O mar Cáspio, situado na fronteira entre a Ásia e a Europa, é o maior lago do mundo. Está rodeado pela Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão e Irã.
Sendo um lago de água salgada, o Cáspio tem profundidade média de 184 metros, e sua parte mais profunda chega a 1.025 metros. Seu comprimento de norte a sul é de 1.200 km, e sua largura de leste a oeste atinge até 325 km.
Antigamente, vivia na costa sudoeste do lago o povo caspiano. Acredita-se que os antigos gregos passaram a chamar o lago de "Cáspio" em homenagem a esse povo.
Começou a ser chamado de mar porque possui o aspecto de um mar. Originalmente, essa região era um mar. Posteriormente, com o soerguimento de extensas áreas ao redor, o local foi cercado por terra e a água do mar, permanecendo na parte mais baixa, tornou-se um lago.
Possui muitas penínsulas, baías e ilhas, e nas margens do lago as ondas azul-escuras ondulam como à beira-mar. Visto do alto, é tão vasto e profundo que se assemelha a um mar sem fim. No entanto, por estar cercado por terra, é, sem dúvida, um lago — e, do ponto de vista de sua formação, é um lago de origem marinha.
O Cáspio é rico em recursos naturais. Com abundantes recursos pesqueiros, é uma das principais zonas de pesca dos países costeiros. Em especial, o caviar do esturjão que vive no lago é mundialmente famoso. Além disso, grandes quantidades de petróleo e gás natural estão ali armazenadas. O Cáspio é amplamente utilizado como uma importante rota marítima pelos países ribeirinhos.
Os rios Volga, Ural, Kura, Emba, entre outros, deságuam no Cáspio, mas não há rios que escoem para fora dele. Dentre esses, o rio Volga representa 80% do volume de água que entra no lago.
Devido à crescente aridez do clima ao redor e à diminuição do volume de água do Volga, o nível do Cáspio vem baixando continuamente. Segundo dados observados, o nível do lago estava 25,9 metros abaixo do nível do mar em 1929 e, em 1986, caiu para 28 metros abaixo. Nesse período, a área do lago encolheu de 424.300 km² para 371.000 km².
Em agosto de 2023, as autoridades competentes do Irã informaram que o nível do Cáspio havia diminuído drasticamente, alterando significativamente a linha costeira norte. Disseram ainda que, entre março de 2022 e março de 2023, o nível baixou 26 cm, e que desde 1996 a redução acumulada foi de quase 2 metros.
O fato do maior lago do mundo estar com seu nível diminuindo e encolhendo constantemente devido às mudanças ambientais desperta séria preocupação da comunidade internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário