segunda-feira, 26 de abril de 2021

Declaração oral de Im Chon Il, vice-ministro das Relações Exteriores encarregado das relações com a Rússia da República Popular Democrática da Coreia


Hoje é o dia significativo em que se celebra o 2º aniversário do histórico primeiro encontro e conversações entre o camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), e Sua Excelência Presidente Vladimir Vladimirovich Putin.

O camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, permanecendo de 24 a 26 de abril de 2019 em Vladivostok, bela cidade portuária da Federação Russa, realizou o histórico primeiro encontro e conversações com Sua Excelência Presidente Vladimir Vladimirovich Putin e estabeleceu excelentes relações de amizade pessoal com ele, assim como preparou um cimento que possibilita desenvolver e elevar ainda mais as relações de amizade RPDC-Rússia que têm longa história e tradição conforme à demanda da nova época.

No encontro de cúpula e conversações RPDC-Rússia se expressaram a posição e vontade de promover ainda mais o entendimento mútuo, confiança, amizade e cooperação e desenvolver mais solidamente as relações RPDC-Rússia aspiradas ao novo século e se puseram de acordo o rumo e medidas detalhadas por abrir a nova época próspera de desenvolvimento das relações RPDC-Rússia intensificando as visitas de alto nível e ativando as colaborações e intercâmbios em todos setores e as relações econômicas e comerciais de benefício mútuo.

Ademais, se discutiram seriamente os métodos para fomentar o intercâmbio de opiniões estratégicas e colaborações táticas no trajeto pelo asseguramento da paz e segurança na Península Coreana e na região.

Durante os dois anos transcorridos, embora tenham enfrentado muitas dificuldades e desafios devido à fluída situação internacional e à inesperada crise sanitária, ambas partes se comunicaram e colaboraram mutuamente em todos os setores incluindo política, economia e cultura em aras da materialização dos acordos logrados no encontro de cúpula e conversações RPDC-Rússia.

Os dois países, RPDC e Rússia, cooperaram estreitamente para eliminar a raiz da guerra e agudização da tensão e defender a paz e segurança na Península Coreana e na região do Nordeste Asiático e opor-se ao unilateralismo, arbitrariedades, interferência nos assuntos internos e padrão duplo e estabelecer uma justa ordem mundial no cenário internacional.

Hoje em dia, as relações RPDC-Rússia avançam incessantemente a uma fase de desenvolvimento mais alta conforme aos interesses dos povos dos dois países sem a menor vacilação ante qualquer tipo de desafios externos e dificuldades.

Desejamos que o povo russo, nosso vizinho amistoso, obtenha êxitos no trabalho para superar o quanto antes a crise mundial sanitária e alcance a meta de construir uma Rússia potente ao lograr um sustentado desenvolvimento sociopolítico e econômico.

Fortalecer e desenvolver em nova altura as estratégicas e tradicionais relações de amizade RPDC-Rússia conforme às demandas do novo século constitui a firme e invariável posição do Governo de nossa República.

No futuro também, as relações de amizade RPDC-Rússia se fortalecerão e se desenvolverão à uma fase mais alta sob profunda atenção dos Líderes de ambos países e conforme à aspiração e desejo dos povos dos dois países.

Pyongyang, 25 de abril de Juche 110 (2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário