sábado, 12 de abril de 2025

Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado e o Desenvolvimento Espacial

12 de abril é o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.

Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, astronauta da antiga União Soviética, foi levado ao espaço exterior pela nave espacial Vostok. Durante o voo de 108 minutos, a nave orbitou a Terra e realizou uma reentrada bem-sucedida na atmosfera. Assim, a humanidade concretizou seu antigo sonho do voo espacial, e a ciência e tecnologia espaciais entraram em uma nova etapa de desenvolvimento.

A 65ª sessão da Assembleia Geral da ONU, realizada em 7 de abril de 2011, celebrou o 50º aniversário do voo espacial tripulado e adotou uma resolução para comemorar, a cada ano, o dia 12 de abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado.

Todos os anos, por ocasião da data, países realizam eventos como exposições fotográficas, simpósios e emissão de selos comemorativos.

Muitos países lançam satélites com diferentes finalidades, pois o espaço, que traz benefícios imensos para a humanidade, só pode ser desenvolvido e utilizado por meio de satélites e outras sondas espaciais.

Até o momento, foi registrado um notável progresso em diversos campos, como tecnologia de lançamento de satélites, desenvolvimento de satélites de novo tipo, voo espacial tripulado e exploração do espaço exterior.

Em conformidade com a tendência global de desenvolvimento espacial e o tratado internacional que define o uso pacífico do espaço exterior como um direito dos Estados soberanos, a RPDC impulsiona seu programa espacial em meio à atenção e expectativa de todo o país e do público.

O país lançou com sucesso, desde há muito tempo, satélites de teste e de aplicação fabricados inteiramente com seus próprios esforços, tecnologia e materiais, estabelecendo assim uma base confiável para a conquista do espaço.

Em 1º de abril de 2013, estabeleceu a Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial e adotou a lei sobre exploração espacial, proporcionando uma garantia para promover com mais vigor a conquista do espaço.

Além disso, fundou o Comitê Nacional Não Permanente de Ciência e Tecnologia Espacial e a Associação Espacial da Coreia, que reúne cientistas, técnicos, professores universitários e pesquisadores do setor de aplicação da tecnologia espacial, incentivando amplamente pesquisas acadêmicas e intercâmbios para promover o desenvolvimento e uso do espaço.

O simpósio nacional sobre ciência e tecnologia espaciais é realizado regularmente sob o patrocínio do Comitê Central da Federação Geral de Ciência e Tecnologia da Coreia, sendo apresentados valiosos trabalhos sobre desenvolvimento, controle, observação e tecnologia de comunicações de satélites artificiais da Terra, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia espaciais no país.

As conquistas obtidas no campo da ciência e tecnologia espaciais promovem ativamente o desenvolvimento econômico do país e são amplamente aplicadas a diversos setores culturais, incluindo ciência, educação e saúde pública.

Pak Chol

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário