalecê-lo organizacional e ideologicamente e reforçar o seu papel de liderança. Ressaltou que era urgente reforçar as fileiras de quadros e melhorar decisivamente a sua capacidade de liderança, envidar esforços contínuos para consolidar as organizações primárias do PTC e criar as comissões do PTC a todos os níveis e reforçar as suas funções e responsabilidades.
Acrescentou que, para fortalecer o PTC e reforçar seu papel de liderança, era indispensável que os órgãos estatais e as organizações de trabalhadores cumprissem suas funções sob sua liderança unificada e que os comitês do PTC, em todos os níveis, implementassem completamente a linha revolucionária das massas, continuasse a aplicar os métodos revolucionários e o estilo de trabalho, e educasse as massas para unificá-las à volta do PTC.
Observando que a tarefa mais importante no fortalecimento do PTC era consolidar a unidade e coesão em ideologia e propósito, ele disse que era necessário equipar todos os membros da PTC com sua ideologia e combater todas as tendências oportunistas como o revisionismo, dogmatismo, facciosismo, paroquialismo e nepotismo. Com base em uma análise abrangente da situação internacional, ele apresentou tarefas a serem enfrentadas na intensificação da luta antiimperialista e anti-estadunidense e na implementação da política externa independente do PTC.
O congresso re-elegeu Kim Il Sung para a presidência do Comitê Central do PTC em reflexão da vontade unânime de todos os seus membros.
Foi um encontro de vencedores que realizou o lançamento dos fundamentos do socialismo e alcançou uma unidade sólida em torno de Kim Il Sung; marcou um novo estágio mais alto no desenvolvimento do PTC e da revolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário