quarta-feira, 9 de abril de 2025

Presidente da Rússia rejeita tentativa da OTAN de expandir sua influência na região do Ártico

Recentemente, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou sua posição de não permitir a tentativa da OTAN de expandir sua influência na região do Ártico, durante seu discurso na sessão plenária do 6º Fórum Internacional do Ártico, “O Ártico: Território de Diálogo”, realizado no oblast de Murmansk.

O presidente afirmou que a Rússia é a maior potência da região ártica e tem defendido constantemente a cooperação justa no Ártico, incluindo a pesquisa científica, a proteção da biodiversidade, a resposta a emergências e o desenvolvimento econômico e industrial.

"Nos últimos anos, vários países ocidentais escolheram o caminho da confrontação, cortando relações econômicas com a Rússia e suspendendo os intercâmbios científicos, educacionais e culturais", disse ele, acrescentando que alguns políticos ocidentais pregam a importância da proteção ambiental aos seus cidadãos, mas na prática suas políticas são totalmente contraditórias.

Putin revelou que a tentativa dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia causa preocupação à Rússia e que o comportamento da OTAN, buscando expandir sua influência na região ártica, provoca medidas de resposta por parte da Rússia.

Ele enfatizou que a Rússia nunca ameaçou ninguém, mas está acompanhando de perto as mudanças na situação e reforçando a capacidade combativa de suas forças armadas, além de modernizar sua infraestrutura militar.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário